quarta-feira, 30 de abril de 2008

Unhas Quebradiças



Por elas identifica-se alergias e deficiências alimentares

Mais do que sinônimo de vaidade, unhas bem cuidadas são sinais de saúde. Pelas unhas podemos saber se alguém tem problemas alimentares ou deficiência de algum nutriente no organismo.

Os problemas que podem ser facilmente detectados referem-se ao metabolismo, alergia, anemia ou deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais.
Mas não só estes fatores que podem fazer com que as unhas se quebrem com facilidade.
Quem se expõe ao sol com frequência, ou costuma fazer uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão as colocando em risco.

A utilização de esmaltes de qualidade duvidosa também pode ocasionar alguns tipos de problema nas unhas.
Apesar de não serem órgãos vitais, as unhas dizem muito mais do que podemos imaginar. Elas crescem um milímetro por semana e sua matéria-prima é a queratina. Como ocorre com a pele, as unhas dos dedos das mãos são um indicador do estado de saúde de uma pessoa.
veja abaixo os problemas mais comuns;

UNHAS FINAS E FRÁGEIS podem ser sinal de falta de ferro ou zinco no organismo, o que ocorre freqüentemente em pessoas que têm uma dieta vegetariana.

A PRESENÇA DE MANCHAS BRANCAS pode significar falta de selênio, encontrado nos peixes, frutos do mar e cereais.

AS UNHAS REDONDAS E CURVADAS podem revelar a falta de vitamina A

Soluções
O problema mais comum são as unhas quebradiças, e os principais responsáveis são a água e o abuso de esmalte. Massagear as unhas com azeite de oliva e comer ovos ajudam a fortalecê-las.

Dieta equilibrada
O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir todos os dias a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea.
O cálcio fortalece e dá consistência às unhas. Use e abuse do leite e de seus derivados, além de frutos do mar e peixes. O ferro é outro nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Você o encontra nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, e também nas frutas vermelhas e no fígado bovino.

Bibliografia: Editora Nova Cultural

Sem comentários: