quinta-feira, 11 de março de 2010

12 regras para frear o relógio biológico

O médico Michael Roizen, da Universidade de Chicago, defende uma série de medidas que retardam o envelhecimento.
Por Vivianne Santos

A fonte da juventude é procurada pelos humanos há séculos, porém, ninguém nunca pensou que ela estivesse tão perto. Muitos estudos foram e estão sendo feitos nesse sentido. Talvez o mais significativo passo tenha sido dado pelo médico Michael Roizen, um norte-americano de 57 anos, que há quatro escreveu um livro revolucionário, Idade Verdadeira, propondo que as pessoas têm duas idades, a que consta dos documentos de identidade e a idade biológica. Ele mostrou cientificamente o que muita gente já percebia de maneira empírica: pessoas de mesma idade têm aparência e saúde tão distintas que parecem muito mais jovens ou mais velhas.
Depois do sucesso do primeiro livro, Roizen criou o Instituto da Idade Verdadeira e, com a ajuda de uma dezena de especialistas, passou à fase prática de suas pesquisas. Ele está preparando um livro sobre como conservar a juventude atrasando o relógio biológico. No novo livro, o médico desenvolverá o que chama de “doze caminhos para diminuir sua idade biológica”. Com base num cálculo complexo, Michael Roizen chegou a um fator de redução da idade que lhe permite afirmar com alguma segurança quantos anos se pode ganhar de saúde biológica com cada providência em benefício da saúde. Ele escreveu, por exemplo, que duas caminhadas diárias de vinte minutos podem atrasar o processo de envelhecimento em cinco anos.
Dentre as regras defendidas por Roizen está a reeducação alimentar tradicional, que permite se comer um pouco de quase tudo. O segredo na escolha dos alimentos que freiam o envelhecimento é basicamente produtos ricos em fibras, nutrientes e com baixas calorias. São recomendadas, por exemplo, quatro porções de frutas diariamente, pois suas fibras, vitaminas e antioxidantes reduzem a idade em até 4 anos. Cinco porções, no mínimo, de hortaliças também entram no cardápio diário porque contêm vitaminas e minerais que garantem até seis anos a menos. Todas as manhãs, cereais e, cinco dias na semana, 300 gramas de nozes no jantar.
A importância da ingestão desses alimentos é a existência das fibras em sua composição. Segundo a nutricionista Gisele Perez, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares do Hospital Oswaldo Cruz, além do papel laxativo desempenhado pelas fibras, a importância que se dá a esses alimentos se concentra no fator de prevenção das enfermidades crônicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de cólon. Vários estudos e estatísticas têm demonstrado que o consumo de fibras solúveis, como a aveia, e insolúveis, como o farelo de trigo, tem acarretado uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue, contribuindo para a prevenção da arteriosclerose. É importante salientar que as frutas, os grãos e as leguminosas são importantes na alimentação, não só os alimentos ditos integrais, pois as frutas, por exemplo, possuem tipos de fibras que não são encontradas em outros alimentos, portanto é importante uma mistura de ingredientes na alimentação. Também é importante o consumo de 8 a 10 copos de líquidos por dia para o bom aproveitamento das fibras ingeridas.
Os alimentos que raramente devem ir à mesa são: carne vermelha e gorduras saturadas, pois, segundo Roizen, consumir grande quantidade desses produtos faz com que o tempo passe mais rápido. Ele diz que depois de 90 dias comendo certo a pessoa já se sente um ano mais jovem. Os exercícios físicos também estão incluídos na receita rejuvenescedora do médico, além de tomar vitaminas, parar de fumar, manter a pressão normal, reduzir o stress, manter a saúde bucal, usar o cinto de segurança, fazer check-ups periódicos, adotar um plano para toda a vida, rir muito e manter o cérebro ativo. A proposta de Roizen é mudar os hábitos de vida das pessoas adotando um método flexível e vitalício, proporcionando assim uma longa e saudável vida para os adeptos de suas regras.

Veja quais são as 12 regras para frear o relógio biológico

1. Tome vitaminas (rejuvenesce 6 anos): doses diárias de 1200 mg de C, 400 UI de E, 1000 mg de cálcio, 400 UI de D, 400 mg de ácido fólico e 6 mg de B6.

2. Pare de fumar (rejuvenesce 8 anos): e evite ser fumante passivo.

3. Mantenha a pressão normal (rejuvenesce 25 anos): uma pessoa com pressão sanguínea de 11,5 por 7,5 ganha 25 anos a mais de vida do que outra com pressão 16 por 9.

4. Reduza o stress (rejuvenesce 30 anos): é a estratégia mais recomendada e a mais difícil de ser seguida, pois não depende apenas da vontade.

5. Mantenha a saúde bucal (rejuvenesce 6,4 anos): escove os dentes e use sempre o fio dental.

6. Não pare (rejuvenesce 5 anos): duas caminhadas de 20 minutos por dia já ajudam.

7. Use o cinto de segurança (rejuvenesce 3,4 anos): use o cinto e dirija pelo menos 10 km/h abaixo do limite máximo permitido.

8. Coma fibras (rejuvenesce 2,5 anos): 25 gramas por dia, no mínimo.

9. Faça check-ups periódicos (rejuvenesce 12 anos): a maioria das doenças malignas é descoberta a tempo de ser tratada durante check-ups de rotina.

10. Adote um plano para toda a vida (rejuvenesce 26 anos): evite o efeito sanfona dos regimes e siga regras simples de dieta e saúde por toda a vida.

11. Ria muito (rejuvenesce 8 anos): boas risadas diárias reduzem o stress.

12. Não aposente o cérebro (rejuvenesce 2,5 anos): pessoas capazes de se manter intelectualmente ativas durante toda a vida são mais saudáveis.
Fonte: http://www.hebron.com.br/

Sem comentários: