sábado, 13 de março de 2010

Repolho

O repolho é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados nas cozinha em diversas aplicações. É uma planta bianual, herbácea, da família das Brassicaceae ou crucíferas, as folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas nas outras, formando o que é designado como uma “cabeça” compacta.

O repolho é usado cozinhado ou em saladas. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conversação de alimentos frescos. O chucrute, constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas.

O sumo da couve-roxa pode ser utilizado como indicador de pH, ficando vermelho em soluções ácidas e azul em soluções alcalinas.

A couve é ainda usada frequentemente como principal ingrediente em dietas de emagrecimento, como a dieta da sopa que é, contudo, criticada pelos nutricionistas por ser desequilibrada.

Propriedades medicinais: abstergente, antibiótico, anti-úlcera.

Indicações: abscessos, anemia, distúrbios intestinais, dores reumáticas, estimular o crescimento dos cabelos, feridas, fortalecer a parede do estômago contra os ataques ácidos, gota, hemorróidas, nevralgias, reumatismo, tuberculose, úlcera gástrica e duodenal.

Parte utilizada: cabeça (parte aérea).

Contra-indicações: o consumo do repolho, como alimento, não é indicado aos portadores de perturbações gastrointestinais agudas ou crônica. Neste caso toma-se o suco como medicamento, fora do horário das refeições.
Comido em excesso, dá origem a formação de gases intestinais.

Modo de usar:
- comer preferencialmente cru, picado bem fino, em saladas, com suco de limão; poderá também ser consumido refogado, em sopa, ou outro modo;
- suco de repolho fresco: 250 ml por dia, alivia a dor e cura úlceras gástricas e duodenais;
- suco de repolho aplicado em fricções no couro cabeludo, duas vezes ao dia: estimular o crescimento do cabelo;
- suco de repolho e aipo: distúrbios intestinais;
- água do repolho: enfermidades do estômago, úlceras internas, hemorróidas, alcoolismo. Tomar uma colher das de sopa de hora em hora;
- cataplasma. Tritura-se as folhas em um pilão ou outro meio: feridas, tumores, inflamações, hemorróidas, gota, reumatismo, etc.

Sem comentários: