segunda-feira, 16 de julho de 2007

A CASCA DO LIMÃO CONTÉM D-LIMONENO

Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais (OEs) cítricos, que são extraídos das cascas dos limões, tangerinas e laranjas, está no alto teor de monoterpenos que estes possuem.
Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos essenciais cítricos; motivo pelo qual penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células do corpo humano, com uma poderosa ação solvente de gorduras e toxinas.
Existe uma família de substâncias classificadas como monoterpenos, e o principal componente desta família, é o d-limoneno. O óleo extraído da casca da laranja chega a 90% de d-limoneno. Na casca do limão, dependendo da variedade são 65-70% de d-limoneno. O óleo da tangerina tem 70% e do grapefruit é super elevado: 95%.
Várias pesquisas revelaram que estes monoterpenos possuem propriedades anticancerígenas, solvente de cálculos e de entupimentos nas artérias.
Na casca do limão predominam os seguintes componentes desta família: d-Limoneno, Citral, Pinenos, Canfeno, Bergapteno, Terpinenos, Mirceno, Linalol, Geraniol e Citronelol.
O óleo essencial (OE) de limão possui, dentre os cítricos, uma composição mais complexa de monoterpenos, que faz com que, em alguns tipos de tratamento, ele tenha uma ação terapêutica superior que os OEs de laranja ou grapefruit.
Além de 65% de d-limoneno, o OE de limão também possui cerca de 10-20% de pinenos e, aproximadamente, 10% de gama-terpineno.
Pesquisas japonesas revelaram que o gama-terpineno apresenta uma poderosa ação antioxidante capaz de inibir a oxidação do LDL (mau colesterol), impedindo assim que este acabe causando a arteriosclerose ou levando a pessoa a um infarto.
O d-limoneno age, ainda, suprimindo a atividade da enzima hepática HMG-CoA redutase, um fator chave para a síntese do colesterol. Ele age também descongestionando o fígado, especialmente após a ingestão de grande quantidade de álcool e alimentos altamente gordurosos.
O fato é que, a ação sinérgica destes vários monoterpenos do OE de limão cria uma ação muito poderosa na desobstrução de vasos sanguíneos, prevenindo e tratando vários dos problemas cardiovasculares.
Sobre a ação psicológica dos OEs cítricos, cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Siena, Itália, estiveram estudando o efeito da inalação do OE de limão sobre o sistema nervoso de ratos. Eles puderam avaliar que o óleo age baixando o teor de corticosterona, significando maior capacidade de suportar a dor e redução dos estados de ansiedade.
De forma semelhante, estes efeitos foram notados por dentistas com o uso do OE de laranja em salas de espera de seus consultórios.
E mais, os OEs cítricos também estimulam a alegria e diminuem a depressão, portanto são anti-depressivos.

Sem comentários: