quarta-feira, 18 de julho de 2007

EU NÃO PODIA ME CALAR…

Consternada com a tragédia do O Airbus da TAM que ao perder o controle na pista, atravesssou a Avenida Washington Luís, que fica ao lado do aeroporto de congonhas em SP e se chocou com o prédio da Tam, pegando fogo e em seguida matando todos os passageiros e funcionários que faziam parte da tripulação. É sabido que as pistas do saturado aeroporto de Congonhas, que recebe cerca de 600 aviões por dia, havia passado por uma grande reforma. Assim como sabemos que as pitas do aeroporto de Congonhas tem graves falhas, agravadas com as chuvas, quando há a formação de poças de água que dificultam a aderência dos pneus nas manobras de aterrisagem.
E em pensar quantas vezes sai do Rio de Janeiro e peguei a Ponte Aéria para visitar minha família em São Paulo.
As preocupações com a aterrisagem sempre existiram por parte de mim, de todos os passageiros e moradores do Bairro de (Moema Zona Sul de São Paulo) pois a pista é muito pequena.
Quantas vezes levei solavancos e minha cabeça foi bater no banco da frente devido ao impacto violento na hora em que o piloto freiava a aeronave. A impressão que eu tinha era que o piloto precisava dar um cavalo de pau para poder parar, visto ser tão pequena a pista.
Eu estou indignada! Não entendo como um aeroporto que estava em obras e que vem a tempos sinalizando os problemas operacionais para decolagem e aterrisagem pode ser liberado para funcionamento sendo que a pista ainda não havia sido totalmente acabada, as ondulações as ranhuras da pista que fazem com que as rodas dos aviões possam aderir no solo principalmente em dias de chuva ainda não haviam sido feitas.
Que banalização da vida humana chegamos!
-Acho que acidentes desse tipo não deveriam ser o motivo paras as autoridades se mobilizarem a contar mortos….
Me pergunto porque as autoridades permitiram que esse aeroporto pudesse estar operando?
Há culpados, a quem culpar esse caos aério,o capitalismo?
Até quando as Cia Aérias vão continuar nessa ganância, vendendo a cada dia que passa mais e mais passagens, baratiando os preços, criando promoções e aumentando o número de usuários sabendo que nossos aeroportos não comportam esse grande número de vôos.
Outra pergunta que paira em minha mente é o porque as obras de segurança não tiveram prioridade no aeroporto de Congonhas? No final de 2006 e início de 2007 todas minhas idas e vindas passando por esse aeroporto eu fiquei impressionada como podiam investir tanto em conforto, cafés, estacionamentos, shopping de luxo e nada em Segurança?
Minha indignação aumenta ao saber que o dito aeroporto já continua operando.
Porque esse aeroporto não fica em funcionamento apenas para as aeronaves pequenas?
Onde estão nesse momento nossas autoridades que não mandam fechar esse aeroporto pelo menos até terminarem as obras e poderem oferecer um pouco mais de segurança?
Lamento! lamento a impossibilidade de poder gritar as nossas autoridades que não esperem outra tragédia acontecer para mandarem fechar esse aeroporto que já há muitos anos não comporta o grande número de decolagens e aterrizagens. Lembrando que esse aeroporto fica encravado em meio a prédios e casas do Bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo. Eu diria que essa foi apenas mais uma tragédia que fora já anunciada a muito tempo e nada, lamentavelmente nada foi feito pra impedir.

Sem comentários: