sexta-feira, 6 de julho de 2007

Cálcio - você consome a quantidade recomendada?

Muitas pessoas sabem como o cálcio é importante para o nosso organismo, mas será que todos estão consumindo diariamente a quantidade adequada?
A função primordial do cálcio é a formação de ossos e dentes, bem como sua manutenção. Outras funções importantes são: participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e também na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.
A ingestão inadequada deste mineral durante o período de crescimento pode resultar em deficiência no futuro. A perda de massa óssea começa por volta dos 50 anos em ambos os sexos, porém nas mulheres progride com maior rapidez.
Podemos destacar algumas doenças decorrentes da falta de cálcio no organismo:
Osteoporose: Esta doença é originada pela perda de massa óssea, podendo ocorrer fraturas.
Osteomalácia: Muito confundida com a osteoporose, nesta doença ocorre uma falha na mineralização da matriz óssea, causando também fraturas.
Raquitismo: É uma doença que provoca má formação dos ossos, durante o período de crescimento.
“Para ter ossos e dentes fortes
e evitar doenças como osteoporose, consuma sempre alimentos fontes deste importante mineral”
Para evitar estas doenças e para que o seu organismo exerça as funções da melhor maneira possível, é importante consumir todos os dias alimentos fontes de cálcio. São eles: leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve, etc.
A recomendação diária para adultos homens e mulheres é de 1.000mg. Para se ter uma idéia, veja um quadro com exemplos de alimentos ricos em cálcio que podem ser consumidos e que irão atingir a quantidade recomendada de cálcio por dia:

Alimento Quantidade de Cálcio
Leite desnatado (copo grande) 297,6 mg
Queijo minas fresco (1 fatia média) 205,5 mg
Iogurte (200ml) 240 mg
Espinafre cozido (4 colheres de sopa) 160,5 mg
Couve refogada (2 colheres de sopa) 164 mg
Total 1067,6 mg

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite desnatado.
Já outras substâncias podem aumentar a absorção do cálcio pelo organismo, como é o caso da lactose do leite. O leite é uma fonte riquíssima de cálcio, e este cálcio é muito bem absorvido devido à lactose (açúcar do leite), que contribui para sua maior absorção. A vitamina D também aumenta a absorção de cálcio, por isso procure consumir alimentos ricos em vitamina D juntamente com o cálcio. Fontes: óleo de fígado de peixes, peixes como atum, cação, arenque, além de manteiga, gema de ovo, entre outros.
Lembrando que a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Os raios solares colaboram com a produção desta vitamina no organismo humano, que por sua vez, ajuda a fixar o cálcio.
Para ter ossos e dentes fortes e evitar doenças como osteoporose, consuma sempre alimentos fontes deste importante mineral.

Sem comentários: