segunda-feira, 2 de julho de 2007

MEL

Mel


O mel é importante como alimento, para o equilíbrio do organismo, pois contém glicose e frutose que entram directamente na corrente sanguínea, tornando-o um produto energético. O mel pode ser utilizado como alimento, adoçante e como medicamento. Adicionar mel à sua alimentação diária vai enriquecer sua qualidade de vida, pois estimula e aumenta a resistência física; é levemente sedativo, auxiliando a combater insónias; é cicatrizante, anticéptico, digestivo e laxativo ajudando no tratamento de gastrites; expectorante combatendo a tosse, inclusivamente a dos fumadores. Para alem de tudo tem ainda um uso externo, acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves, além de hidratar a pele.

Como todos sabemos o mel é produzido palas abelhas, que retiram o néctar das flores e o transformam através de um processo quimico natural em mel. Como as flores são de diferentes cores e constituições, estas originam mel de diferentes sabores e tonalidades.

A cristalização do mel é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. O verdadeiro mel e com qualidade cristaliza, enquanto que o mel super aquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza.

Para uma melhor satisfação, o mel engorda menos do que o açúcar de cana: 1 colher de chá ou 5gde mel = 16,4kcal

Sem comentários: