| Fácil digestão...
No verão evite consumir alimentos e preparações que sejam de difícil digestão, que demorem muito tempo para serem digeridos, em geral são pratos muito elaborados, com muitos ingredientes, ricos em gordura. Exemplos: dobradinha, feijoada, massas com molhos encorpados, carne vermelha, queijos amarelos, amendoins, salgadinhos de pacote, frituras e sobremesas.
A salada é uma boa pedida para o verão e muitos são os que aderem a esta opção. Não caia na armadilha da salada e grelhado. |
|
| Não se esqueça que para ter uma refeição balanceada é preciso consumir carboidratos, proteínas e lipídeos. Além das folhas e legumes, acrescente nessa salada uma fonte de carboidrato (batata, mandioquinha, macarrão, croutons), proteína (atum, kani, frango desfiado, queijo branco, ricota) e azeite para temperar.
O peixe tem pouca gordura e o tipo de gordura predominante é do tipo insaturada, aquela “boa” para a saúde, além de ser fonte de proteína, sais minerais e vitaminas.
“Varie no preparo de folhas e legumes, consuma refogadas, cozidas ao vapor, cruas, ou adicione em preparações” | | Comer em menores quantidades e mais vezes ao dia também é o segredo para uma boa digestão, além de ser uma dica valiosa para quem deseja eliminar peso. |
Leves e refrescantes...
As folhas, legumes e frutas apresentam muita água em sua composição, por este motivo proporcionam aquela sensação de frescor e leveza. Contém fibras, que atuam no bom funcionamento intestinal, pouquíssimas calorias e são bem refrescantes. Varie no preparo de folhas e legumes, consuma refogadas, cozidas ao vapor, cruas, ou adicione em preparações.
Use e abuse das frutas da época: manga, melancia, maracujá, abacaxi, pêssego, ameixa, melão e outras típicas de sua região. Quando possível consuma com casca e bagaço.
Frios...
É comum nesta estação as pessoas escolherem sanduíches em vez de preparações quentes. Aí que os frios e embutidos entram em cena, mas muito cuidado na escolha e na quantidade a ser consumida. Seguem algumas boas opções: peito de peru, blaquet, queijo branco, ricota, queijo cottage.
Cereais...
Não se esqueça dos cereais! Experimente os integrais: torradas, arroz, macarrão, aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, são alimentos nutritivos e que devem estar presentes em sua cozinha. No café da manhã, no almoço e jantar coma sempre um alimento fonte de carboidrato. Este nutriente atua no sistema nervoso central e proporciona aquela energia que você precisa nos dias de calor, no qual muitas pessoas sentem mais cansaço, moleza, preguiça.
Ervas aromáticas...
Dão um sabor especial nos pratos, sem ter que recorrer a temperos prontos, que geralmente são calóricos, contém muito sódio, aditivos, etc. Prepare sua comida com temperos naturais: alho, cebola, tomate. Para saladas, aposte nos molhos à base de limão, iogurte, azeite.
Picolés de frutas, iogurte desnatado, gelatinas e flans...
São excelentes opções de sobremesas, tenha sempre na geladeira e na hora que surgir a vontade de comer um docinho, escolha uma delas.
Água, água de côco, sucos naturais, chá gelado...
Hidrate-se! Beba bastante líquido diariamente. No verão eliminamos muita água através do suor, da transpiração, e é preciso repor esta perda, por isso a todo momento beba água!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário