| Os órgãos que participam da digestão são: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas e fígado. Além da escolha dos melhores alimentos, o bom funcionamento desses órgãos é essencial para que você tenha uma boa digestão.
Abacaxi – o abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento intestinal. |
|
| Apesar de não conterem bromelina, outras frutas ácidas: como a laranja, também favorecem a digestão. Por isso, algumas pessoas depois do almoço ou jantar, tem o hábito de chupar uma laranja.
Chás – tomar um chazinho depois das refeições é sagrado para muitas pessoas, mas você sabe por que o chá ajuda na digestão? Alguns tipos como: o chá verde, boldo, hortelã, erva-doce, camomila e erva-cidreira são compostos por princípios ativos e óleos que aumentam o fluxo do suco gástrico e ajudam na digestão. Além disso, atuam na proteção das mucosas, pois são ricos em mucilagens.
Alimentos fonte de fibras – existem dois tipos de fibras: as solúveis (encontrada na aveia, cevada, e bagaço de frutas cítricas) e a fibras insolúveis (encontrada em cereais, na casca das frutas, leguminosas, hortaliças).
As fibras insolúveis atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal, evitando assim a prisão de ventre e outras doenças. As fibras solúveis agem no intestino delgado e estômago, fazem com que a digestão seja mais lenta, proporcionam uma melhora na digestão dos nutrientes, principalmente gorduras e açúcares.
“Além da escolha dos melhores alimentos, o bom funcionamento dos órgãos é essencial para que você tenha uma boa digestão” | | Refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. O fato de tornarem o processo digestivo mais lento, colabora também para que os nutrientes sejam melhor aproveitados. |
Azeite – baseado nas populações que historicamente só utilizam o azeite, cientistas verificaram que ele pode facilitar a digestão. Isso se deve ao fato do azeite ter uma boa digestibilidade, não provoca a sensação de “empachamento”. Além de servir como lubrificante nos intestinos, facilitando o seu funcionamento.
Fracionar as refeições - o fracionamento das refeições contribui para que você não fique muito tempo sem se alimentar, e acabe comendo em maior quantidade em uma só refeição. Um volume grande de alimento consumido em uma só refeição vai fazer com que a sua digestão seja prejudicada. Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que o estômago secrete substâncias ácidas para a digestão, e não encontrando o alimento, poderão ocorrer lesões na parede do estômago e causar as úlceras e gastrites.
Evite deitar após as refeições – a posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão.
Essas foram apenas algumas dicas de alimentos, bebidas e atitudes que podem favorecer a digestão. Mas para garantir o bom desempenho de todas as funções do seu organismo é essencial que tenha uma alimentação saudável, equilibrada e pratique atividades físicas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário