sexta-feira, 29 de agosto de 2008
O valor do sofrimento
Nascemos pedra bruta, embora já cheguemos a esse mundo carregando toda uma bagagem de características que nos fazem únicos.
E as dificuldades nos lapidam. Por vezes tanto e tanto que não compreendemos. Nos olhamos no espelho e nos perguntamos “por que eu?” Olhamos as crianças que sofrem e nos dizemos “que injustiça!” Olhamos à nossa volta, vemos pessoas rindo despreocupadas e nos sentimos ainda pior, como se a felicidade dos outros pudesse aumentar nossa dor.
Mas o sofrimento é uma condição do nosso aperfeiçoamento. Olhem as flores que são podadas cada ano!!! Elas choram também. Mas... em cada galho cortado um novo broto se forma. E como as flores são mais belas, viçosas, renovadas! Elas renascem a cada vez, enquanto a base fica cada vez mais forte e sólida.
E a vida nos poda com freqüência. Umas pessoas mais que outras. Os que aceitam as dores e fazem delas escudo tornam-se grandes, grandiosos mesmo. Os que se debatem tentando evitá-las são sufocados e morrem pequenininhos.
Grandes homens e mulheres têm geralmente atrás de si uma grande história de lutas e batalhas.
Não lamente porque a vida te trouxe sofrimentos, quer sejam físicos ou emocionais.
Aceite-os! E faça deles sua arma de luta. Diga-se que quando a tempestade tiver passado você vai poder olhar para o céu calmo e contar as estrelas que te olham de longe...e te admiram, com certeza!
Só percebemos o valor das coisas quando não temos mais ou quando arriscamos perdê-las. Quem nunca sentiu fome e sede realmente não sabe o valor real de um prato de comida ou de um copo de água. Esses são tesouros inestimáveis para quem carece deles,
Assim é a vida. Aprenda que os sofrimentos não vêm para te derrotar, mas para te tornar mais forte.
A felicidade, você merece como todo mundo, só que através das suas provações você vai ter uma visão diferente do que ela representa.
Abençoadas sejam as dores se, nos tornando humildes, nos engrandecem!
Abençoada seja a vida que, nos lapidando, faz de nós uma jóia inigualável e sem preço.
(Letícia Thompson)
Salada toscana
3 tomates em pedaços
1 pepino médio
1 cebola pequena cortada em fatias
20 azeitonas pretas
1 colher (sopa) de alcaparras
1 lata de atum em conserva
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
2. Numa tigelinha, junte o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta. Misture bem.
3. Num prato, disponha todos os ingredientes de maneira harmoniosa. Regue com o molho e sirva a seguir.
Crocante de Chocolate Branco Com Manga e Limão
- 80 g de farinha de trigo peneirada
- 50 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
- 50 g de açúcar
- 50 g de castanha de caju triturada
- 1 pitada sal
Para o Recheio
- 4 mangas grandes bem maduras descascadas e cortadas em cubos grandes
- suco de 1 limão
- 40 g de açúcar mascavo
- casca de 1 limão picadinha (somente a parte verde)
- 1 pitada de cravo em pó
- 120 ml de creme de leite fresco
- 180 g de chocolate branco picado
Modo de Preparo:
1º - Numa tigela e com a ponta dos dedos misture a farinha de trigo peneirada, a manteiga gelada cortada em cubinhos, o açúcar, a castanha de caju triturada e a pitada sal até formar uma farofa
grossa. Leve à geladeira e deixe gelar 1 hora.
2º - Numa frigideira anti-aderente e em fogo alto coloque os cubos das mangas grandes (descascadas) e regue com o suco do limão. Acrescente o açúcar mascavo, a casca do limão picadinha (somente a parte verde) e a pitada de cravo em pó. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo devagar e depois despeje numa fôrma
refratária. Reserve.
3º - Numa panela em fogo médio coloque 120 ml de creme de leite fresco e deixe ferver. Desligue o fogo e despeje o creme de leite sobre 180 g de chocolate branco picado, mexendo sem parar até o
chocolate derreter todo.
4º - Espalhe o creme de chocolate sobre as mangas (que estão no refratário) e espalhe por cima a farofa gelada (reservada acima). Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por 25 minutos. Sirva morno com sorvete de creme
Frango com Mostarda
1 dente de alho amassado
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de margarina light
½ xícara de vermute seco
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de alcaparra em conserva escorrida
2 colheres (sopa) de mostarda cremosa
½ xícara de creme de leite fresco
Para guarnecer
Ervilha torta, cebolinha e minicenouras refogadas em margarina light
Modo de Preparo:
Tempere os escalopes com o alho, sal e pimenta do reino e deixe descansar durante 2 horas no mínimo. Numa frigideira, aqueça a margarina em fogo alto. Frite os escalopes até ficarem levemente dourados. Tire do fogo e reserve. Misture o vermute à gordura que ficou na frigideira e raspe o fundo com uma colher de pau. Acrescente a cebolinha verde, ½ xícara de água, a alcaparra e a mostarda e misture bem. Junte os escalopes, misture novamente e deixe ferver. Tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe até que a carne fique macia. Acrescente o creme de leite, misture e aqueça sem ferver. Adicione sal e pimenta, se necessário. Coloque a carne nos pratos, guarneça com legumes refogados e sirva.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Ele está afim?
Uma dupla de norte americanos roteiristas do seriado Sex and the City resolveu dar uma ajudinha para as mulheres que viam-se diante de homens muito complexos (leia-se desinteressados) e publicou um livro que está dando o que falar: “Ele simplesmente não está afim de você”. Pelo título dá pra ter uma idéia do conteúdo abordado. O livro traz algumas dicas para as mulheres que não estão ‘entendendo o recado’ dado pelos homens quando não estão muito interessados nelas. Nós da redação fuçamos todas as vírgulas do livro e trazemos aqui alguns pontos que elegemos os mais recorrentes no dia a dia da mulherada.
O primeiro capítulo é curto e grosso: Ele simplesmente não está afim de você se não a convida para sair. A explicação é simples “porque se gosta de você, com certeza vai convidar”. Não adianta vir com a desculpa de que vai estragar a amizade, que talvez você o assuste, ou ele queira ir devagar. Para os autores do livro, a regra é clara: se é você que tem que convidá-lo, ele é que não está afim. “Consultamos 20 amigas nossas que mantém relacionamentos sérios. Em nenhum deles foi a mulher que teve a iniciativa de convidar o homem para sair. Um dos caras chegou a dizer que se a mulher dele tivesse feito isso teria perdido a graça”, conta a publicação.
Quem vive procurando desculpas esfarrapadas para ‘desculpar’ o fulano que não se dá ao trabalho de telefonar, o livro dá outras dicas preciosas: quando o homem está interessado, ele pode estar ocupadíssimo, mas vai ligar “100% dos homens entrevistados disseram que nunca estiveram ocupados demais para ligar para uma mulher de quem estivessem realmente afim”, relata o livro.
Outro dilema cruel é quando a mulher está saindo há algum tempo, e nada do cara assumir um relacionamento. Desculpas como ‘ele acabou se terminar com outra’, ou ‘ele viaja muito’, não são aceitas pela dupla de roteiristas que acredita que um homem que realmente quer ter aquela mulher ao seu lado, não vai querer perdê-la, deixando-a em ‘banho maria’. “tem um cara por aí que vai querer dizer para todo mundo que é seu namorado. Pare de marcar bobeira e vá ao encontro dele”, abrevia o autor.
E quando ele só a procura quando está de porre? “Se você está procurando um parceiro com quem quer dividir a sua vida, é melhor escolher alguém capaz de enfrentá-la de cabeça erguida, de posse de todas as suas faculdades”, adverte o livro.
E a mais freqüente das reclamações não poderia ficar de fora: o casamento. De acordo com os autores, se o homem não quer casar, dando desculpas de que ‘está muito apertado’ ou que ‘não está preparado’, sinal vermelho! “100% dos caras pesquisados disseram que não teriam problema nenhum em casar com uma mulher que fosse o amor da vida deles”. Viu só?
O livro também relata de maneira divertida as situações nas quais o parceiro simplesmente desaparece, sem dar sinal de vida, ou pede um tempo para ‘refletir’.
E aí, já deu para perceber se ele está, ou não, afim de você?
Emagrecimento
Inteligência Comportamental. Você já ouviu falar sobre ela? chamada de a inteligência do sucesso nada tem a ver com Q.I. (quociente de inteligência), nem está relacionada aos níveis intelectual ou social. “Na verdade, ela é mais comum que imaginamos. Muitas vezes deixamos de acreditar no que podemos fazer pois perdemos a confiança e nossa auto-estima esta baixa, sendo assim o conhecimento da inteligência comportamental com certeza, é capaz de ajudar as pessoas a terem mais poder para mudarem suas vidas de forma mais efetiva e realizarem ainda mais aquilo que desejam”. garante o neurocientista. Jô Furlan
De acordo com o profissional, existem maneiras de se utilizar a Inteligência Comportamental para estimular o emagrecimento. A meta é não desistir do objetivo.
Para Furlan, o mais importante é deixar claro o que você quer (quanto quer pesar) e estabelecer esta meta, verificando em quanto tempo ´será possível alcançá-la.
A motivação também é um fator importantíssimo para a dieta. Para que ela seja concreta, é necessário acreditar que irá atingir o objetivo esperado.
A tal da visualização, tão pregada nos manuais de auto ajuda, também é importante. Deve-se imaginar com o peso desejado e visualizar a si mesmo mais magro (a).
Você costuma assaltar a geladeira durante a noite? Não resiste a um pão com manteiga a tarde? Para saber o que sabota a sua dieta, faça a listinha de o que fez você falhar na última vez que tentou perder uns quilinhos.
O autor de livros ressalta que deve-se também verificar se se está comendo porque sente fome, com culpa ou por carência afetiva e nunca deixar a comida comandá-lo.
Torta de Brigadeiros
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite
- 450 ml de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
- 400 g de chocolate meio amargo picado
- 1 pacote de pão de fôrma sem casca
- chocolate granulado a gosto (para polvilhar)
Modo de Preparo:
2- Em banho-maria derreta o chocolate meio amargo picado e misture em 1 xícara (chá) do creme branco reservado.
3 - Numa fôrma retangular (35cm X 25cm), coloque um pouco do creme branco no fundo, depois faça uma camada com pão de fôrma sem casca, coloque outra camada de creme branco, outra camada de pão de fôrma sem casca e despeje o restante do creme branco.
Sobre este creme branco espalhe o creme misturado com chocolate e cubra a fôrma com papel alumínio.
4- Leve ao forno a 180 graus, pré-aquecido, em banho-maria, por 40 minutos.
5- Salpique chocolate granulado a gosto, deixe esfriar e leve para a geladeira por 4 horas. Corte e sirva.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Acupuntura
A acupuntura é a solução para muitos males e desconfortos. Ela se baseia na harmonização dos canais energéticos do nosso corpo e, para isso, usa técnicas e materiais simples, principalmente agulhas na estimulação de pontos na superfície da pele. Esses pontos têm uma importante relação com o sistema nervoso central em termos de medicina moderna, principalmente a neurociência, mas o mais interessante é que atua no sistema nervoso central.
De acordo com a Associação Médica Brasileira de Acupuntura, já são mais de 3 mil médicos e especialistas em atividade no Brasil.
A acupuntura veio de longe, nasceu na China há mais de dois mil anos antes de Cristo. Para se ter noção da importância histórica dela, o primeiro livro de medicina de que se tem notícia no mundo é chinês e explica os princípios da acupuntura.
O curioso é que não foi pelas mãos dos chineses, mas sim dos japoneses que esses conhecimentos chegaram até nós e nem faz tanto tempo assim: foi no começo do século passado.
A acupuntura atravessou o mundo junto com os japoneses e muitas famílias de imigrantes resistiram à falta de atendimento médico convencional no interior do Brasil.
No entanto, foi só em 1995 que a acupuntura finalmente foi reconhecida como especialidade médica no Brasil. “A maioria das pessoas que procuram o serviço de acupuntura são pacientes com quadro doloroso, principalmente com dor na coluna, hérnia de disco, tendinites e fibromialgia”, disse o médico acupunturista Antonio Ferreira da Silva.
A acupuntura se popularizou tanto que, em algumas cidades do país, ela já é oferecida pela rede pública.
Crocante de Chocolate Branco Com Manga e
- 80 g de farinha de trigo peneirada
- 50 g de manteiga gelada cortada em cubinhos
- 50 g de açúcar
- 50 g de castanha de caju triturada
- 1 pitada sal
Para o Recheio
- 4 mangas grandes bem maduras descascadas e cortadas em cubos grandes
- suco de 1 limão
- 40 g de açúcar mascavo
- casca de 1 limão picadinha (somente a parte verde)
- 1 pitada de cravo em pó
- 120 ml de creme de leite fresco
- 180 g de chocolate branco picado
Modo de Preparo:
1º - Numa tigela e com a ponta dos dedos misture a farinha de trigo peneirada, a manteiga gelada cortada em cubinhos, o açúcar, a castanha de caju triturada e a pitada sal até formar uma farofa
grossa. Leve à geladeira e deixe gelar 1 hora.
2º - Numa frigideira anti-aderente e em fogo alto coloque os cubos das mangas grandes (descascadas) e regue com o suco do limão. Acrescente o açúcar mascavo, a casca do limão picadinha (somente a parte verde) e a pitada de cravo em pó. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo devagar e depois despeje numa fôrma
refratária. Reserve.
3º - Numa panela em fogo médio coloque 120 ml de creme de leite fresco e deixe ferver. Desligue o fogo e despeje o creme de leite sobre 180 g de chocolate branco picado, mexendo sem parar até o
chocolate derreter todo.
4º - Espalhe o creme de chocolate sobre as mangas (que estão no refratário) e espalhe por cima a farofa gelada (reservada acima). Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por 25 minutos. Sirva morno com sorvete de creme
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Memória
Anda esquecendo os compromissos? Não consegue se lembrar do que fez durante a semana? Vive cercado de post its e alertas no celular para lembrar de tomar os remédios? Pois bem: esse pode ser um sinal de que o estresse e a ansiedade te pegaram de jeito! Segundo a neurologista Belina Nunes, autora do livro "Memória, Funcionamento, Perturbações e Treino", o stress, a privação de sono são, agora, os principais responsáveis pela diminuição da memória em pessoas entre os 30 e os 40 anos.
Apesar dos problemas da memória serem associados ao envelhecimento e às demências, a depressão, a ansiedade e as perturbações da atenção são as suas causas mais comuns na população. Quem está acostumado a fazer várias coisas ao mesmo tempo, pensar no que vai fazer enquanto está executando uma tarefa, agir mecanicamente, sem controlar o turbilhão de pensamentos, está fadado a sofrer com problemas de memória. Para Belina, é importante estarmos atentos ao ritmo do nosso organismo, fazer pausas no trabalho, ter horários regulares e dormir mais. "A memorização de informação necessita de atenção, de tempo, de pausas, fatos muitas vezes descurados em trabalhos desgastantes que exigem diversas solicitações em simultâneo", explica.
Segundo os especialistas, a memória é resultado de um processo, no qual existem três etapas básicas. Primeiro é captada a informação, depois ela é armazenada e por último é preciso resgatar aquilo que foi armazenado. Um problema em qualquer destes estágios pode afetar a memória. Quem tem distúrbios emocionais, tais como depressão e ansiedade, a memória é prejudicada logo em seu primeiro estágio, já que a pessoa não consegue fixar sua atenção em nada e a captação de informações acaba se prejudicando.
"Em termos de aperfeiçoamento do funcionamento da memória devemos cuidá-la ao longo de toda a vida e não apenas quando percebemos que está falha. A nossa memória representa um arquivo único e irrepetível, o qual devemos rever, organizar, catalogar, para mantermos sempre a noção de identidade própria", relata Belina, acrescentando que "devemos cultivar memórias agradáveis, mantermo-nos ligados a atividades de lazer, aprender a gerir a ansiedade e o stress crônicos, evitar e tratar a depressão, ter hábitos de vida saudáveis e não depender em demasia de ajudas externas de memória, pois para a memória aplica-se o mesmo que para qualquer função do nosso corpo, isto é, o que não se usa perde-se".
Pizza de Mortadela
Massa
- 1 Kg de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 50 ml de óleo
- 30 g de fermento
- 1 ovo
- 500 ml de água (temperatura ambiente)
Modo de Preparo:
Massa (modo de preparo):
Acrescentar todos os ingredientes na farinha até dar o ponto de massa. Deixe descansar por 1 hora, passado esse tempo dividir a massa em cinco bolinhas iguais para os discos.
Recheio
- 400 g de mortadela
- 150 g de catupiry salpicado
- 1 dúzia de azeitonas
- molho de tomate (polpa batida com sal e orégano)
- 100 g de alho frito torrado
Leve ao forno alto por 20 min.
Rendimento da massa: 5 discos de pizza
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Não estás deprimido, estás distraído...
…Distraído em relação à vida que te peenche,
Distraído em relação à vida que te rodeia,
Golfinhos, bosques, mares, montahas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco mil e seiscentos milhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me… o que é fundamental para viver.
Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maesria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.
Não estás deprimido, estás distraído. Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma.
Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas… alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude. Do útero ao túmulo,
vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições.
Não perdeste coisa alguma: Aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção. E não esqueças,
que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
Não existe a morte... Apenas a mudança. E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, São Agostinho,
Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural. Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te : "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa,
os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo,
os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin,
Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo,
entre tantas maravilhas.
E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas: se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)... Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia do teu filho. Ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.
O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso. Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?.
Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti!
Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele prometeu
força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho.
“Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir”
(Facundo Cabral)
Especialista lista as chaves do sucesso no ambiente de trabalho
Para Bud, as pessoas bem sucedidas têm cinco traços em comum.
- auto-confiantes.
- têm impacto pessoal positivo
- são versáteis e artísticas.
- são excelentes comunicadores.
- tem competentes relacionamentos interpessoais
Traduzimos alguns pontos abordados no livro, para que você possa colocar estas dicas em prática:
Tornar-se auto-confiante
Seja um otimista, olhe para o lado bom das coisas, não deixe que os problemas se tornem obstáculos. Veja quais são os seus temores e enfrente-os. Reconheça os seus receios. Tenha uma postura positiva com as pessoas. Elenque alguém que você admira para se espelhar e pegar algumas dicas.
Criando impacto pessoal positivo
Crie e promova constantemente a sua marca pessoal. Descubra o que o diferencia todos os outros. Capitale em sua singularidade e permaneça nela. Esteja sempre vestido para o sucesso. Obsrevre as pessoas bem sucedidas da sua empresa. Verifique se sua roupa está adequada, limpa e em bom estado. E preste atenção nos sapatos, sempre!
Compreenda e pratique as regras básicas de etiqueta. Boas maneiras nunca saem de moda. Faça o que você pode fazer para que as pessoas ao seu redor sintam-se confortáveis. Use duas simples, mas poderosa palavras - Por favor e obrigado.
Torne-se um notável
Leia, freqüente seminários e workshops. Defina e alcance metas específicas, mensuráveis, realizáveis e objetivas. Escreva suas metas. Reveja-as com frequência. Compartilhe com seus amigos. Tome pelo menos um passo positivo rumo a uma meta a cada dia. Saiba que coisas triviais não merecem muita atenção.
Faça o que é importante, não urgente.
Torne-se um excelente comunicador
Desenvolva as competências em suas conversas. Saiba o nome das pessoas e ouça-as. Desenvolva a sua escrita. Escreva como você fala. Use palavras e frases curtas e pequenas. Desenvolva suas habilidades e analise seu público antes de uma apresentação.
Organize suas informações para o impacto.
Como ter excelentes relacionamentos interpessoais.
Entenda-se. Pense sobre o que é importante para você e por quê. Use esse conhecimento para entender melhor outros.
Seja honesto. Construa fortes laços e relações onde hajam trocas. Seja cortês. Assuma responsabilidades para si próprio Responda adequadamente. Respeite os outros como seres humanos.
Resolva conflitos de forma positiva. Analise sobre onde você concordar com uma pessoa com quem você está em conflito. Construa uma solução que satisfaça ambos das suas necessidades.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Sua mente comanda seu corpo
O fato é que ele capta a intensidade de sua preocupação e emoção: ele entende que você está em perigo e necessita de uma ação rápida, assim, ele mobiliza uma série de glândulas que produzirão hormônios e adrenalina, que serão jogados em seu sangue. Então você estará preparado para uma verdadeira batalha, para enfrentar o inimigo em potencial ou sair correndo. Essa é a reação orgânica de enfrentamento, porém como o que você está pensando está só em sua cabeça, é pura fantasia e não está acontecendo realmente. Toda a energia gerada para preparar seu corpo para alguma ação será uma energia perdida, pois não será usada em uma situação ou ação real.
O corpo gerou uma energia que vai gerar um estresse para o organismo e a energia residual da somatória destas situações se localizará em algum órgão de choque, e você terá, se continuar com este processo, um problema psicossomático.
(Lourdes Possato)
Torta de Banana
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 150 g de margarina derretida
- 3 kg e meio de banana nanica (dágua) cortada em fatias
- 150 g de chocolate meio amargo cortados em pedaçinhos
Modo de Preparo:
1º - Numa batedeira bata os ovos até eles dobrarem de volume (+/-5 minutos). Reserve
2º - Numa tigela misture a farinha de trigo com o açúcar, a canela em pó e o fermento em pó até ficar bem misturado. Reserve
3º - Unte uma assadeira retangular (com 40 cm X 27 cm) com margarina e depois forre o fundo com metade das fatias de bananas e regue metade da margarina derretida. Com as mãos polvilhe a metade da farinha misturada (reservada acima) e cubra com metade dos ovos batidos na batedeira. Repita novamente as camadas na mesma ordem e termine com uma camada de ovos batidos.
4º - Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por 35 a 40 minutos.
5º - Retire imediatamente do forno e incruste aleatoriamente o chocolate meio amargo. Sirvaimediatamente regado com calda de chocolate.
Maquiagem
A maquiagem é uma das principais ferramentas que temos para ajudar a ressaltar a beleza de cada um. Maquiagens mais específicas, para festas e eventos especiais podem ser realizadas por um profissional mas, alguns pequenos truques podem ajudar na hora de realizar uma maquiagem para o dia a dia.
1- Correção das áreas escuras
O corretivo é a principal ferramenta para corrigir áreas escuras da pele. Normalmente estas áreas se encontram abaixo dos olhos e ao redor da boca e do nariz. Para identificar estas áreas faça o seguinte: de frente para o espelho, com o cabelo preso, abaixe um pouco a cabeça e olhe diretamente no espelho. Nesta posição é mais fácil ver onde temos áreas escuras.
Assim que verificar as áreas onde o corretivo é necessário, aplicá-lo com um pincel ou com uma esponja de maquiagem. Não coloque corretivo onde não houver necessidade (ao menos que esteja criando algum efeito especial). Se tiver alguma alteração de cor, pode cobri-la aplicando o corretivo exatamente em cima desta alteração. Os corretivos em forma de bastão fazem uma melhor cobertura. O corretivo deve ser dois tons mais claros que a base. Se tiver manchas rosadas e avermelhadas, tente usar um corretivo verde. O verde neutraliza estas cores, cobrindo melhor as lesões. Não utilize o corretivo verde nas áreas que não necessitam de cobertura, pois isso criará mais sombras.
2- Utilização da base
Quando se trata da base, o melhor é utilizar uma consistência suave. As consistências densas enfatizam as rugas ou linhas de expressão.
3- Acrescente brilho aos seus olhos
Utilize uma sombra de base. Normalmente as mais comuns são as sombras de tonalidade rosa pálido ou branco translúcido. O importante é que esta sombra seja quase transparente. Sua função é adicionar brilho e realçar os olhos. Quando você não tiver tempo de passar o contorno labial, o rímel e o blush, estas sombras ajudarão bastante a quebrar o galho e te deixar bonita com um simples toque.
4 – Para aumentar os olhos
Você não precisa realizar uma cirurgia para aumentar o tamanho dos seus olhos. Isto é possível acrescentando mais rímel e diminuindo a quantidade de delineador. O rímel deve ser aplicado em maior quantidade na base dos cílios, pois assim as pálpebras parecem maiores. Sempre que puder, utilize um “curvex” nos cílios antes de pintá-los. Isto também ajuda a aumentar as pálpebras.
5- Faça a sobrancelha
As sobrancelhas são responsáveis pela definição da expressão da face. Sobrancelhas bem definidas, com a curvatura correta, realçam seus olhos e melhoram sua expressão. Sobrancelhas bem nítidas, bem feitas são indispensáveis para conseguir uma correta maquiagem. Usualmente, dependendo do formato e da quantidade de pêlos, as sobrancelhas não necessitam de nenhuma maquiagem, apenas precisam se penteadas para deixar os pêlos no lugar. Se você desejar passar alguma cor nas sobrancelhas, pense bem. Geralmente a maquiagem pesada da sobrancelha acaba deixando a pessoa com um ar mais envelhecido.
6- Uso dos pós
Os pós soltos ou compactos são ideais para o verão porque ajudam a absorver o excesso de oleosidade da pele. Porém, é importante ter cuidado. Não use mais do que o necessário porque ele tende a acumular nas linhas de expressão e nas rugas.
Estas são apenas algumas dicas básicas. A área de maquiagem é realmente fantástica, que encanta cada vez mais homens e mulheres no mundo todo e está inserida no mercado da beleza e cosméticos, um mercado em constante ascensão e cheio de oportunidades profissionais. Pensando nisso, a Universidade Anhembi Morumbi lançará em 2009 o primeiro curso de Graduação em Maquiagem Profissional, um curso totalmente diferenciado e sofisticado, que segue os padrões internacionais de sucesso na área, formando um profissional pronto para entrar neste promissor mercado.
Os profissionais estarão aptos a realizar auto-maquiagem, maquiagens personalizadas e apropriadas para qualquer ocasião, como festas e eventos, além de maquiagens artísticas e especiais para esportes, mídia, moda e entretenimento. O profissional terá acesso às mais incríveis técnicas de caracterização para TV, teatro e cinema, realizará bodypainting e trabalhará com airbrush, uma técnica que está inovando o mundo da maquiagem.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Dieta Anticâncer
Estudo comprova que alimentos podem prevenir e vencer a doença
"Todos nós temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas nosso corpo é também equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las". Esta frase inicia o livro do neuropsiquiatra David Servan Schreiber, que conseguiu superar um cãncer e resolveu compartilhar sua experiência pessoal e seu conhecimento em um livro que já é sucesso em 26 países.
Em "Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais", o médico relata o episódio e como foi descobrir um tumor em seu próprio cérebro enquanto fazia pesquisas.
Servan-Schreiber considera necessários os tratamentos convencionais contra o câncer (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), mas alerta sobre o poder das defesas naturais de nosso corpo para combater e evitar a doença. Entre os fatores enumerados em seu livro, ele considera a alimentação um dos maiores trunfos. "as células cancerosas desenvolvem resistências aos tratamentos químicos. Já nos alimentos, há múltiplas moléculas fitoquímicas que atuam sobre diferentes mecanismos e reduzem a progressão da doença.Isso pode ter um efeito considerável".
O médico afirma que toda a literatura científica nos leva a concluir que uma pessoa que quer evitar o cãncer deve limitar seriamente sua ingestão de açúcar e de farinhas brancas. E abolir os alimentos industriais e gorduras hidrogenadas. Mas um dos dados mais alarmantes relatados por David é que todos os países estabelecem uma relação direta entre a frequência dos Cânceres e o consumo de carne, frios e laticínios. Inversamente, quanto mais a alimentação de um país é rica em legumes e leguminosas, menos os cânceres são frequentes.
Mas se certos alimentos de nossa dieta podem servir de adubo para os tumores, outros, ao contrário, guardam preciosas moléculas anticâncer. "O chá verde, por exemplo, é uma das moléculas nutricionais mais poderosas contra os mecanismos necessários à invasão dos tecidos e à formação de novos vasos pelas células cancerosas", explica David em seu livro. Os benefícios do chá verde não param por aí: "ele age também para desintoxicar o organismo, ativa os mecanismos do fígado que permitem eliminar mais rapidamente as toxinas cancerígenas do organismo.
Outro exemplo citado pelo estudioso é o cúrcuma, que seria um poderoso antiinflamatório. "Em laboratório, ela inibe o crescimento de um número muito grande de cânceres e força as células cancerosas a morrer", descreve.
Para a felicidade e alívio de todos, a lista dos alimentos cujas moléculas agem contra o câncer é bem mais longa do que se imagina. Todos os dias em cada refeição, podemos escolher os alimentos que, juntos, irão desintoxicar nosso organismo, aumentar a potência do nosso sistema imunológico e bloquear o desenvolvimento de novos vasos necessários ao crescimento de tumores.
O Prato anticâncer
Chá verde: rico em polifenóis, reduz o crescimento de novos vasos necessários ao crescimento dos tumores e metástases. Antioxidante, desintoxicador e facilitador da morte das células cancerosas.
Cúrcuma: antinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje. Reduz a progressão de tumores.
Gengibre: Antiinflamatório, antioxidante. Contribui para reduzir a formação de novos vasos sanguíneos
Legumes crucíferos: As couves são poderosas moléculas anticâncer. Age favorecendo o suicídio das células cancerosas.
Alho, cebola, alho poró, cebolinha, cebolinha francesa: înduzem o suicídio das células do câncer de cólon, mama, pulmão , próstata e leucemia.E controlam a taxa de açúcar do sangue.
Tomate: O licopeno do tomate está associado a um aumento da sobrevida ao cãncer de próstata nos homens que fazem pelo menos duas refeições por semana com molho de tomate.
Soja: As isoflavonas da soja bloqueiam a estimulação das células cancerosas pelos hormônios sexuais.
Cogumelos: eles estimulam a multiplicação e a atividade das células imunológicas.
Ervas: o alecrim, tomilho, orégano e manjericão sreduzem a proliferação das células cancerosas.
Frutas vermelhas: Elas estimulam os mecanismos de eliminação dos cancerígenos e inibem a angiogênese
Cítricos: Laranja, tangerina, limão ou pomelo, estimulam a intoxicação dos cancerígenos pelo fígado,
Além deles, o vinho tinto, a vitamina D, os ômega 3 (encontrados em peixes), o chocolate amargo, probióticos e alimentos ricos em selênio.
O que inibe as células imunológicas
Dieta ocidental tradicional
Emoções reprimidas
Depressão e amargura
Isolamento social
Negação da verdadeira identidade
Sedentarismo
O que encoraja as células imunológicas
Dieta mediterrânea, cozinha indiana, cozinha asiática
emoções expressas
aceitação e serenidade
apoio dos amigos e da família
aceitação de si
atividade física regular
Bibliografia: Anticâncer - Previnir e Vencer Usando Nossas Defesas Humanas - David Servan-Schreiber
Editora: Fontanar
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Sou a miss imperfeita, muito prazer....
UMA IMPERFEITA QUE FAZ TUDO O QUE PRECISA FAZER, COMO BOA PROFISSIONAL, MÃE E MULHER QUE TAMBÉM SOU: TRABALHO TODOS OS DIAS, GANHO MINHA GRANA, VOU AO SUPERMERCADO, DECIDO O CARDÁPIO, LEVO E TRAGO FILHOS DO COLÉGIO, ALMOÇO COM ELES, ESTUDO COM ELES, TELEFONO PARA MINHA MÃE TODAS AS NOITES, PROCURO AS AMIGAS, VIAJO, VOU AO CINEMA, PAGO MINHAS CONTAS, VOU AO DENTISTA, MAMOGRAFIA, CAMINHO MEIA HORA DIARIAMENTE, FAÇO REUNIÕES LIGADOS À MINHA PROFISSÃO E AINDA FAÇO ESCOVA TODA SEMANA - E AS UNHAS! E, ENTRE UMA COISA E OUTRA, LEIO LIVROS.
PORTANTO, SOU OCUPADA, MAS POR MAIS DISCIPLINADA QUE EU SEJA, APRENDI DUAS COISINHAS QUE OPERAM MILAGRES. PRIMEIRO: A DIZER NÃO. SEGUNDO: A NÃO SENTIR UM PINGO DE CULPA POR DIZER NÃO. CULPA POR NADA, ALIÁS.
CULPA ZERO.
QUANDO VOCÊ NASCEU, NENHUM PROFETA ENTROU NA MATERNIDADE E LHE APONTOU O DEDO DIZENDO QUE VOCÊ SERIA MODELO!
SEU PAI E SUA MÃE, ACREDITE, NÃO TIVERAM ESSA EXPECTATIVA: TUDO O QUE DESEJARAM É QUE VOCÊ NÃO CHORASSE MUITO E MAMASSE DIREITINHO.
VOCÊ É HUMILDEMENTE, UMA MULHER.
E, SE NÃO APRENDER A DELEGAR, A PRIORIZAR E A SE DIVERTIR, BYE-BYE VIDA INTERESSANTE. PORQUE VIDA INTERESSANTE NÃO É TER A AGENDA LOTADA, NÃO É TOPAR QUALQUER PROJETO POR DINHEIRO, NÃO É ATENDER A TODOS...
É TER TEMPO. TEMPO PARA FAZER NADA. TEMPO PARA FAZER TUDO. TEMPO PARA DANÇAR SOZINHA NA SALA.
TEMPO PARA SUMIR DOIS DIAS COM SEU AMOR.
TEMPO PARA UMA MASSAGEM. TEMPO PARA VER A NOVELA.
PARA PROCURAR UM ABAJUR NOVO PARA SEU QUARTO.
TEMPO PARA VOLTAR A ESTUDAR.
PARA ENGRAVIDAR.
TEMPO, PRINCIPALMENTE, PARA DESCOBRIR QUE VOCÊ PODE SER PROFISSIONAL SEM DEIXAR DE EXISTIR. EXISTIR, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA? DESTINA-SE A TER O TEMPO A FAVOR, E NÃO CONTRA.
PORTANTO, NÃO QUERIA SAIR POR AI BATENDO RECORDS...
PENSE NISSO!
(Texto de Martha Medeiros)
Yakissoba da Mari Hirat
(OBS: se não encontrar, utilize o macarrão já cozido (150 g por pessoa) ou o macarrão seco (60g por pessoa)
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
MOLHO
- 2 colheres (sopa) de óleo canola
- Meia cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 fatia de gengibre picado
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de molho de ostras
- 1 colher (sopa) de ketchup
Para a montagem do yakissoba
- 1 colher (sopa) de banha de porco (ou óleo vegetal)
- 200 g de repolho cortado em tiras bem fininhas
- Meia xícara (chá) de cebolinha verde picada bem fino
- 100 g de shiitake fresco cortado em tiras
- 50 g de nirá
- Meio pimentão vermelho cortado em tiras
- 200 g de carne de porco cortada em tiras finas
- sal, pimenta-do-reino moído a gosto
Modo de Preparo:
1º- Numa panela água fervente cozinhe as porções de macarrão chinês fresco (120 g por pessoa) al dente. Rapidamente retire-o da água fervente e resfrie-o em água com gelo (que impede o macarrão de fique mole). Misture o macarrão cozido e resfriado com o óleo de gergelim (OBS: ele perfuma e evita que o macarrão grude). Reserve.
Molho
2º - Numa panela (de preferência Wok) coloque o óleo canola e frite atá ficar quase caramelizado, mas não queimado. Junte o alho picado e a fatia de gengibre picado, mexa e deixe dourar o suficiente para soltar os aromas. Acrescente o molho inglês, o molho de soja, o molho de ostras e o ketchup e dê uma leve fervida para misturar bem os ingredientes. Deixe esfriar e passe por uma peneira. Reserve.
OBS: Esse molho pode ser feito em grande quantidade, e isso melhora o gosto. Pode ser conservado na geladeira por 1 mês. Se preferir o molho mais doce, adicione 1 colher (sopa) de açúcar ou mirim(= sake doce).
Para a Montagem do Yakissoba
3º - Numa panela em fogo médio coloque a banha de porco (ou óleo vegetal) e logo que esquentar coloque o repolho cortado em tiras bem fininhas. Quando o repolho começar a murchar, retire e e
coloque o resto da banha. Junte a massa cozida e salteie-a bem (sem deixar grudar) até ela ficar levemente tostada.
4º - Incorpore a cebolinha verde picada bem fino, o shiitake fresco cortado em tiras, o nirá e o pimentão vermelho cortado em tiras e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
5º - Separadamente salteie a carne de porco cortada em tiras finas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
6º - Misture a massa com as verduras, a carne e o molho.
Obs.: O Yakissoba não deve ficar tão molhado ou ensopado de molho. Se você achar que ficou seco demais, junte um pouco de água quente (ir pingando). Lembre-se que o macarrão não deve
ficar mole.
Você pode incorporar legumes a gosto como: broto de bambu ou de feijão e frutos do mar mas tudo deve ser salteado separadamente para evitar que solte o líquido.E no final misture tudo com o
molho.
Sirva com pó de alga, nori verde (aonori) e gengibre vermelho em conserva, para acompanhar (benishyoga).
Diksha
Ausência de medos e culpas, sensação de alegria, paz tomando um espaço interno até chegar a uma permanente felicidade.... essa é a promessa do Deeksha (ou diksha, como é conhecido por aqui).
O movimento, que foi criado na Índia por Sri Amma e Sri Bhagavan para ajudar a elevar o nível de consciência dos seres humanos, vem se expandindo por todo planeta com objetivo de fazer com que a Diksha chegue a toda humanidade. O intuito é que encontremos coletivamente nossa verdadeira natureza de amor e consciência de luz.
“A primeira vez que eu recebi o Diksha, sai dali como se estivesse embriagada de amor”, conta a estudante de engenharia Mariana Soares. “Cheguei angustiada, e saí com uma sensação de bem estar e paz, vendo que os problemas eram bem menores do que pareciam”, conta. E Mariana não é a única a ter sentido os benefícios do Diksha. Quem recebe esta energia, relata que começa a se sentir em harmonia com seu corpo e a viver de maneira mais leve.
O processo de doação de energia funciona da seguinte forma: o doador coloca as mãos sobre a cabeça da pessoa que irá receber o Diksha, e ‘deposita’ aquela energia. Toda a doação acontece de maneira sutil, mas os mais sensíveis começam a sentir uma sensação de bem estar invadindo o corpo imediatamente. Isso porque a Diksha vai gradativamente desativando a região dos lóbulos parentais posteriores, e ativando os lóbulos frontais, responsáveis, entre outras funções, pela produção de hormônios como, por exemplo, a oxitocina, a dopamina e outros que são os hormônios da compaixão, do prazer e da alegria. Atualmente, os lóbulos frontais estão pouco ativos no ser humano.
Segundo representantes do movimento no Brasil, a Diksha é experimentada de forma muito particular e cada pessoa vive o seu próprio processo. “Como se sabe, é no cérebro que ocorre a mudança para se atingir o pleno desenvolvimento de potencialidades humanas”, explicam.
Qualquer um pode receber esta doação de energia, já que ela não está vinculada a nenhuma doutrina, ou religião. Mas para ser um doador de Diksha, deve-se estar preparado. E é na Índia que iniciou-se todo o processo. Em 1984, um professor e sua mulher fundaram uma escola com aulas de filosofia e metafísica, orações e meditação. Certo Krishna, um aluno com 11 anos, sentiu algo diferente, e perguntou ao seu pai, o diretor do colégio, ‘quem era o ser dourado que via dentro dele’. O pai respondeu que poderia ser a manifestação de uma divindade, e o assunto se encerrou por ali.
Até que estas crianças começaram a querer transmitir esta luz, umas para as outras, impondo suas mãos sobre a cabeça das pessoas. A benção foi reconhecida como’diksha’, e o pai do garoto anunciou que eles fariam parte de uma mudança na humanidade.
Mais tarde a estrutura do que antes era uma escola deu lugar a fundação Golden Age Foundation onde seus primeiros 6 membros eram ex-alunos da escolinha. 200 guias ali se formaram dando início ao grande movimento da unidade, o Oneness Movement, e em 2003 foi fundada a Oneness University que ajuda a disseminar o processo da Diksha para todo o mundo ocidental.
Cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo estão ligadas ao movimento. No Brasil, a diksha é doada por cerca de 200 pessoa
Frango Parmesão
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de pão de forma torrado e batido no liquidificador
- 1 xícara e meia (chá) de queijo parmesão ralado
- Meia xícara (chá) de salsinha bem picadinha
- 2 dentes de alho espremidos
- 150 g de manteiga derretida (ou 150 ml de suco de limão, ou 150 ml de leite)
SUGESTÕES DE MOLHO
MOLHO ROSE
INGREDIENTES
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de conhaque
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (café) molho inglês
- 2 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) extrato de tomate
MOLHO DE IOGURTE PICANTE
INGREDIENTES:
- Meia xícara (chá) de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 colher (sobremesa) de mel
- Meia pimenta-dedo-de-moça bem picadinha
- 40 ml de azeite
Modo de Preparo:
2º - Numa outra tigela misture o pão de forma torrado e batido no liquidificador com o queijo parmesão ralado, a salsinha bem picadinha e os dentes de alho espremidos.
3º - Passe os palitos de frango temperados em na manteiga derretida e em seguida na farofa de pão de forma com parmesão.
Coloque numa assadeira, de preferência anti-aderente e leve para assar em forno pré-aquecido a 220º C por +/- 8 minutos. Vire-os para dourar do outro lado e deixe por mais 8 minutos. Retire do
forno e coloque sobre papel enxuga.
Sirva com molho de sua preferência
MODO DE PREPARO MOLHO ROSE
1º - Numa tigela misture bem (com auxilio de um batedor de arame) a maionese com o conhaque, a mostarda, o molho inglês, o catchup e o extrato de tomate. Está pronto.
MODO DE PREPARO MOLHO PICANTE
1º - Numa tigela misture o iogurte natural com a mostarda, o mel e a pimenta dedo de moça bem picadinha.
2 º - Acrescente EM FIO o azeite e bata vigorosamente com auxilio de um batedor de arame para emulsionar. Sirva a seguir.
Rendimento:
Dica: se você não está num dia de boa auto-estima e versão à dieta, mas quer tentar a receita mesmo
assim, exclua a manteiga da receita e molhe os
frangos no leite
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Soja: um alimento funcional
|
O grande responsável pela boa fama da soja é a isoflavona, um fitoestrógeno de origem vegetal, presente principalmente nas leguminosas. Entre as leguminosas, é na soja que encontramos maior teor de isoflavona.
Alguns estudos¹ sugerem que a suplementação de isoflavona, diminui os sintomas do climatério como: as ondas de calor, insônia, entre outros. Outro estudo², já não observa as mesmas vantagens dessa suplementação. O consumo regular de soja e seus derivados diminuem os riscos de câncer de próstata, mama e útero, e ainda ajudam a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam a concentração de HDL (colesterol bom). Atuando sobre os níveis de colesterol, a soja também é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Para redução dos riscos de doenças cardiovasculares, segundo a FDA (Food and Drug Administration), a recomendação de consumo é de 25g de proteína de soja por dia, o que equivale aproximadamente a 60g de grãos ou derivados de soja. Além dos grãos, os derivados da soja também são fontes de proteína e isoflavona, entre eles: leite, proteína texturizada, farinha, farelo, queijo (tofu), pasta (missô), entre outros. Ultimamente, as indústrias alimentícias tem apostado bastante na soja e lançado no mercado outros produtos a base do alimento como: hambúrgueres, chocolates, salgadinhos, sobremesas, etc. Sobre os derivados da soja, uma curiosidade interessante, as bebidas a base de soja naturais tem maior quantidade de isoflavona do que as bebidas com sabores de frutas, chocolate, etc. No quadro abaixo, você verá as calorias da soja e alguns de seus derivados.
Apesar da polêmica e controvérsias sobre a soja, uma coisa é certa, ela pode e deve estar presente na sua alimentação, pois é fonte, além da proteína, de potássio, magnésio, fósforo, zinco, cálcio, cobre, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B (niacina e riboflavina). Referências: 1. NAHAS, Eliana Aguiar Petri et al . Efeitos da isoflavona sobre os sintomas climatéricos e o perfil lipídico na mulher em menopausa. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. , Rio de Janeiro, v. 25, n. 5,2003 . 2. SENA, Vera Maria Gomes de Moura; COSTA, Laura Olinda Bregieiro Fernandes; COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes. Efeitos da isoflavona de soja sobre os sintomas climatéricos e espessura endometrial: ensaio clínico, randomizado duplo-cego e controlado. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. , Rio de Janeiro, v. 29, n. 10,2007 . | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Emagrecimento e saúde
|
As informações atualmente estão por toda parte. Seja livro, jornal, internet, televisão, rádio, aula, palestra, enfim, de alguma forma elas atingem praticamente todas as pessoas. Agora, selecionar as boas informações é muito trabalhoso. Quando aparece uma receita na televisão a atenção é voltada apenas para a beleza do prato que aguça o paladar, mas não é analisado seu valor nutritivo, calórico e saudável. Um tipo de carne saborosa será saudável para todas as pessoas? Todas têm a quantidade de enzimas suficiente para digeri-la? E quanto ao exagero da quantidade ingerida? Sabe-se que a carne é proibida em alguns países há muitos anos. Onde ela é ingerida como praticamente a única fonte de alimento, as pessoas (esquimós) vivem menos tempo.
Não queremos aqui dizer que é proibido comer carne, mas que é preciso escolher melhor as proteínas da alimentação. O peixe seria a melhor delas. O frango é menos tóxico que a carne de vaca. Temos a proteína da soja, do ovo, dos frutos do mar etc. |
Dietas Restritas - Solução para o Excesso de Peso?
|
Em meio a tanta dieta, surgem as seguintes indagações: esses regimes funcionam mesmo? E principalmente: eles são capazes de manter o peso perdido para sempre? Saiba como agem as dietas restritas e qual é a melhor maneira de perder peso de forma saudável, lendo a matéria abaixo. A obesidade é uma doença que demora para se instalar no organismo, do mesmo modo que o seu tratamento também leva tempo para obter resultados satisfatórios ainda mais, quando se procura emagrecer de forma gradual e sem prejuízos à saúde. É preciso que as pessoas tenham consciência de que uma perda de peso repentina dificilmente será mantida por muito tempo. O controle da obesidade é a longo prazo pois, implica em mudanças de hábitos inadequados, muitas vezes, trazidos da infância e que estão arraigados. Daí a necessidade de empenho e força de vontade permanentes. As dietas rígidas, por serem muito restritas em calorias, possibilitam a perda de peso a curto prazo, em contrapartida, apresentam uma série de desvantagens. Em primeiro lugar, são desbalanceadas por terem como base um único alimento ou um grupo restrito de alimentos sendo, portanto, difíceis de serem seguidas por um tempo prolongado, uma vez que são pouco variadas, tornando a alimentação monótona e sem graça. A restrição severa pode causar também deficiências de certos nutrientes, já que todos os grupos de alimentos devem estar presentes diariamente na dieta para haver equilíbrio pois, cada um é responsável pelo fornecimento de nutrientes específicos. Um único alimento não consegue suprir todas as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Segundo, que não ensinam o indivíduo a saber escolher os alimentos certos e nem educam a comer de forma correta, diminuindo na quantidade dos mais calóricos e gordurosos. Então, quando a dieta é interrompida, os quilos perdidos são facilmente recuperados. Em alguns casos, a pessoa até adquire um peso maior do que quando iniciou o regime. Por último, essas dietas propõem uma redução drástica nas calorias totais diárias e longos períodos de jejum ao longo do dia, o que acaba desencadeando desconfortos em quem está seguindo, como tontura, dor de cabeça, ansiedade, irritação. Isso porque passar várias horas sem se alimentar causa hipoglicemia, ou seja, redução na taxa de açúcar no sangue. Mas por que essas dietas fazem sucesso com o público, se apresentam tantas desvantagens? Por que a cada dia aparece um novo tipo no mercado e os fabricantes têm maior lucro com o aumento de venda de tais produtos? Tudo que é muito fácil e parece milagroso, não deveria merecer desconfiança do consumidor? O que se observa é que as pessoas, apesar de saberem por experiências anteriores que essas dietas não dão resultados permanentes, preferem se iludir, pagando um preço alto para adquirir os produtos e logo depois, abandonam o tratamento sem conseguir atingir o objetivo. Além disso, os apelos da mídia em torno desses produtos é forte, sugerindo um emagrecimento imediato e sem esforço, que acabam convencendo os que desejam emagrecer rapidamente para entrar no vestido ou no terno de casamento e da formatura. Para tratar a obesidade não existem segredos e nem milagres. A alternativa mais segura e confiável para emagrecer de forma lenta porém, permanente, é a educação alimentar associada à prática regular de atividade física e ao acompanhamento psicológico, quando necessário. O exercício físico é bastante importante para o sucesso do tratamento. Somente com dieta, a perda de peso torna-se mais demorada. A atividade física tem um papel fundamental no aumento do gasto de energia e na queima da gordura acumulada, acelerando o emagrecimento, além de promover o aumento da massa muscular, evitando a flacidez comum nos casos em que a diminuição no peso é acentuada. Se você já fez ou faz uso de dietas restritas com o intuito de emagrecer, reflita melhor se vale a pena arriscar sua saúde, pagar caro e ainda não ter garantida a perda de peso definitiva. Invista num plano alimentar equilibrado, exercite-se regularmente e siga firme, superando as dificuldades, modificando gradativamente os hábitos incorretos, mas ciente de que, apesar do caminho mais longo, adquirir um estilo de vida saudável, além de permitir a chegada no peso desejado, trará benefícios permanentes para a sua saúde! |
Arroz Colorido
- 4 ovos ligeiramente batidos
- 200 g de presunto cortado em cubinhos (ou frango moído e cozido ou carne picadinha e cozida)
- 1 cenoura pequena cortada em cubinhos e pré-cozida
- Meio pimentão (de cada pequeno) verde, vermelho e amarelo cortado em tirinhas bem finas.
- 4 talos de cebolinha cortada em fatias fininhas
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- sal a gosto
- pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de Preparo:
1º - Numa frigideira de preferência wok com o óleo de gergelim branco frite os ovos ligeiramente batidos. Mexa bem até ele coagular por completo.
2º - Acrescente o presunto cortado em cubinhos (ou frango moído e cozido ou carne picadinha e cozida), 1 cenoura pequena cortada em cubinhos e pré-cozida, o pimentão (pequeno) verde, vermelho e amarelo cortado em tirinhas.
3º - Mexa bem e adicione 3 talos de cebolinha cortada em fatias fininhas e o arroz cozido. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto e sirva a seguir.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Olhos saudáveis
O clima seco que perdura em grande parte do país há alguns meses tem trazido muitas queixas, e os olhos são uma das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos da estiagem, apresentando ardência e coceira. Nestas horas, compressas ou aplicações de colírio podem diminuir ou eliminar os desconfotos, porém, os cuidados com os olhos deveriam fazer parte do dia-a-dia, pois esta sensível área requer mesmo atenção especial.
Vale a pena, pois eles são um dos nossos mais importantes "tradutores", e também cartão de visita.
O Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, esclarece que o uso de colírios, feito rotineiramente por muitos, deve ser feito com a prescrição de um especialista, pois dependendo da formulação o problema em vez de ser solucionado pode ser agravado. Um vez com o colírio correto para cada função, é preciso estar atento a forma correta de aplicar o produto para que possa fazer o devido efeito.
Molho de camarão com shitake
1 caixa de creme de leite
1 caldo de peixe
200g de shitake fresco picado
2 tomates
1 cebola
1 talo de salsão
3 dentes de alho
1 colher (chá) de colorau
oléo para dourar a cebola
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela alta, a cebola, o alho e o salsão picados, deixa dourar, o caldo de peixe, logo em seguida o tomate, deixa desmanchar, o shiitake cortados em fatias bem finas, refoga até bem, (não pode ficar com água), ai então o colorau, depois o camarão limpo e bem lavado. Deixa secar bem a água, e por último o creme de leite com o fogo baixo.
Sugestão de acompanhamento:
Arroz branquinho e batata palha
Shitake ... O cogumelo japonês também é famoso por evitar doenças
Shitake: o apreciado cogumelo japonês vem sendo usado em dezenas de países há milhares de anos para evitar e curar doenças.
Estudiosos de todo o mundo pesquisam suas propriedades curativas e fortalecedoras da imunidade.
Ele contem lentinan, um composto polissacarídeo capaz de estimular o sistema imunológico e de desativar as células malignas. Além disso, ele é rico em aminoácidos.
Curiosidade: Na China antiga, os shitakes eram considerados tão especiais que apenas a família imperial tinha o direito de consumi-los.
Banana Caramelada
1 colher (sopa) de óleo
250 g de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xícara (chá) de cerveja
óleo de milho para fritar
1 colher (sopa) de fécula de batata
8 bananas-nanicas médias partidas ao meio
Modo de Preparo:
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Você pode ter defeitos e viver ansioso....
GOSTARIA QUE VOCÊ SEMPRE SE LEMBRASSE DE QUE SER FELIZ NÃO É TER UM CÉU SEM TEMPESTADE, CAMINHOS SEM ACIDENTES, TRABALHOS SEM FADIGAS, RELACIONAMENTOS SEM DESILUSÕES.
SER FELIZ É ENCONTRAR , ESPERANÇA NAS BATALHAS, SEGURANÇA NO PALCO DO MEDO, AMOR NOS DESENCONTROS.
SER FELIZ NÃO É APENAS VALORIZAR O SORRISO, MAS REFLETIR SOBRE A TRISTEZA. NÃO É APENAS COMEMORAR O SUCESSO, MAS APRENDER LIÇÕES NOS FRACASSOS.
SER FELIZ É RECONHECER QUE VALE A PENA VIVER, APESAR DE TODOS OS DESAFIOS, INCOMPREENSÕES E PERÍODOS DE CRISE.
SER FELIZ É DEIXAR DE SER VÍTIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR UM AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA.
SER FELIZ É NÃO TER MEDO DOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS. É SABER FALAR DE SI MESMO. É TER CORAGEM PARA OUVIR UM "NÃO". É TER SEGURANÇA PARA RECEBER UMA CRÍTICA, MESMO QUE INJUSTA.
SER FELIZ É DEIXAR VIVER A CRIANÇA LIVRE, ALEGRE E SIMPLES, QUE MORA DENTRO DE CADA UM DE NÓS. É TER MATURIDADE PARA FALAR "EU ERREI". É TER OUSADIA PARA DIZER "ME PERDOE". É TER SENSIBILIDADE PARA EXPRESSAR "EU PRECISO DE VOCÊ". É TER CAPACIDADE DE DIZER "EU TE AMO".
DESEJO QUE A VIDA SE TORNE UM CANTEIRO DE OPORTUNIDADES PARA VOCÊ SER FELIZ... E, QUANDO VOCÊ ERRAR O CAMINHO, RECOMECE, POIS ASSIM VOCÊ DESCOBRIRÁ QUE SER FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS USAR AS LÁGRIMAS PARA IRRIGAR A TOLERÂNCIA.
JAMAIS DESISTA DE SI MESMO.JAMAIS DESISTA DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA. JAMAIS DESISTA DE SER FELIZ, POIS A VIDA É UM ESPETÁCULO FANTÁSTICOVocê pod
TPM
A TPM geralmente vem com um alerta em neon na testa, que diz "Não se aproxime. Zona de perigo" e muitos relatam experiências mais fortes que tomar choques em cercas elétricas quando estão ao lado de mulheres durante este período. "Eu não sei se tento agradar, se ouço ela brigar - e chorar em seguida, se levo a sério as queixas, ou se simplesmente abstraio tudo que ela diz nesse período", conta o publicitário Augusto Massi, que enfrenta, periodicamente, uma crise no relacionamento "Acho que todo mês ela termina comigo nessa época. E liga no dia seguinte chorando arrependida.
A namorada se defende "Eu não consigo controlar a oscilação de humor nesta fase. Acordo de um jeito, e em 1 minuto posso ficar irritada, nervosa ou emotiva. Fica tudo á flor da pele", explica Camila Nogueira.
Foi pensando em mulheres como Camila que a chef de cozinha Rita Lobo teve a idéia de publicar um livro com receitas Anti TPM "Quase todas as mulheres que eu conheço sofrem ou já sofreram com esta síndrome", relata Rita, que aproveitou seu expertise em gastronomia para desenvolver o que ela chama de Culinária de Bem estar. Nele, ela relata como descobriu na alimentação uma poderosa arma no combate aos sintomas da TPM.
Na introdução de seu livro, Rita diz que demorou mais que deveria para entender que a aparente instabilidade feminina nada mais é que um reflexo da oscilação hormonal que temos durante o ciclo menstrual "Entender o meu ciclo e amenizar a TPM foi um conquista".
O ponto de partida da pesquisa foi o livro Inteligência Hormonal da Mulher, do dr. Eliezer Berenstein. A partir daí, a chef convidou a nutricionista Marcia Daskal para dar uma consultoria durante a execução das receitas.
E a tarefa não foi fácil. Dezenas de receitas foram testadas antes que se conhecesse aquelas que realmente iriam para o livro. Para a seleção, Rita conta que um conjunto de critérios foi decisivo. Elas analisavam desde o sabor, até a relevância da receita no tratamento.
O resultado foi um verdadeiro sucesso. As mulheres que experimentaram as receitas relatam que até perderam peso com a melhora da alimentação. Mas para Rita, que segue uma alimentação saudável, entender os princípios da dieta antiTPM não basta para tratá-la "O autoconhecimento é o ponto chave até para escolher a melhor dieta para o seu tipo de TPM".
Para as fanáticas por chocolate, ela avisa que ele não é um grande vilão, mas atrapalha, quando ingere-se grandes quantidades"Para mulheres que tem compulsão alimentar, e precisam de uma barra de chocolate às 5h da tarde, o chocolate não é a melhor saída. O organismo mostra que o corpo precisa de mais magnésio, mineral encontrado no grão-de-bico, por exemplo, e carboidratos complexos, como arroz integral. Por isso, esta mulher que tem fome de doces deveria investir em uma alimentação mais saudável e rica nos nutrientes em déficit no organismo dela. Assim, ela vai comer chocolate apenas por prazer. Não por necessidade"
Bolo de fubá com castanhas
1 1/2 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de castanhas-de-caju trituradas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
6 ovos
raspas de 4 limões
suco de 1 limão
1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho para polenta
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
açúcar de confeiteiro para decorar
Modo de Preparo:
2. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade alta até obter uma mistura fofa e bem clara. Mude a velocidade para baixa. Acrescente as castanhas trituradas, a essência de baunilha e os ovos, um a um, e continue batendo. Aumente a velocidade e bata por 2 minutos. Mude novamente a velocidade para baixa. Adicione as raspas e o suco de limão, a farinha de milho para polenta, o fermento e o sal. Bata até a mistura ficar homogênea.
3. Transfira a massa para a assadeira untada e leve ao forno para assar por 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Desligue o forno. Retire o bolo do forno e deixe esfriar.
4. Corte o bolo em quadradinhos. Arrume numa travessa, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.Bolo
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Dor de estômago
Saiba quais alimentos deve-se evitar para não agravá-la
É comum as pessoas se queixarem de dor de estômago quando estão passando por períodos de stress, ansiosas ou preocupadas com algo.
Isso ocorre porque os hormônios do estresse lentificam a liberação do suco gástrico e o esvaziamento do estômago. Esses mesmos hormônios aceleram a peristalse do cólon fazendo com que o seu conteúdo se mova com mais rapidez.
Mas são exatamente estas pessoas que acabam se auto medicando, sem ao menos diminuir o ritmo, ou modificar a alimentação, que aliás, é o que mais deve receber a atenção de uma pessoa que se queixa de dores de estômago. "Existem várias recomendações importantes, mas no geral, durante os períodos de crise procure evitar alimentos gordurosos, como chocolate, produtos derivados de tomate, bebidas que contenham cafeína, hortelã e álcool, porque facilitam o refluxo do suco gástrico causando mais irritação",explica a nutricionista Mariana Soares de Melo, da Equilibrium Healthy Food.
De acordo com Mariana, alimentos ricos em fibras, como granola, muslly e produtos integrais também devem ser evitados, além dos alimentos ácidos. "Não se deve consumir leite durante a crise, por ocasionar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes", explica.
A dica da nutricionista é simples, mas pode ajudar muito "Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos e tranquilamente, e corte bebidas e cigarro neste período".
Abaixo, a nutricionista lista alguns alimentos que deve, ser excluídos da alimentação neste período
Carne Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, salsicha, linguiça, salame;
Peixes processados e salgados: sardinha, aliche
Alguns queijos: parmesão, roquefort, camenbert, provolone, queijo cremoso.
Temperos industrializados: caldo de carne, maionese, molho tártaro, extrato ou molho de tomate, molho de soja (shoyo), molho inglês, molho de salada.
Patês: comerciais ou preparados;
Salgadinhos industrializados: Chips, amendoim, nozes salgadas.
Margarina ou manteiga;
Leite não é indicado sua ingestão isolado. Preferir seus derivados, como queijos branco ou magros.
Alimentos gordurosos, produtos derivados de tomate, bebidas que contenham cafeína, hortelã e álcool;
Sucos concentrados
Alimentos estimulantes, como café, chá mate, chá preto, chocolate;
Grãos em geral: feijão, ervilha, lentilha, milho;
Alimentos que devem ser consumidos
Água, chá de frutas e ervas, suco de frutas diluídos
Frutas, gelatina, mingaus
Leite e iogurte desnatado ou light
Queijos brancos
Carnes brancas e magras (peixe, frango, perú)
Purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos
Geléias, mel, margarina light e em quantidade moderada
Sopas de vegetais e carne
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Pra que serve uma relação?
de mantermos uma relação?
"Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil"
Vou dar continuidade a esta afirmação porque o assunto é bom, e merece ser desenvolvido.
Algumas pessoas mantém relações
para se sentirem integradas na sociedade,
para provarem a sí mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou
por preguiça.
Todos fadados à frustração.
Uma armadilha.
Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre,
estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada uma pessoa bonita a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações,
para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa,
principalmente em casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto,
e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume
aos dois.
(Dráuzio Varela)
Alimentos Funcionais
Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais e contribuem na redução do risco de várias doenças.
Abaixo, a nutricionista Gisele Augusta Dalpino, dá exemplos de alimentos que você pode incluir em sua dieta, para deixar seu organismo longe de doenças;
A alcachofra e a chicória, são excelentes fontes de inulina, que tem a capacidade de diminuir os lipídios sanguíneos e estabilizar a glicemia, o alho possui propriedades anti-infecciosas, com efeitos nas doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e infecções, o consumo de alho estimula a produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.
O azeite de oliva está associado com a prevenção e tratamento de diversas enfermidades, pelas suas ações anticancerígenas, hipotensora, imunológica e sobre o aparelho digestivo. A cebola demonstra efeito positivo na redução da pressão arterial e prevenção de câncer de estômago, o chá verde, por sua vez, possui atividade antioxidante, agindo na diminuição dos níveis de colesterol, pressão arterial e agregação plaquetária.
As ervas e condimentos, como o manjericão, hortelã, sálvia e orégano contribuem como antiinflamatórios, o gengibre possui efeito no tratamento de náuseas e vômitos durante a gestação, a pimenta atua na prevenção de certos tipos de câncer. Os farelos e grãos integrais, são ricos em fibras solúveis, que agem reduzindo o colesterol total e LDL-colesterol.
As frutas cítricas estimulam à produção de enzimas protetoras contra o câncer e contribuem na redução do colesterol, as hortaliças e crucíferas, como o repolho, agrião, brócoli, couve- flor e couve de bruxelas possuem propriedades cardioprotetoras por inibir a agregação plaquetária e efeito protetor contra o câncer.
A soja possui atividade estrogênica, podendo ser uma alternativa na terapia de reposição de estrógeno, aliviando os sintomas da menopausa, contribui também na redução do risco de câncer de mama e próstata.
Os peixes, se consumidos regularmente, tem efeito favorável sobre os níveis de triglicérides, pressão sanguínea, mecanismo de coagulação e ritmo cardíaco, na prevenção de câncer colônico e redução na incidência de aterosclerose, devido ao seu componente funcional ômega -3, que tem importante aplicação na redução do risco de doenças cardiovasculares, artrite reumatóide, depressão e desordens da pele.
O ômega-3 está presente também na semente de linhaça, que tem influências favoráveis em resposta ao sistema imune, quantidades modestas de linhaça na alimentação podem ser efetivas na redução de aterosclerose.
O tomate e a goiaba contém o licopeno, um poderoso antioxidante que tem efeito na redução do risco de doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Outra substância antioxidante é o resveratrol, presente nos vinhos e uvas, é responsável pela inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações e tem importante papel na redução do risco de doenças cardiovasculares.