sexta-feira, 8 de agosto de 2008

TPM

TPM. A sigla, que pode significar "tensão Pré Menstrual", para algumas, é uma espécie de código que escancara o pior lado de uma mulher.

A TPM geralmente vem com um alerta em neon na testa, que diz "Não se aproxime. Zona de perigo" e muitos relatam experiências mais fortes que tomar choques em cercas elétricas quando estão ao lado de mulheres durante este período. "Eu não sei se tento agradar, se ouço ela brigar - e chorar em seguida, se levo a sério as queixas, ou se simplesmente abstraio tudo que ela diz nesse período", conta o publicitário Augusto Massi, que enfrenta, periodicamente, uma crise no relacionamento "Acho que todo mês ela termina comigo nessa época. E liga no dia seguinte chorando arrependida.

A namorada se defende "Eu não consigo controlar a oscilação de humor nesta fase. Acordo de um jeito, e em 1 minuto posso ficar irritada, nervosa ou emotiva. Fica tudo á flor da pele", explica Camila Nogueira.

Foi pensando em mulheres como Camila que a chef de cozinha Rita Lobo teve a idéia de publicar um livro com receitas Anti TPM "Quase todas as mulheres que eu conheço sofrem ou já sofreram com esta síndrome", relata Rita, que aproveitou seu expertise em gastronomia para desenvolver o que ela chama de Culinária de Bem estar. Nele, ela relata como descobriu na alimentação uma poderosa arma no combate aos sintomas da TPM.

Na introdução de seu livro, Rita diz que demorou mais que deveria para entender que a aparente instabilidade feminina nada mais é que um reflexo da oscilação hormonal que temos durante o ciclo menstrual "Entender o meu ciclo e amenizar a TPM foi um conquista".

O ponto de partida da pesquisa foi o livro Inteligência Hormonal da Mulher, do dr. Eliezer Berenstein. A partir daí, a chef convidou a nutricionista Marcia Daskal para dar uma consultoria durante a execução das receitas.

E a tarefa não foi fácil. Dezenas de receitas foram testadas antes que se conhecesse aquelas que realmente iriam para o livro. Para a seleção, Rita conta que um conjunto de critérios foi decisivo. Elas analisavam desde o sabor, até a relevância da receita no tratamento.

O resultado foi um verdadeiro sucesso. As mulheres que experimentaram as receitas relatam que até perderam peso com a melhora da alimentação. Mas para Rita, que segue uma alimentação saudável, entender os princípios da dieta antiTPM não basta para tratá-la "O autoconhecimento é o ponto chave até para escolher a melhor dieta para o seu tipo de TPM".

Para as fanáticas por chocolate, ela avisa que ele não é um grande vilão, mas atrapalha, quando ingere-se grandes quantidades"Para mulheres que tem compulsão alimentar, e precisam de uma barra de chocolate às 5h da tarde, o chocolate não é a melhor saída. O organismo mostra que o corpo precisa de mais magnésio, mineral encontrado no grão-de-bico, por exemplo, e carboidratos complexos, como arroz integral. Por isso, esta mulher que tem fome de doces deveria investir em uma alimentação mais saudável e rica nos nutrientes em déficit no organismo dela. Assim, ela vai comer chocolate apenas por prazer. Não por necessidade"

Sem comentários: