quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Acupuntura

Ela atua no sistema nervoso central e livra o paciente de dores

A acupuntura é a solução para muitos males e desconfortos. Ela se baseia na harmonização dos canais energéticos do nosso corpo e, para isso, usa técnicas e materiais simples, principalmente agulhas na estimulação de pontos na superfície da pele. Esses pontos têm uma importante relação com o sistema nervoso central em termos de medicina moderna, principalmente a neurociência, mas o mais interessante é que atua no sistema nervoso central.

De acordo com a Associação Médica Brasileira de Acupuntura, já são mais de 3 mil médicos e especialistas em atividade no Brasil.

A acupuntura veio de longe, nasceu na China há mais de dois mil anos antes de Cristo. Para se ter noção da importância histórica dela, o primeiro livro de medicina de que se tem notícia no mundo é chinês e explica os princípios da acupuntura.

O curioso é que não foi pelas mãos dos chineses, mas sim dos japoneses que esses conhecimentos chegaram até nós e nem faz tanto tempo assim: foi no começo do século passado.

A acupuntura atravessou o mundo junto com os japoneses e muitas famílias de imigrantes resistiram à falta de atendimento médico convencional no interior do Brasil.
No entanto, foi só em 1995 que a acupuntura finalmente foi reconhecida como especialidade médica no Brasil. “A maioria das pessoas que procuram o serviço de acupuntura são pacientes com quadro doloroso, principalmente com dor na coluna, hérnia de disco, tendinites e fibromialgia”, disse o médico acupunturista Antonio Ferreira da Silva.

A acupuntura se popularizou tanto que, em algumas cidades do país, ela já é oferecida pela rede pública.

Sem comentários: