quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Automedicação


ANVISA cancela registro de dois antiinflamatórios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cancelou o registro de dois dos antiinflamatórios mais usados por quem se recupera de pós-operatórios ou sofre de dor aguda, artrite, reumatismo, gota e cólica menstrual.
A ANVISA retirou do mercado esses remédios porque concluiu que os riscos provocados pelo seu uso são maiores que os benefícios que eles podem trazer.

São eles:

- Prexige de 400 mg
- Arcoxia de 120 mg, mas a de 60mg continua disponível nas farmácias

A resolução da ANVISA também restringe o uso de outros remédios: o Bextra só poderá ser consumido em ambientes hospitalares. Já o Celebra terá a bula alterada, com orientação de que não pode ser usado por gestantes ou mulheres que estejam amamentando e trará ainda recomendação para que os pacientes não tomem por muito tempo.

No ano passado, medicamentos comuns, como antigripais e resfriados, que não precisam de prescrição médica, também foram recolhidos do mercado. Uma substância encontrada neles - fenilpropanolamina - poderia aumentar os riscos de infarto a pessoas que têm pressão alta, por exemplo.
Os laboratórios se manifestaram: a Merck Sharp & Dohme lamenta a decisão da ANVISA de interrupção da comercialização do Arcoxia de 120 mg e diz que essa decisão não reflete os estudos que comprovam os benefícios do remédio apesar dos riscos.

Em nota, a Novartis afirmou que vai recolher o Prexige e devolver o dinheiro ao consumidor.
Um estudo de uma empresa auditora americana (Nielsen Company) em vários países mostra que o número de pessoas que se automedicam aqui é enorme. No Brasil, 57% das pessoas costumam tomam remédios sem ir ao médico, correndo graves riscos.

Sem comentários: