sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Auto Conhecimento Contribui para o Emagrecimento

Pessoas que relatam a existência de uma relação entre a obesidade e dificuldades emocionais

Alguns comentam que a ansiedade os leva a comer mais; outros dizem que o problema gira em torno da tristeza; há ainda os que relatam que a questão está na falta de amor por si próprios.

Após descreverem suas dificuldades, perguntam-me o que devem fazer para acabar com estes sentimentos. O que geralmente recomendo é que a pessoa reflita sobre as origens das emoções que dificultam seu emagrecimento. A maior vantagem do auto-conhecimento é que ele permite que o indivíduo encontre as reais causas das suas dificuldades e lhe possibilita tomar uma atitude para transformá-las.



A reflexão é um processo temido por muitos e várias são as manobras que utilizamos para evitar contato com nosso mundo interior. Às vezes preferimos evitar as prospecções por medo do que podemos encontrar; em outros casos parece ser mais fácil jogar a culpa dos problemas sobre o próximo.

“ A saúde do corpo está intimamente associada à
saúde da mente”

Todas estas manobras são, na verdade, defesas que dificultam o processo de crescimento interior e diminuem as chances do indivíduo se libertar de suas dificuldades.

O processo de reflexão torna-se produtivo quando a pessoa consegue ir além das conclusões superficiais. Não adianta, por exemplo, concluir que a baixa auto- estima te leva a boicotar o emagrecimento e a se manter com um corpo indesejado. É necessário ir além, indagando-se sobre as origens da falta de amor por si próprio.

O desejo de conhecer mais sobre nós mesmos geralmente nos remete a experiências da infância, vividas com nossos familiares mais próximos. Muitas lembranças são prazerosas, mas algumas podem vir acompanhadas de dor e angústia.

Por este motivo, quando se deseja alcançar um grau mais profundo de auto-conhecimento, recomenda-se que a pessoa procure um psicoterapeuta. Este profissional estará preparado para acompanhar o processo de descoberta interior, oferecendo ao paciente o suporte necessário.

Reflexão e auto-conhecimento são armas poderosas para resolver os conflitos emocionais que contribuem para a obesidade. A saúde do corpo está intimamente associada à saúde da mente e o conhecimento do interior ajuda o indivíduo a atingir seu objetivo do emagrecimento.

Sem comentários: