quinta-feira, 21 de junho de 2007

ALIMENTOS QUE AJUDAM O FUNCIONAMENTO DO SEU INTESTINO

Beber água: O aparelho digestivo suga mais líquido das fezes quando se ingere pouca água. Isso dificulta a progressão do bolo fecal e o habito de ir ao banheiro . O ideal é tomar de 6 a 10 copos de água por dia. O consumo de água também é importante, pois para que as fibras trabalhem a favor de seu intestino, elas necessitam da ajuda de água, o líquido é fundamental para encharcá-las e evitar o endurecimento das fezes.

Alimentar-se: O reflexo do intestino começa a ser despertado após o café
da manhã, quando o estômago enche. Portanto nunca pule esta refeição. Líquidos frios, pela manhã, em jejum, também pode estimular o reflexo do intestino. No desjejum prefira café (sem exageros), leite, iogurte e frutas com ameixa, mamão, melão, melancia e pêra; pão integral. No almoço e jantar, sinal verde para as fibras vegetais encontradas na vagem, brócolis, repolho, alface, couve-flor e ervilha.

Não fazer intervalos grandes entre as refeições: É importante fazer de cinco a seis refeições diárias e também manter uma regularidade dos horários das refeições, ou seja, procurar fazê-las sempre no mesmo horário.

Evitar: A ingestão de excesso de calorias, abuso de doces e refrigerantes, excesso de frituras e gorduras e tomar muito laxante. Evite também sopa de cenoura, maça ralada ou banana-prata.

Enquanto os laxantes viciam os nervos do intestino, impedindo que eles se contraem naturalmente, alimentos repletos de fibras ajudam as fezes a seguir seu caminho mais depressa. O mecanismo é bem simples. O tipo de fibras presente em alimentos como a ameixa não é digerido e, durante seu trajeto pelo corpo, absorve muita água, tornando o bolo fecal mais volumoso e macio. A consequência é que ele passa com maior facilidade pelo colón, localizado na parte final do intestino. Além disso, as partículas brutas dessas fibras ativam os reflexos dos nervos na parede desse órgão, provocando os movimentos que empurram as fezes. Para fazer seu intestino funcionar melhor consuma 3 ameixas secas por dia, ou deixe a fruta de molho em um copo de água durante a noite e beba o líquido logo pela manhã, se possível coma as ameixas.

Ingerir: Vegetais folhosos, aveia, farelo de trigo, legumes, frutas como ameixa preta, uva, kiwi, tangerina, morango, melancia, abacaxi, papaya, laranja com bagaço, leguminosas, pão e arroz integral.

Alerta: Caso as mudanças de horários e de alimentação não sejam suficientes p/ solucionar o problema, procure um médico. Não tome laxantes por conta própria.

Sem comentários: