sexta-feira, 29 de junho de 2007

CHORAR

Será que as lágrimas fazem bem à saúde?

Tem gente que parece ter nascido sem produzir uma só lágrima. São aqueles durões ou duronas, que demonstram ser auto confiantes e seguros de si, mas no fundo, no fundo, guardam suas mágoas e frustrações dentro de si mesmos. Essa auto repressão, fruto de uma infância repleta de broncas para que a criança não chore, pode causar tensões físicas, já que, contraindo o choro, tensionamos os músculos da face, garganta e músculos abdominais.

De acordo com especialistas norte americanos, quando a pessoa segura muito o choro pode se tornar deprimida e melancólica, e sofrer distorções até mesmo em seu aparelho bucal.

Freud, o criador da Psicanálise, já explicava que quando a tensão aumenta, a criança expressa através do choro, em busca de relaxamento ou descarga. Então, o alívio proposto depois de um belo berreiro traz uma sensação de bem estar transformadora. Segurar a vontade de chorar faz com que retemos nossos sentimentos de tristeza e os transformemos em melancolia.

Existem teorias, como a do psicoterapeuta americano Alexander Lowen, que todos nós adultos deveríamos chorar um pouco por dia, já que temos motivos de sobra para isso. A terapia nos faria bem e nos sentiríamos cada vez melhor e mais felizes.

Apesar da recomendação do especialistas, psicólogos advertem que o contrário, chorar demais, não é nem um pouco saudável.

Vale lembrar que segurar as emoções pode fazer com que a pessoa somatize doenças como pressão alta, úlcera e problemas renais.
A dica é assumirmos as fragilidades de vez em quando, mas não deixar a peteca cair!
Cinthia Dalpino

Sem comentários: