sexta-feira, 4 de julho de 2008

Acne


Acne na adolescência já causa muitos transtornos, imagine só na fase adulta

Acne é uma doença que atinge o folículo piloso-sebáceo (pêlo e glândula sebácea), manifestando na face, peito, costas, pescoço e ombros. Aparece principalmente nos adolescentes, em ambos o sexo, com maior incidência em homens. Já na pós-adolescência atinge mais as mulheres, iniciando nesta fase ou pode ser resultado da persistência da acne juvenil.

O aparecimento da acne depois da adolescência, não é considerado um fato normal. Pode surgir por alterações hormonais em virtude de disfunções dos ovários (a mais freqüente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), também por alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios masculinos, responsáveis pelas manifestações da doença.


Na fase adulta as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, podendo apresentar também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos) com menor presença de espinhas. Predominando no queixo, pescoço e região da mandíbula, muitas vezes a mulher relata piora relacionada às fases do ciclo menstrual. Outras características que podem surgir com a acne são: aumento da seborréia (pele e cabelos mais oleosos), aumento dos pêlos, queda dos cabelos e em alguns casos irregularidade da menstruação.

A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação detalhada do paciente pelo médico que a acompanha. Não existe tratamento preventivo, a terapia será prescrita de acordo com as causas dessa acne.

Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada às alterações dos hormônios, muitas vezes os exames laboratoriais estão normais. Mesmo assim é importante fazer a dosagem dos hormônios no sangue, pois dessa forma o médico poderá detectar a origem do problema e a partir desses resultados indicar o tratamento específico.
Confirmada a alteração hormonal, além da higiene, o tratamento pode ser feito com substâncias que inibem os hormônios masculinos (alguns tipos de contraceptivos orais), medicações de uso local e peelings superficiais.

Os tratamentos costumam ser longos, duram em torno de um ano. Podendo em muitos casos, serem revertidos totalmente os quadros de acne.

Sem comentários: