quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Acabe com o estresse

Um certo grau de estresse é inerente ao ser vivo e pode ser provocado por acontecimentos bons e ruins. Contudo, se os seus efeitos comprometerem a saúde, a qualidade de vida e os momentos felizes, é fundamental encontrar uma saída para aliviar seus sintomas.



Escolha as estratégias que funcionam melhor para você, pois a prevenção é mais eficaz e muito mais simples que o tratamento para combater o estresse.

1. Faça refeições saudáveis e regulares, a começar pelo café da manhã. Tenha sempre frutas secas à mão, como uva-passa, maçã desidratada ou banana-passa. Esse tipo de alimento melhora o humor.

2. Diminua a briga com o relógio. Evite assumir compromissos em horários muito próximos uns dos outros. Estabeleça prioridades e respeite o planejamento estabelecido para aquele dia. Não

faça mais do que você é capaz.

3. Lute pelos seus sonhos e ideais, mas não se desgaste comparando suas conquistas e perdas com as dos outros.

4. Procure se relacionar bem com seu companheiro e sua família, com os amigos próximos e com todos aqueles com quem convive de maneira geral. É muito importante sentir-se querido e aceito. Para isso pode ser preciso implantar algumas mudanças no seu modo de viver.

“Não fique preso à velha rotina de costume. Abra sua mente e procure melhores maneiras de fazer as coisas”
5. Livre-se das defesas inúteis, para se aproximar mais das pessoas e estabelecer laços afetivos.



6. Noites mal dormidas não dão ao organismo a oportunidade de eliminar toxinas e secretar os hormônios responsáveis para o seu bom funcionamento. Para dormir bem, os especialistas recomendam:

- Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos fins de semana.
- Bebidas alcoólicas podem até ajudar a adormecer, mas evite-as, pois o sono, assim induzido, é de péssima qualidade.
- Evite também café, chá, chocolate, comidas apimentadas e outros estimulantes à noite.
- Exercícios físicos devem ser praticados até no máximo quatro horas antes de dormir, pois aumentam a produção de substâncias associadas à vigília.
- Para muitas pessoas, assistir televisão, ou ler na cama, atrasa a chegada do sono. Verifique se esse é o seu caso e evite essa situação.
- O melhor horário para o descanso diurno é depois do almoço, entre 13 e 15 horas.

7. Não fique preso à velha rotina de costume. Abra sua mente e procure melhores maneiras de fazer as coisas. Se necessário, use o plano B.

8. Lembre-se que relaxar pode ser aprendido. Experimente respirar profundamente, soltando os músculos da face, dos ombros e do abdome. Espreguice-se. Aprecie a natureza. Tome um banho morno tranqüilamente. Faça massagens.

9. Exercite-se regularmente, pois, além dos muitos benefícios para o corpo, o exercício físico facilita a descarga das tensões acumuladas e diminui os efeitos do estresse.

10. Valorize o lado alegre da vida. O bom humor é um grande alívio para o estresse. Ria todos os dias e ria de si mesmo.

11. Também não tenha medo de chorar. Todos nós temos momentos de tristeza e de perda, e as lágrimas dão vazão às emoções.

12. Tenha um hobby. Não importa se é costura, dança, jardinagem ou pintura. O importante é reservar um tempo para exercitar sua mente e enriquecer sua vida. Lembre-se que ele deve ser apenas para sua diversão.

Faça com que cada dia seja prazeroso. Não deixe para ser feliz apenas nos dias reservados às férias.

1 comentário:

Leo Mandoki, Jr. disse...

adoro vir aqui só para ver as tuas fotos sabia??
És mtooo charmosa...e tbm gosto d eler as suas receitas de vida saudável!! Estás linda nessa foto
beijoooosss