segunda-feira, 25 de junho de 2007

VERDURAS, LEGUMES SEUS NUTRIENTES E SUAS VITAMINAS


Abobrinha: composta de aproximadamente 94% de água. É um dos vegetais com menores taxas calóricas, uma xícara dela crua e fatiada possui menos de 20 calorias. É, ainda, uma boa fonte de vitaminas A, C e folato.

Alcachofra: boa fonte de folato, vitamina C e potássio. Tem poucas calorias e é rica em fibras. Deve ser consumida com cuidado por pessoas sensíveis, pois pode causar reações alérgicas.

Alface: contém muitas fibras e poucas calorias, além de muitos outros nutrientes que variam de acordo com a variedade. Deve-se ter atenção, entretanto, para não consumi-la em saladas com grande quantidade de molhos cremosos e gordurosos.

Alho: é um alimento altamente benéfico, pois diminui a hipertensão e os níveis de colesterol do sangue. Tem propriedades antiviróticas e bactericidas, previnem ou combatem infecções. É eficiente na proteção contra alguns tipos de câncer e na congestão nasal. Pode entretanto, causar indigestão, especialmente se comido cru, e o contato direto irrita a pele e as mucosas.

Batata: nutritiva e possue poucas calorias. Quando consumida com casca é rica fonte de carboidratos complexos e fibras. É, ainda, boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais e amido. Batatas verdes e com brotos podem conter solanina, uma substância venenosa.

Batata-doce: excelente fonte de beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem muito amido e fornece quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas.

Berinjela: tem pouquíssimas calorias, e proporciona uma sensação de saciedade, mas é pobre em nutrientes. Absorve muita gordura durante o cozimento, cerca de 4 vezes mais do que uma batata frita.

Beterraba: boa fonte de folato e vitamina C, além de possuir poucas calorias. Suas folhas, partes mais nutritivas do vegetal, ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C podem ser cozidas e servidas como o espinafre. É o vegetal que possui o maior índice de açúcar.

Brócolis: excelente fonte de vitamina C e boa fonte de vitamina A e folato, além de ter quantidades significativas de proteínas, cálcio, ferro e outros sais minerais. Rico em bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, é também pouco calórico e com alto teor de fibras. Deve-se ter cuidado, entretanto, para que não cozinhe em excesso, pois libera compostos de enxofre com odor desagradável.

Cebola:
ajuda a reduzir o colesterol, a capacidade de coagulação do sangue e a pressão arterial. Seu leve efeito antibacteriano pode ajudar a prevenir infecções superficiais. Suas desvantagens dizem respeito ao baixo teor de nutrientes, porém conta com a vantagem de dar mais sabor aos pratos.

Cenoura: excelente fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. É uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Se consumida em excesso, porém, pode dar à pele uma coloração amarelada.

Chuchu: embora considerada por muitos como legume, o chuchu é uma fruta. Apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

Couve: excelente fonte de beta-caroteno e vitaminas C e E, ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer. Seu inconveniente é que, mesmo cozida, pode causar flatulência.

Couve-flor: excelente fonte de vitamina C, rica em potássio e folato.
Possui poucas calorias e muitas fibras. Entretanto, assim como a couve pode causar flatulência. É mais cara que outros vegetais com valores nutricionais semelhantes.

Espinafre: suas folhas verdes possuem muitos nutrientes valiosos, como antioxidantes e bioflavonóides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras de câncer. É rico em carotenóides, como beta-caroteno e luteína. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Apesar dos inúmeros benefícios, o espinafre contém alta concentração de ácido oxálico, que atrapalha a absorção de ferro e cálcio e acelera a formação de pedras nos
rins e na bexiga.

Gengibre: além de aliviar as náuseas, pode impedir enjôo em viagens.
O vinho de gengibre pode aliviar as cólicas menstruais. O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.

Inhame: rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B. Contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. Estraga facilmente e
algumas variedades são tóxicas.

Mandioca: excelente fonte de carboidratos, cálcio e fósforo. Possui também boa quantidade de vitamina C. Mas cuidado: a mandioca brava é altamente venenosa e sua ingestão pode causar até a morte.

Nabo: rico em fibras, com poucas calorias. Possui alguns compostos sulforosos que protegem contra certos tipos de câncer. Pode provocar flatulência e distenção abdominal. É fonte de vitamina C, cálcio e potássio.

Pepino: tem baixo teor de calorias, pois é constituído de aproximadamente 95% de água. Boa fonte de fibras, possuem pequenas quantidades de vitamina C e folato. O seu suco é utilizado em máscaras faciais, cremes, loções e outros cosméticos.

Pimentão: excelente fonte, pouco calórica, de vitaminas A e C. Aqueles de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides (pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer), de ácidos fenólicos (inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas) e de esterol vegetal (precursor da vitamina D que parece proteger contra o câncer).

Pimenta: excelente fonte de vitaminas A e C. Pode aliviar a congestão nasal
e prevenir coágulos sanguíneos que causam ataques cardíacos ou derrame cerebral. Boa fonte de antioxidantes. Contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que parecem prevenir contra o câncer.

Quiabo: pobre em calorias e rico em amido. Apresenta alto teor de folato. Rica fonte das vitaminas antioxidantes A e C e de potássio, eletrólito que mantém o equilíbrio de líquidos no organismo e que ajuda a transmitir os impulsos nervosos.

Repolho: ótima fonte de vitamina C, pobre em calorias e rico em fibras.
Ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malígnos causados pelo estrogênio e a cicatrizar úlceras pépticas. Pode causar distenção abdominal e flatulência. Desprende um odor forte e desagradável de enxofre durante o cozimento.

Tomate: consumido cru ou cozido, contém poucas calorias. Boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Também contém licopeno, um antioxidante que protege contra alguns tipos de câncer. Comer tomates regularmente diminui o risco de câncer da próstata, nos homens.

Vagem: com uma quantidade razoável de nutrientes e fibras, uma porção
de 100 gramas de vagem cozida fornece 25% das necessidades diárias de
vitamina C de um adulto, cerca de 20% da porção diária recomendada de ácido fólico, bem como uma pequena quantidade de ferro. Assim como os feijões, pode causar flatulência em pessoas suscetíveis.


Fonte:http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/vivamelhor/frutas_verduras_legumes.htm

16 comentários:

Anónimo disse...

olha quem feiz este saite foi umanjo eu prissisava mesmo dele para mim faser um trabalho de ciencias semcontar que o tanto de verdura que tem aqui era u tamto minha professora fala serio mas u adorei olha ta di parabens mesmo e pra falar eu odeio quando minha prof passa tarefa para sexta- feira olha emo*2 para quem fez este saite ++ .

Unknown disse...

adorei as informaçoes.

Anónimo disse...

ô mulher burra pegando informações de outro site. aprende uma coisa melhor enternet não é o seu lugar!!
rsrsrsrKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anónimo disse...

eu sempre gostei de verduras no cardápio do dia dia, agora com essas informações, vou fazer melhor o uso delas.
obrigado

Anónimo disse...

eta que as pessoas perderam o carater...colocam cada coisa...kkkkk

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

Anónimo disse...

interesante gostei .quem te chamou de burro é um imbecil q ñ sabe nem 1 terço disso

jjjiimmiillii disse...

adorei

Anónimo disse...

Ola qual deles tem mas vitamina

Anónimo disse...

teresante minha pofessora vai adora a minha pesguisa da escola. .














Anónimo disse...

serviu muito para mim gostei!!!