quarta-feira, 10 de março de 2010

O Conhecimento Nosso de Cada Dia

Para assistir a apresentação de slides sobre o corpo humano produzida por Drechsler Werner, clique aqui (demora um pouco para carregar)
A construção do conhecimento é algo que se inicia e consolida-se com o tempo. Quando o assunto é conhecimento é necessário saber que ele só acontece quando uma nova informação é internalizada pelo indivíduo. Antes, é só informação.

Cada nova informação se constitui num veículo físico-químico-elétrico que é recebido pelo cérebro. Se o indivíduo estiver em boas condições psicológicas, emocionais e experimentais o recebimento de novas informações se transformará em conhecimento.

Leitura leva a conhecimento, conhecimento gera liberdade, e liberdade é consciência. Consciência de que somos seres globais, uniduais e sociais; onde a reforma do pensar consiste na ligação da razão com a emoção, do inteligível com o sensível.

Nosso cérebro precisa integrar seus opostos a fim de se reestruturar. A função faz o órgão. A atividade da leitura proporciona uma mudança na nossa estrutura cognitiva, desde que seja também prazerosa, harmonizando cognição, emoção e comportamento.

Assim, só haverá conhecimento se houver afetividade.

Fonte:http://www.vidaleve.com.b

Sem comentários: