quarta-feira, 10 de março de 2010

REPOLHO e seus beneficios...

Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.
A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.
A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.
O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.
E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.
Ao comprar repolho inteiro dê preferência ao que estiver bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura indica que o repolho está velho. Caso se queira comprar cortado em tirinhas, deve-se preferir o que for cortado na hora, para que se possa verificar sua qualidade.
Quando o repolho não for utilizado totalmente, deve-se retirar apenas as folhas superiores, evitando-se cortá-lo ao meio, o que faz com que se estrague mais depressa.
Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto, acompanhando carnes.
O repolho pode ser conservado em geladeira por 15 dias e seu período de safra é de setembro a abril.
Cem gramas de repolho cru, branco ou roxo, fornecem 28 calorias.
Repolho pode prevenir câncer de pulmão, diz estudo
O consumo de repolho e outras verduras da mesma "família" pode reduzir o risco de câncer de pulmão em 70% das pessoas, indica um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em francês), publicado no jornal científico Lancet
Compare o repolho branco com o roxo

1 Coração saudável - O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias.
2 Bom para os olhos - O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700.Branco 6,3 microgramasRoxo 2 microgramas
3 Longe das infecções - Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. Roxo 28 miligramasBranco 16 miligramas
4 Afaste os tumores - O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer. Branco 28 microgramasRoxo 13 microgramas
5 Pele bonita - O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas.Roxo 3,5 microgramasBranco 1 micrograma
6 Mais vigor - O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.Branco 123 miligramasRoxo 103 miligramas
7 Esqueleto - em diaO roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.
O repolho é uma dos vegetais mais antigos usado na alimentação e continua sem um alimento barato e popular. Repolho era conhecido pelos antigos gregos e romanos, tendo importância medicinal. Na medicina tradicional européia, o repolho era usado para tratar inflamação aguda. Repolho é de fácil cultivo, tolera o frio, e é bom para armazenar. Repolho é uma ótima fonte de vitamina C e contém quantidades significativas de glutamina, um aminoácio que tem propriedades anti-inflamatórias.

Sem comentários: