sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A dependência que faz tanto mal




Embora o começo de todos os relacionamentos afetivos seja regado a muita sedução, sonhos e desejos, infelizmente com o tempo, o envolvimento emocional pode levar à dependência, rotina e desgaste. Uma pessoa pode se tornar dependente de comida, drogas, álcool, jogos, trabalho, filhos ou amigos. Mas é na relação a dois que com mais freqüência a dependência se torna destrutiva, podendo sem dúvida, tornar-se doentia e simbiótica, impedindo o crescimento e a troca entre o casal. A dependência geralmente acontece quando um ou os dois já tiveram experiências durante a vida de abandono, rejeição, levando-os a temerem passar novamente por isso. Cria-se a dependência, como uma forma desesperadora e fantasiosa de impedir que aconteça de novo.

Mesmo quando a realidade mostra uma relação transformando a vida em um pesadelo, muitos acreditam ainda que estão sonhando, pois é difícil acordar. A pessoa ao sentir-se incapaz de mudar sua vida, se acomoda. Geralmente a dependência psicológica acontece por necessidades inconscientes nem sempre identificadas. Além disso, ela propicia gratificações secundárias, como a sensação de segurança. É como se a pessoa respirasse através do outro, como se o outro fosse o responsável pela manutenção da sua vida e do ar que respira. Talvez por causa dessas gratificações, muitos sentem dificuldade para se libertarem, ainda que a relação esteja totalmente destrutiva.

Os dependentes deixam que desvalorizem tudo que lhes é mais caro: seus sentimentos. Perdem completamente o valor ao se permitirem que o outro jogue no "lixo" seu eu mais verdadeiro, desprezando tudo que dizem, sentem, fazem, pois nada que é seu é valorizado, ao contrário, tudo é motivo de crítica, fazendo-os acreditarem serem incapazes. O que não é verdade!

Em geral, essas pessoas tornam-se tristes, depressivas, enclausuradas em seus quartos escuros, podendo ficar assim durante anos, até o momento em que não suportam mais e explodem. Algumas também implodem, ou seja, somatizam e adoecem gravemente. Depois de externalizarem toda raiva contida, e conseguem retomar de alguma forma sua saúde mental, podem perceber as contradições no outro e em si mesmo, tomando consciência de quanto eram sufocadas sob os valores e interesses de terceiros. Retomando essa consciência, que pode ser adquirida através do processo de psicoterapia ou mesmo da profundidade da dor, começam a perceber seus próprios valores, seus desejos, vontades e sentimentos, resgatando assim com sua saúde mental, a auto-estima e o amor-próprio.

Neste momento percebem que são capazes de ouvirem suas próprias vozes e não mais os gritos que as ensurdeciam e as palavras que as dilaceravam, percebem que suas vozes podem voltar a se tornarem novamente doces, suaves, como uma melodia gostosa de se ouvir. Conseguem assumir a responsabilidade pela própria vida, não mais colocando a sua vida na mão de quem quer que seja, mas na única pessoa em quem pode confiar: em si mesma. Claro que tudo isso exige muitas lutas internas, rever um passado que machucou muito, mas que se não for identificado e elaborado, continuará machucando através das repetições de padrões antigos e na manutenção de relações destrutivas.

Para romper esse círculo vicioso é preciso identificar as necessidades que não foram supridas durante a vida, principalmente na infância, entender que por mais que tenha machucado, já passou e desprender-se da ânsia, inconsciente é claro, de compensar perdas e rejeições passadas por meio de um relacionamento dependente como garantia de não mais ser abandonada. E ao conseguir se libertar de um relacionamento doente, cure cada uma das feridas existentes e não se entregue imediatamente a um novo relacionamento, pois será grande o risco de transferir os comportamentos viciados se ainda não forem identificados, podendo comprometer mais um relacionamento.

Muitos ainda dedicam suas vidas à procura da sua cara metade. Sem dúvida, seriam mais felizes se permitissem a si mesmos serem seres inteiros, capazes de aceitar e conviver com outro ser inteiro e não descobrirem depois de muito sofrimento, que a relação se manteve porque na verdade havia duas pessoas doentes e excessivamente carentes de amor. Quando um ser inteiro encontra-se com outro ser inteiro, tornam-se duas pessoas predispostas ao crescimento, a troca, a uma relação de paz e harmonia e não de brigas e desentendimentos. Quando se inicia esse processo de libertação é natural sentir-se triste e em alguns momentos duvidar se conseguirá, mas conforme as coisas forem acontecendo e for sentindo um certo alívio por poder fazer as pequenas escolhas do dia a dia, não ouvir mais críticas, nem cobranças, nem sentir-se mais culpada pelo que fez e não fez, o alívio virá com certeza e te dará a certeza que mais importante que viver um grande amor é viver em paz consigo mesma!

A Linguagem do Corpo


Quando vemos um filme, o som e as imagens nos fornecem todos os elementos para uma interpretação correta do enredo.

Se fecharmos os olhos e ouvirmos apenas o som, ou se taparmos os ouvidos e olharmos apenas as imagens, provavelmente o enredo se perderá e a comunicação será incompleta.

O ser humano, ao se relacionar socialmente, entra em contato com o outro e consigo mesmo. Com a linguagem do corpo, a pessoa diz muita coisa aos outros. É uma linguagem verdadeira, que não mente, e pode ser um centro de informações para que o outro tenha uma percepção mais apurada do que é dito.

Gestos e posturas inconscientes



revelam o que se passa no íntimo das pessoas. É possível observar que o corpo fala. Pierre Weil e Roland Tompakow, em seu livro O Corpo Fala, utilizam a figura da esfinge para compará-la com o corpo humano.

“O corpo se expressa constantemente e o que está dizendo pode durar apenas um breve instante. O corpo fala o que está contido na mente”

Na esfinge, o tronco é de um boi, o tórax de um leão, as asas de uma águia e a cabeça de um homem. Cada uma dessas partes tem sua correspondência no físico do homem e na sua constituição psicológica:


1- No homem, o boi representa o abdômen e está relacionado com a vida instintiva e vegetativa. Pode se expressar por uma acentuação ou recuo do abdômen.

2- O leão representa o tórax, onde está o coração. É o centro da emoção, o centro do eu. A postura que destaca o tórax pode revelar que se trata de uma pessoa, vaidosa egocêntrica e narcisista, ou então que naquele momento a pessoa quer ou precisa se impor. Quando o tórax é retraído, pode tratar-se de uma pessoa tímida e submissa, ou que naquele momento sente-se dominada pela situação. Um eu equilibrado se revela por uma postura do tórax normal, isto é, adequada ao bom funcionamento do organismo.

3- A águia representa a cabeça e corresponde ao controle da mente sobre o corpo. A cabeça erguida representa domínio intelectual e espiritual. A cabeça baixa pode significar falta de um controle adequado da situação. Nos contatos entre as pessoas, os componentes da esfinge se relacionam entre si e entram em ação, bloqueando ou liberando atitudes corporais e mentais, de acordo com a situação. O predomínio de um componente da esfinge sobre outro dependerá basicamente da experiência individual.

O corpo se expressa constantemente e o que está dizendo pode durar apenas um breve instante. O corpo fala o que está contido na mente. Mudando posturas corporais e alterando o equilíbrio ergométrico do físico, também é possível influir na mente. Quando a pessoa está desanimada, fica cabisbaixa, olhando para o chão. O simples fato de erguer o rosto pode deixá-la mais confiante e animada. O filósofo Pascal dizia: ajoelha-te e crerás, mostrando a influência da postura sobre a mente. Ao ajoelhar, a pessoa assume uma atitude mental de prece, de introversão, necessária à concentração espiritual.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O poder interior

Atualmente a palavra poder faz lembrar os políticos que elegemos e que estão nos decepcionando. Muitos exercem o poder em causa própria, procurando tirar o máximo proveito da situação em que se encontram. Fazem uso de um poder explorador e inescrupuloso

A palavra poder assusta porque tememos seus efeitos, principalmente quando somos tratados com injustiça por quem o exerce. Entretanto, é através do poder que também praticamos a justiça e o amor. Neste sentido, o poder é a energia transformadora com que nascemos. Essa energia é necessária para o nosso potencial converter-se em realizações. O poder nada mais é que a capacidade de provocar ou impedir mudanças. Pode ser usado para dominar, agredir, favorecer ou partilhar, e produz conseqüências nas pessoas envolvidas, já que invade as suas vidas.



Quando o poder é exercido para induzir as pessoas a fazer coisas sem a intervenção de sua vontade, é um poder manipulativo, típico de quem decide pelos outros. O poder manipulativo assemelha-se a um jogo, a uma farsa, onde quem o exerce se aproveita da fraqueza do outro em benefício próprio. A pessoa que usa seu poder para manipular os outros no fundo é um predador.

“Usando o nosso próprio poder com equilíbrio vencemos mais facilmente as dificuldades que a vida nos impõe e nos tornamos mais fortes e capazes”

É muito comum também o poder competitivo. A competição pode ser positiva quando contribui para o crescimento pessoal nas diversas esferas da vida: nos estudos, nos esportes, no aperfeiçoamento de aptidões. Impulsiona as pessoas a desenvolver capacidades. Podemos dizer que o poder competitivo é positivo quando corresponde ao esforço que as pessoas fazem para revelar sua força interna e desenvolver potencial seu potencial.


Por outro lado, o poder competitivo pode ser negativo quando usado contra o semelhante. Inúmeros são os exemplos: quando alguém é contratado não pela sua capacidade, mas pelo sobrenome que possui, ou quando fura a fila por ser protegido de quem detém o poder, e muitos outros. Nas relações familiares, a competição negativa entre pais e filhos ou entre os cônjuges pode gerar rivalidades. Neste caso, a convivência pacífica, tão importante para o equilíbrio emocional da família, pode deixar de existir, com graves conseqüências para os seus membros.

O poder também pode ser usado como uma fonte de energia em favor dos outros. É o poder nutritivo, praticado quando nossos atos são direcionados para beneficiar outras pessoas. Normalmente é praticado entre amigos, mas pode realizar uma ação social importante, quando usado para fazer o bem sem olhar a quem.

Todo relacionamento oferece a oportunidade de crescer junto com o outro. O poder integrativo acontece quando repensamos nossas opiniões e atitudes, estimulados por outra pessoa. Exemplo: uma pessoa que, ao ser criticada, em vez de se sentir ferida ou magoada, aproveita para crescer, adotando idéias e ações mais adequadas para melhorar a sua realidade.

Usando o nosso próprio poder com equilíbrio vencemos mais facilmente as dificuldades que a vida nos impõe e nos tornamos mais fortes e capazes. Você já se esqueceu que ao nascer chorou forte, usando o seu poder para gritar contra a perda do conforto do ventre materno? Lembra-se? Pois é... continue usando seu poder para evoluir como pessoa!

Comer para compensar


Muitas pessoas obesas (cerca
de um terço) quando procuram
um profissional de saúde com o objetivo de emagrecer apresentam transtorno de comer compulsivo,
ou seja, ingerem quantidades exageradas de alimentos.

Essa ação elas não conseguem controlar. É a válvula de escape de um problema psicológico não resolvido.

O que acontece hoje em dia é que as pessoas estão cada vez mais fugindo de seus problemas cotidianos para não enfrentar a realidade.

É lógico que nem todos reagem assim. Existem fatores de predisposição genética individual, biológico, sócio-cultural e familiar.

Nos consultórios psiquiátricos há em torno de cinqüenta por cento de pessoas com transtorno compulsivo


por alimentos que apresentam como causa principal uma reação depressiva.

Quando digo reação depressiva, quero dizer que houve uma causa especifica que desencadeou essa reação. As principais são problemas de relacionamento com o cônjuge ou namorado ou noivo ou pais ou filhos. A situação financeira também é uma das causas freqüentes, seguidas de problemas no trabalho ou ainda desemprego. Não ter um companheiro (a) do sexo oposto leva a solidão que é um sentimento bastante depressivo. A ansiedade antecipatória também é uma grande vilã.

Observa-se então que são problemas emocionais que comandam a mente e o corpo. As principais emoções perturbadoras são: raiva, medo, ansiedade, culpa, vergonha, tristeza, timidez, mágoa etc., pois promovem conexões cerebrais caóticas evitando que a pessoa raciocine.

A pessoa com uma emoção negativa acha-se incapaz de ser competente para emagrecer, isto é, controlar seus impulsos de comer. Ela está com auto-estima abalada. Consequentemente o humor fica deprimido e poderá comer sem ter fome para compensar sua frustração.

Hoje em dia cresceu muito o medo de assalto, de seqüestro de violência urbana, fazendo com que as pessoas fiquem apavoradas.

Uma pessoa com transtorno compulsivo freqüentemente está fazendo dieta porque há muita variação em seu peso. Normalmente procura novidades em emagrecimento, mas não adere a nenhum tipo de dieta e muito menos pratica exercícios físicos.

A vida deve fluir em momentos bons e nos ruins. A felicidade é uma forma de caminhar. Todos enfrentam problemas e eles têm que ser resolvidos. Quando não resolvido logo, a tendência é que ele aumente.

Viver culpando as situações desagradáveis e compensando com episódios de ingestão de alimentos irá fatalmente adquirir obesidade.

Cada um deve rever sua situação e encarar os diversos problemas com prevenções.

O sucesso das dietas


O sucesso na perca de peso não depende só do plano de dieta mas também de múltiplos factores individuais. Aprenda quais são e como os controlar.

Rápida, fácil e duradoura, são os adjectivos mais procurados quando se fala em dietas.
Especialmente quando se exibem nas montras os primeiros modelos de Verão.

Contudo, está demonstrado que um resultado efectivo não se consegue apenas com a dieta da lua, da água ou a da maçã. É necessária a aquisição de hábitos, processo no qual a mente tem um papel fundamental.

A efectividade de uma dieta e a manutenção de um peso adequado, depende de múltiplos factores. Há que ter em conta elementos individuais, tais como a força de vontade, a autodisciplina e a gestão da ansiedade, assim como a tolerância à frustração, tendência a gratificar-se com alimento e capacidade para estabelecer prazos e objectivos realistas.

Todos estes factores terão uma relação com o êxito ou o fracasso. Assim, é necessário perceber quais os elementos que jogam contra os planos de atingir e manter um peso normal, de forma a encontrar ferramentas para os combater.

A procura de resultados rápidos contribui na maioria das vezes para o aumento do problema, uma vez que cria frustração, desalento e ansiedade.
O primeiro passo para perder peso com êxito, é perceber que tal levará tempo e requererá esforço.

Recomendações

• Não seguir uma dieta por causa da moda, mas pensar no bem-estar.

• Não se engane. Estabeleça objectivos claros e realistas.

• Tenha em conta a influência dos factores emocionais no comportamento alimentar. Identifique os momentos em que se alimenta por consolo ou por punição.

• Se cometer uma transgressão, não se culpe, mas não se habitue a isso.

• Seja realista a respeito da idade, constituição física e estado.

• Não esquecer que todo o regime deverá cumprir as leis da nutrição, quanto à quantidade, qualidade e equilíbrio.

• A educação é fundamental, informe-se de quantas calorias diárias necessita.

• Procure a orientação de uma equipe multidisciplinar, quando considerar necessário receber um apoio externo.

Regras de Etiqueta

CHÁ DAS CINCO

Esse costume é muito britânico. Porém, um grupo de amigos reunidos e um chá, à tardinha, tem um encanto especial.

Se não são muitos os convidados, ele poderá ser servido no living, com o auxílio do tradicional carrinho de chá e de uma mesinha que poderá ser uma das mesas laterais do sofá. Se não há carrinho de chá, a mesa de centro da sala de estar pode ser utilizada.

Coloca-se o carrinho de chá ou a mesa auxiliar perto de uma poltrona ou sofá, de modo que a dona da casa possa sentar-se confortavelmente para servir. Ele não deve, também, estar muito longe da porta de entrada, pois poderá existir a necessidade de atender convidados retardatários. Sobre ele repousarão: o bule com chá quente, um jarro com água aquecida, uma leiteira com leite ou creme de leite fino, o açucareiro, um prato com rodelas de limão sobre o qual haverá um garfinho, xícaras, colheres e guardanapos. Se ainda houver lugar, um pequeno jarro com rosas dará um toque elegante.

O bule de chá, a jarra com água quente e a leiteira deverão estar do lado direito da bandeja, com suas asas viradas para quem serve. Se não há muito lugar, as xícaras poderão ser arrumadas duas a duas, com os pratinhos empilhados.

A dona da casa toma um guardanapo, a xícara com a respectiva colher e serve o açúcar, chá, leite ou limão, conforme o gosto do convidado, passando-lhe, então, a xícara já servida colocada sobre o guardanapo.

O convidado a recebe e dirige-se à outra mesa onde estarão dispostos os sanduíches, salgadinhos, torradas, docinhos e bolos. Aí empilhados haverá pratos de sobremesa com os respectivos talheres para o serviço.

No verão, pode-se servir chá quente ou gelado. Coloca-se, então, próximo à mesa ou ao carrinho de chá, uma bandeja com copos altos, colheres compridas, folhas de hortelã e rodelas de limão em pratinhos, um recipiente com cubos de gelo, uma pinça para retirá-los e um açucareiro. Se a dona da casa estiver servindo chá quente para outros convidados, sua filha ou amiga mais íntima se encarregará de servir o gelado, que nada mais é que chá quente colocado sobre os cubos de gelo, num copo apropriado. Açúcar, limão ou hortelã, são a gosto do convidado.

O chocolate pode ser servido como opção para os que não gostam de chá. Basta incluir um bule da bebida na bandeja e oferecê-la aos convidados.

Brócolis
Brassica oleracea, var. botrytis aspargoides


Informações:
O brócolis é um vegetal da família das Crucíferas. É parecido com a couve-flor. Do brócolis, podem-se comer as folhas, as flores e os pedúnculos florais. Usa-se cozido ao vapor (para não perder os nutrientes) com sal, azeite e limão. Combina bastante com batatas e cereais.

Uso Medicinal:
inflamação do intestino, xeroftalmia, escorbuto, anemia, infecções, inflamações do tubo digestivo. É construtor dos ossos e dentes, laxativo, emoliente, diurético e calmante, remineralizante.

Composição Química (100g)

Calorias
32,4
Água 91,0 g
Carboidratos 4,9 g
Proteínas 2,5 g
Gorduras 0,5 g
Sais Minerais 0,8 g
Vitamina A (folhas) 15000 UI
Vitamina B1 80,0 mcg
Vitamina B2 275,0 mcg
Vitamina B5 1,2 mg
Vitamina C 81,0 mg
Fósforo 59,0 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 122,0 mg
Potássio 110,0 mg
Sódio 50,0 mg
Enxofre 40,0 mg

Beterraba
Beta vulgaris


Informações:
É uma planta de raiz carnuda e grossa, da família das Quenopodiáceas. Dela se extrai um açúcar idêntico ao da cana. Existe uma grande variedade de tipos de beterraba, sendo que as principais são as de raiz roxa e a de raiz amarela. É muito nutritiva. Pode ser usada de muitas maneiras, mas preferencialmente crua, de modo que suas propriedades nutritivas sejam maiores.

Uso Medicinal:
febre, reumatismo, pedras na bexiga, desarranjos do fígado, artrite, anemia. É boa para as glândulas de secreção interna e para os tecidos cerebrais, é calmante, diurética, laxante e calmante.

Composição Química (1oog)

Calorias
50
Água 87,1 g
Carboidratos 9,0 g
Proteínas 3,0 g
Gorduras 0,1 g
Sais Minerais 0,8 g
Vitamina A 40 UI
Vitamina B1 50,0 mcg
Vitamina B2 50,0 mcg
Vitamina B5 0,38 mg
Vitamina C 35,2 mg
Fósforo 37,0 mg
Ferro 3,0 mg
Cálcio 24,0 mg
Potássio 353,0 mg
Sódio 93,0 mg
Manganês 0,5 mg
Zinco 5,8 mg

Berinjela
Solanum melongena


Informações:
A berinjela é uma planta da família das Solanáceas. É muito característica pela sua cor escura e arroxeada. Originou-se na Índia e nas Antilhas. Pode-se comer berinjela de muitas maneiras: recheadas com ovo cozido, palmito ou arroz; assada, em omeletes, à milanesa, em conserva, temperada. Combina muito com cereais, ovos, frutas oleaginosas, feculentos e alimentos graxos.

Uso Medicinal:
excesso de colesterol, inflamação dos rins, inflamação da uretra, inflamação da bexiga, enfermidades do fígado, queimaduras, abcessos, prisão de ventre, enfermidades do estômago. É resolutivo e diurético.

Composição Química (100g):

Calorias
28
Água 92,6 g
Carboidratos 5,5 g
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,2 g
Sais Minerais 0,6 g
Vitamina A 65 UI
Vitamina B1 60,0 mcg
Vitamina B2 45,0 mcg
Vitamina B5 0,6 mg
Vitamina C 1,2 mg
Fósforo 23,0 mg
Ferro 0,6 mg
Cálcio 11,0 mg
Potássio 140,0 mg
Sódio 10,0 mg
Magnésio 8,0 mg
Cloro 18,0 mg
Enxofre 8,0 mg

Beldroega
Portulaca oleracea


Informações:
A Beldroega é uma planta hortense da família das Portuláceas. Tem muitas propriedades parecidas com as do espinafre. É usada em saladas cruas.

Uso Medicinal:
afecções dos rins, irritação da bexiga, afecções da bexiga, queimaduras, icterícia, feridas, vermes intestinais, pontadas no pulmão, acidez, inflamação nos olhos. É diurético e soporífero.

Composição Química (100gr):

Calorias
20
Água 94,5 g
Carboidratos 2,5 g
Proteínas 1,6 g
Gorduras 0,4 g
Sais Minerais 1,0 g
Vitamina A 5415 UI
Vitamina B1 80,0 mcg
Vitamina B2 110,0 mcg
Vitamina B5 0,56 mg
Vitamina C 26,8 mg

Batata Doce
Ipomoea batatas


Informações:
A batata doce se originou na América Central e pertence à família das Convolvuláceas.

Composição Química (100gr)

Calorias
105,0
Água 71,0 g
Carboidratos 24,0 g
Proteínas 1,4 g
Gorduras 0,4 g
Sais Minerais 0,2 g
Vitamina A 7000 UI
Vitamina B1 80,0 mcg
Vitamina B2 60,0 mcg
Vitamina B5 0,25 mg
Vitamina C 15,0 mg
Cálcio 80,0 mg
Magnésio 30,0 mg
Ferro 7,0 mg

Alimentos e Todos seus Nutrientes

Batata
Solanum tuberosum


Informações:
A batata, ou batata-inglesa, é uma planta da família das Solanáceas, originária do Peru e do Chile. O tubérculo é largamente usado nas mesas européias e americanas. É muito usada para acompanhamento de outros alimentos ou para ser saboreada sozinha. Pode ser comida frita, cozida, assada, em forma de purê e até como suco.

Uso Medicinal:
acidez, úlceras, queimaduras leves, azia, diabetes, reumatismo, prostatite, cistite, pedras na bexiga, diarréia. É emoliente.

Composição Química (100gr)

Calorias
78,5
Água 79,4 g
Carboidratos 17,6 g
Proteínas 1,8 g
Gorduras 0,1 g
Sais Minerais 1,0 g
Vitamina A 45 UI
Vitamina B1 165,0 mcg
Vitamina B2 320,0 mcg
Vitamina B5 1,0 mg
Vitamina C 15,0 mg
Fósforo 31,0 mg
Ferro 1,0 mg
Cálcio 14,0 mg
Potássio 60,0 mg
Sódio 3,0 mg
Magnésio 5,0 mg
Silício 2,0 mg
Enxofre 35,0 mg
Cloro 3,0 mg
Arsênico 0,08 mg
Manganês 0,97 mg

Irritação não soluciona nada

Irritação não soluciona problema algum.
Contrariedades não alteram a natureza das coisas.
Os desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar...
O mau humor não modifica a vida.
A dor não impedirá que o sol brilhe sobre os bons e os maus.
A tristeza não iluminará os caminhos.
O desânimo não edificará a ninguém.
As lágrimas não substituem o suor que constrói a própria felicidade.
As reclamações, mesmo efetivas pouco acrescentarão nos outros um só grama de compreensão!
Não estrague o seu dia!
Aprenda, com a sabedoria, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre. Para o infinito bem.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Boa forma aos 20, 30, 40 e mais



A cada dia se valoriza mais a boa forma. E não só pela questão da estética, mas também pelo lado da saúde. A consciência atual sobre a necessidade da prática de atividade física envolve a manutenção da beleza, da saúde e do bem-estar físico e mental

São inúmeros os benefícios de manter o corpo em forma por meio dos exercícios. Temos uma melhora do sistema cardiovascular, na circulação sangüínea, aumento da capacidade pulmonar, o que facilita a respiração e até prevenção de doenças, em função de o sistema imunológico ser beneficiado. Ocorre também o fortalecimento da musculatura, o que proporciona melhora da capacidade funcional, ou seja, maior facilidade na realização de atividades diárias e também aumento da auto-estima.

Porém, não é aconselhável sair por aí e começar qualquer exercício



sem uma orientação adequada, existem cuidados a serem tomados fazem toda a diferença, como manter uma postura correta, pisar adequadamente no solo, ou levantar a quantidade certa de peso, detalhes são importantes porque evitam lesões e garantem os resultados. Respeite seu corpo e conheça seus limites, para que assim possa usufruir dele da melhor maneira possível e por um longo tempo.

“Independente da idade, qualquer pessoa sente-se mais disposta e bonita ao exercitar-se”

Para garantir qualidade de vida, saiba quais são os exercícios mais apropriados para cada faixa etária.


- 20 aos 30 anos
É nessa etapa da vida que somos mais beneficiados. Nosso metabolismo corporal está acelerado facilitando assim os resultados buscados com a prática de exercícios físicos e a perda de peso acontece com maior facilidade.

Atividades físicas indicadas: exercícios de força como a musculação associada com os exercícios aeróbicos como caminhadas, ciclismo, caminhadas com exercícios localizados, lutas (jiu-jitsu, judô, taek won do, karatê) com musculação. Aproveite ao
máximo pois o pique é total.

- 30 aos 40 anos
Momento certo para se cuidar com mais intensidade e dedicação. A partir dos 30 anos aumenta o risco de aparecerem as doenças do coração, especialmente em pessoas que são sedentárias e que não possuem hábitos alimentares adequados. É nesta fase que a mulher atinge o auge da vida, está madura, capaz, segura, preocupando-se com seu bem estar pessoal.

Atividades físicas indicadas: exercícios com pesos como a musculação é o que deve ser priorizado, pois há uma perda sutil de massa muscular à partir desta fase e a cada década um pouquinho mais. Caso seu objetivo seja emagrecer, combine-os com os aeróbicos (hidroginástica, natação, bicicleta, entre outros) além das caminhadas e corridas. Associe por exemplo, a caminhada com a ioga e pilates (exercício de força), a musculação com hidroginástica ou natação, musculação com alongamentos e ciclismo.

- 40 em diante:
Há uma queda na produção hormonal que afeta não só o corpo, mas também muda a textura da pele (ela perde o viço), queda dos cabelos, irritabilidade entre outros. É necessário também cuidar dos ossos que ficam fragilizados nesta fase.

Atividades físicas indicadas: aposte nos exercícios físicos antiestresse como a ioga, o tai chi, alongamento, danças de salão, do ventre entre outras, pois têm a função de recuperar a musculatura. Não deixe de investir também nos exercícios de força como a musculação e os aeróbicos para manter a capacidade pulmonar e o coração em dia.

Independente da idade, qualquer pessoa sente-se mais disposta e bonita ao exercitar-se. Então não fique parado, faça algo por você agora, saia do sedentarismo e mantenha seu corpo saudável.

Endorfina: aumenta o bem estar e diminui o stress.



Você já ouviu falar que exercício vicia?Algumas pessoas realmente são viciadas em atividade física. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios

Muitas pessoas se sentem irritadas, ansiosas, depressivas
e com péssimo humor quando deixam de fazer exercícios físicos.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo
o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.


Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.

Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.

“Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas
horas após a
sua liberação”

Em determinado momento, porém, atinge um limiar de produção que a torna perceptível e surge a sensação de bem-estar que persiste mesmo depois de terminado o exercício.

Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são
sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros
estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio
até 72 horas após o exercício.

A endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que
estimula a produção de adrenalina e cortisol.

A intensidade e a duração do exercício parecem ser responsáveis pela concentração de endorfina no sangue.

Após exercícios de intensidade leve a moderada (menor que 60%
do VO2max) não foi verificado aumento da taxa de endorfina no sangue.

Um estudo comparativo entre um exercício aeróbio (com cargas crescentes de intensidade) e outro anaeróbio (com duração máxima de 1 minuto) encontrou concentrações plasmáticas aumentadas de endorfina de forma muito semelhante.

No exercício aeróbio esse nível alto de endorfina foi encontrado
após ter sido alcançado o limiar anaeróbio (cerca de 75% do VO2 máx). Observou-se também relação direta entre as concentrações
de endorfina e outros hormônios relacionados à atividade física
como o ACTH e adrenalina.

Não existe um tempo de exercício pré-determinado a partir do qual
a endorfina começa a ser liberada mais intensamente. Estudos, já citados acima, demonstraram que tanto exercícios aeróbios quanto anaeróbios podem provocar um aumento de sua concentração.

Desta forma, se torna importante fazer uma avaliação física antes
de iniciar os exercícios, para que você conheça o seu nível de condicionamento físico bem como limiares aeróbio e anaeróbio, e possa trabalhar de forma correta e segura.

Insista nos exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, na musculação de 3x a 5x por semana e nos alongamentos. Sinta
este bem estar!

Mudar de vez os hábitos alimentares


Este é o grande segredo para perder peso e não o ganhar de novo. Algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença

A mudança dos hábitos alimentares é, sem sombra de dúvida, a maneira mais correcta de controlar o seu peso a longo prazo. Mesmo depois de uma dieta bem sucedida é preciso aprender a manter o peso. Siga as nossas dicas e truques e vai ver que os resultados vão compensar.

1) Tente reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes não continuamos a comer depois de estarmos saciados só porque a comida está muito boa? Coma mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demorará mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficará saciado comendo muito menos.

2) Controle a ingestão de gorduras. Esta técnica é extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os carbohidratos. Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos quando os compra e escolha os que contêm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possa mude para as versões light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitua a maionese normal pela sua versão de dieta. Mude, aos poucos, do leite normal para leite meio gordo e depois para leite magro. Escolha os queijos mais magros, compre carne pouco gorda e retire os restos visíveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou óleo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudável engorda tanto como as outras. Consuma-o moderadamente.

3) Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

4) Reduza o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderação.

5) Reduza também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitua o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitua os refrigerantes pelas suas versões light.

6) Faça exercício. A prática regular de exercício aumenta o seu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda o afasta do frigorífico. Além de ajudar a perder peso, o exercício firma os músculos e melhora a aparência. Não é preciso um exercício muito intenso. Uma hora de actividade física, duas vezes por semana e uma caminhada de meia hora ao fim de semana são suficientes para manter um nível de metabolismo adequado. Escolha uma actividade desportiva que goste. O melhor exercício não é o mais extenuante, mas sim o que você mais aprecia. Assim, será menos provável que desista. O que vale é a persistência. Depois, há pequenos truques que pode incluir na sua rotina diária como ir pelas escadas em vez de apanhar o elevador, ir a pé ao banco que fica a 500 metros em vez de levar o carro ou não apanhar o metro para fazer uma viagem entre duas estações consecutivas.

7) Verifique se está a comer porque tem fome ou se come por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão solitários, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para as controlar. De nada serve andar a controlar-se toda a semana para depois estragar tudo e ingerir 3000 calorias quando está zangado com o seu patrão.

8) Tenha atenção às situações de risco: jantares de amigos, férias, festas, viagens e feriados. Saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade física habitual. Não precisa de fazer desses dias um sacrifício vendo os outros comer comida saborosa enquanto você fica infeliz a um canto, mas não precisa de sair de lá empanturrado de tanto comer. Prove um pouco de cada prato, mas não coma demasiado. Preste mais atenção às pessoas do que à comida.


De nada serve usar estas dicas cegamente durante um mês e depois abandoná-las a todas porque uma é difícil de seguir. O segredo está em adoptar uma técnica e praticá-la até que se torne um hábito. Isso leva aproximadamente seis meses.

Faça as mudanças de modo gradual. Comece com a técnica que melhor se adaptar aos seus interesses e necessidades. As mudanças graduais são as mais eficazes no controle do peso.

Não adopte uma dica que lhe exija um sacrifício demasiado alto. Se realmente detesta desporto talvez possa substituir o exercício por uma caminhada a pé ou por um maior controle do número de calorias ingeridas. Se após 2 meses ainda detesta o gosto do café com adoçante sintético não insista, ponha mesmo açúcar e corte nas sobremesas.

Compre uma boa balança, de preferência electrónica, fixe um peso realista mais 1 Kg que o seu peso actual e nunca o ultrapasse. No dia em que tiver 100 gramas a mais perca-as rapidamente. Não deixe que elas se transformem em 500 gramas e depois em 1 quilo e depois em 5.

O desânimo é o maior inimigo da dieta


O Desânimo é uma das causas ligadas ao insucesso das dietas. Concentre-se no seu comportamento.

O desânimo é uma das grandes causas de abandono da dieta. Um inquérito mostrou que menos da metade dos que tentam perder peso consegue realmente um resultado positivo. O desânimo ficou com 43% das justificações pelo insucesso. Outros motivos alegados para o mau resultado: sensação de fome (20%), stress (15%), falta de tempo (10%) e metas pouco realistas (7%).
Siga as nossas recomendações:

- Dê pelo menos um mês para decidir se a sua dieta está a resultar ou não.

- Procure distinguir fome e desejo.

- Não coma às escondidas.

- Não pense em perder muito peso em pouco tempo.

- Tire tudo o que é doce e chocolate da sua dispensa.

- Concentre-se em seu comportamento e não no resultado da balança.

- Conheça o valor calórico daquilo que come.

Sabe o que eu mais queria na vida?

Sabe o que eu mais queria na vida?
Queria, durante uma semana, só ler notícias boas...

Nem precisava que elas fossem tão boas; bastava que não houvesse nenhuma ruim.
As manchetes dos jornais não precisariam falar de coisas muito importantes.
Poderiam contar que neste ano estão crescendo flores, misteriosamente, em todos os canteiros de todos os prédios, e que até as vielas das favelas estão floridas e coloridas.
Além disso, por um capricho da natureza, elas estariam mais cheirosas do que nunca, e que esse fenômeno está fazendo com que as pessoas estejam mais gentis, mais delicadas, mais felizes. E os traficantes, no lugar de traficar, levariam grandes buquês para suas namoradas, que retribuiriam com beijos e palavras amorosas.
Os jornais diriam que nossos deputados e senadores se renderam à beleza que tomou conta do país, e durante esta semana esqueceriam de seus interesses particulares e só votariam projetos a favor do bem-estar geral.

E isso lhes faria tanto bem que eles sairiam do congresso a pé, falando com todas as pessoas com quem cruzassem na rua, sorrindo, simpáticos, como faziam quando estavam em campanha.
Eles também colheriam e levariam flores para suas mulheres, com um carinho que elas já haviam esquecido que existia.

As rádios só tocariam canções de amor, e as televisões mostrariam praias, montanhas, lugares lindos onde se poderia passar uns dias só sendo feliz, mais nada.

Algumas pessoas não seriam citadas no noticiário desta semana, e seria proibido falar de qualquer partido político, já que eles só nos trazem desgosto. Responda rápido: algum deles lhe trouxe alguma alegria nos últimos tempos?

Nessa semana, só uma coisa seria proibida: tirar fotos com o celular.
Para que as pessoas soubessem que os momentos de verdadeira felicidade são guardados dentro do peito, deles não se esquece, e para isso não precisamos de nenhuma maquininha.
Barraquinhas ofereceriam água de coco gelada e pão de queijo fumegando, de graça, como se estivéssemos numa quermesse...

Ninguém teria a menor preocupação com coisa alguma, ninguém falaria de doenças nem de tragédias, até porque ninguém estaria doente e nenhuma tragédia teria acontecido.
Teríamos a ilusão, durante uma semana, de que a vida seria assim, para sempre; e à noite, quando aparecessem os primeiros vaga-lumes, a certeza de que todos nossos sonhos iriam se realizar.
Aliás, uma semana seria demais; bastaria que fosse assim por um dia.
(Danuza Leão)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Conheça suas emoçoes e seja feliz!



Sentimento de culpa, inferioridade, remorso, vergonha ou humilhação podem surgir quando o comportamento da pessoa não corresponde a sua própria expectativa

É necessário reconhecer os desejos, respeitar os valores, usar a própria capacidade e aproveitar as oportunidades para tomar decisões e depois executá-las. Porém esse padrão somente será eficaz se tiver real significado para a vida e gerar bem-estar.

Para administrar a vida é necessário perseverar e desenvolver os recursos pessoais. Esses recursos dependem em grande parte de controle emocional. O comportamento desempenha um papel importante para o alcance de objetivos e para encontrar um sentido para a vida.
É importante que a força para as



realizações venha de dentro da pessoa. Essa força pode receber vários nomes, como dedicação,autocontrole, autodisciplina e inteligência emocional. O autocontrole é fruto da experiência pessoal e consiste em aprender a regular as próprias respostas para satisfazer às necessidades pessoais, considerando princípios e valores nas mais variadas situações.

“Para conseguir o autocontrole é necessário crer no próprio potencial e no poder da vontade para atingir os objetivos. Essa é a motivação para alcançar melhor qualidade de vida”

Exemplo: diante da necessidade de perseverar para atingir uma meta, a pessoa persiste ou desiste; diante de um bolo e de uma fruta, ela come o bolo ou a fruta; diante da necessidade de estudar para uma prova, ela estuda ou vai ver TV. É preciso compreender que existe o desejo e o dever. É necessário equilíbrio para distinguir entre eles e agir com determinação e força de vontade para conquistar a qualidade de vida almejada.


Quando fatores externos exercem extrema influência sobre as ações do indivíduo, fica mais difícil perceber a conexão entre o seu comportamento e os resultados obtidos. Normalmente os resultados são atribuídos à sorte, ao destino ou ao ambiente social. O ajustamento produtivo à vida é mais difícil quando não se reconhecem as conseqüências do próprio comportamento.

Existem muitas pesquisas sobre controle da ingestão de alimentos, parar de fumar, alcoolismo, combate ao preconceito, relacionamento interpessoal, prática sexual segura e muitas outras áreas. Todas procuram apontar o melhor caminho a seguir. Entretanto não basta só tomar conhecimento, é necessário acreditar e incorporar a informação para que ela possa dar origem a ações eficazes e duradouras.

Para conseguir o autocontrole é necessário crer no próprio potencial e no poder da vontade para atingir os objetivos. Essa é a motivação para alcançar melhor qualidade de vida, sempre respeitando as próprias emoções. Quando a pessoa se esforça para atingir os seus objetivos, a vida adquire mais sentido.

Pequenas Ações, Grandes Resultados



Toda pessoa às vezes sente-se triste, de mau humor, deixa-se dominar pela ira e fica remoendo rancores. Afinal, são reações inevitáveis diante de tantas frustrações ao longo da existência

Porém esses sentimentos não devem persistir por muito tempo, pois comprometem a capacidade de sentir prazer e de dar respostas adequadas às mais diversas situações. É necessário mudar o disco e reverter o quadro, para evitar que esses sentimentos se instalem de forma permanente.
Algumas medidas simples podem ajudar nessas situações:

1- Afastar-se dos chatos. Quem está numa fase vulnerável deve passar longe dos fofoqueiros, dos que vivem reclamando e de quem adora julgar os outros. Já as pessoas de alto astral atuam como renovadoras de energia.


2- Permanecer aqui e agora. O futuro é um projeto e o passado já se foi. O momento presente é tudo o que temos e deve ser o principal foco da vida. Se a nossa energia estiver focada em outro tempo, há grande possibilidade de perdermos as chances que se apresentam.

3- Desconfiar dos próprios dramas. Não se leve tão a sério. Às vezes, rir de si mesmo é o melhor remédio. As dificuldades são encaradas sob uma nova perspectiva quando existe bom humor.

“Sentimentos ruins não devem persistir por muito tempo, pois comprometem a capacidade de sentir prazer e de dar respostas adequadas às mais diversas situações.”

4- Limpar a área. Não varra a sujeira para baixo do tapete. Engolir a raiva e as mágoas é pior, pois um dia elas acabam reaparecendo, numa forma e num momento impróprios. O melhor é não deixar as divergências se acumularem, esclarecendo os fatos para que as tensões desapareçam. Um diálogo franco e tranqüilo pode ser um ótimo remédio.


5- Redigir cartas. Escreva suas mensagens de mágoa, indignação ou cobrança - o que seja -, mas não as envie. Guarde-as por alguns dias e depois as releia e decida se o destinatário merece ou não recebê-las. Isso ajuda a discernir se o problema é seu ou do outro, e pode poupá-lo de cometer injustiças e aumentar desavenças.

6- Dar um tempo. Se o trabalho ou alguém está deixando você aborrecido, saia de cena. Siga sua rotina, porém não se exponha. Assim você terá um tempo para entender suas emoções e se reestruturar para lidar melhor com a situação.

7- Cantar. Não importa onde – em grupo, sozinho ou debaixo do chuveiro. Cantar ajuda a liberar emoções, além de ser um ótimo exercício respiratório e de relaxamento da musculatura corporal e da mandíbula.

8- Fazer coisas prazerosas. Realizar atividades que dão prazer apenas durante as férias ou feriados não contribui muito para uma vida feliz. É importante realizar diariamente coisas simples que dêem prazer, de preferência em benefício próprio.

9- Fazer exercícios. Escolher uma modalidade de exercícios, como dançar, nadar, correr ou caminhar. É bom lembrar que só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. Os exercícios, praticados regularmente, estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e por outros benefícios para o corpo.

10- Permitir-se mimos. Uma sessão de cinema só com as amigas, um café num lugar agradável, um domingo em que você acorda bem mais tarde, uma sessão de massagem relaxante. O importante é que esses mimos tenham o efeito de dar satisfação.

Todas essas medidas podem melhorar o ânimo e a disposição para enfrentar as situações do dia-a-dia com mais humor e prazer. Cada pessoa poderá adotar muitas outras medidas. Para isso é necessário descobrir o que provoca a sensação de reduzir o estresse. É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para viver melhor com os outros e consigo mesmo.

Sou uma Mulher à Moda Antiga


Se eu pudesse, era essa a vida
que eu iria escolher. Com menos pressa e mais prazer

“Calma” me parece uma palavra suprimida no dicionário da vida contemporânea. E está tão ligada
ao lado feminino do humano, àquele que contempla, que sossega, que atende, espera e acolhe. Há que ter calma para viver os ciclos naturais, para
suportar cada um de seus instantes. Não se vive mais com calma, não se saboreia mais a espera. A era tecnológica associou a espera ao desperdício, ocasionando em quem espera um sentimento de inutilidade e angústia. Temos tudo instantâneo, de sopa a comunicação, e elaborar demoradamente aquilo que será entregue ao outro ou consumido


por nós mesmos, seja no trabalho ou em casa é uma experiência
que nos foi extirpada pela cultura do imediatismo.

Penso que todos perdem muito nesse afã pela velocidade, pela pressa em estabelecer resultados e atingir metas (no trabalho são estabelecidas pela empresa, no lar são as normas da praticidade e economia, seja de tempo, de dinheiro, de energia, sempre ela, a política do menor esforço sobrepondose à entrega e à dedicação que leva tempo, muito tempo).

Mas acho que as mulheres perdem mais, ou talvez eu perca muito, e fique inconformada de não ouvir da boca de outras mulheres reclamações iguais às minhas. Adoro poder ficar em casa. Até bem pouco tempo, isso me agoniava. Até que descobri a possibilidade de estabelecer um bom diálogo com o mundo sem ter que necessariamente interagir diretamente com ele, e considero um privilégio ter essa “conversa” de dentro da minha toca.

Me preservo do que é ruim (horários, trânsito, poluição, colegas importunos, chefes arrogantes, notícias desagradáveis, máquinas de café) e me concentro naquilo que agrega coisas boas à minha escrita, que me faz pensar, me comove, espanta ou instiga. E sobra tempo. Acima de tudo, adoro o tempo livre. Pra poder olhar as minhas meninas e assistir de perto elas crescerem.

Como é lindo ver crescer uma menina. Tudo delicado e de faz-de-conta, quase tudo corde-rosa. Tudo lantejoula, tudo tule e laço de fita. Muito riso, muito choro. E ensinar a ser feliz é o mais bonito de ser mãe. Pegar no colo, conter o choro, secar a lágrima e dizer que é assim mesmo, que a gente cai, que às vezes dói, que às vezes sangra, mas que sara. Mas que é pra tomar cuidado, porque às vezes pode machucar demais. E que é preciso rir, porque entre um tombo e outro existe a diversão, as descobertas e a varinha de condão.

O tempo livre é bom para poder inventar histórias, como as que eu publico e as que eu guardo para mim. Porque quem escreve é assim mesmo, escreve sempre, e escreve à toa porque é quase compulsão, e se não escreve fica doido. E depois bordo, ou costuro bolsa e almofada pras crianças, e também de presente pra quem amo. E enquanto bordo ou costuro as almofadas fico pensando no dono do presente, e em cada pontinho da agulha penso baixinho um “eu te amo” feito reza de velhinha, pra ficar o meu amor na casa toda onde estiver a almofada.

Olho em volta e ainda há tempo, e comidinhas pra fazer, a gatinha pra brincar, as plantas pra cuidar, e dá uma preguiça, porque quando se tem tempo é que não dá vontade de fazer nada mesmo, e penso
se faço alguma coisa ou se durmo, então eu durmo um bocadinho, o que é que custa? E quando acordo, dou um gás naquilo tudo que ficou para ser feito e eu fui deixando até não poder mais arrastar.
Geralmente é nessa hora que me lembro de uma amiga, uma que vive dando bronca, porque acha que eu tinha que ser uma grande executiva, e sinto um certo calafrio.

Ela acha um despautério eu ficar em casa em vez de subir que nem foguete numa empresa. Ela acha o fim de todas as picadas eu perder tempo cozinhando, em vez de comprar comida congelada e fazer um MBA.

Ela ainda me acha ingênua por ainda acreditar na possibilidade de um amor intenso e verdadeiro (e cúmplice, e terno, e eterno, quem sabe?) e só falta me espancar quando digo que não sei se teria mais um filho num segundo casamento. Ela desconfia de homens. Ela acha que o destino de todo relacionamento é a traição e o abandono.

Ela é uma grande executiva. Ela quer ganhar muito dinheiro, e acredita que essa é a única maneira de ser respeitada por um homem. Ela quer viajar o mundo sozinha. Ela não pensa em filhos – gravidez deforma o corpo – o homem se desinteressa e arruma outra, criança dá trabalho e ela gosta de dormir a noite toda. Ela adora sexo e quer fazer sexo selvagem a vida inteira. Fiquei pensando nela, em quanto tempo somos amigas e no quanto estamos nos tornando a antítese uma da outra.

Quase noite e fui tomar um belo banho, com resquícios da amiga no pensamento, mas já de volta ao meu mundinho. Minha filha mais velha pediu para eu comprar uma planta carnívora, preciso encontrar
o endereço da floricultura especializada. A mais nova quer que eu faça a receita de rosquinha de aveia. Estreou uma peça nova no teatro aqui pertinho, e acho que elas vão gostar. Esse sabonete novo
é uma delícia, hoje nem vou usar o óleo de banho, esse cheiro é tão gostoso...

Enquanto conto historinhas, elas vão pegar no sono. Espero um pouco na poltrona, até que durmam. Penso nele com saudade, e no que é que vou vestir para esperá-lo. Escolho a camisola branca de cambraia, com rendinhas. Sou uma mulher à moda antiga. Depois, já deitada em minha cama, penso em tudo o que faremos quando ele tirar minha camisola. E penso que, se eu pudesse, viveria só de amor.

Banana
Musa paradisíaca; Musa sapientium


Informações:
É uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América. É uma fruta apreciadíssima pelo homem pelo seu valor alimentício e pelo seu sabor. São conhecidas mais de 30 variedades de bananas. Pode ser comida ao natural, assada, frita, cozida, em doces, compotas, saladas, vitaminas com leite, etc.

Uso Medicinal:
úlceras, esfoladuras, queimaduras, feridas, gota, hidropsia, asma, tuberculose pulmonar, afecções do fígado, icterícia, enfermidades intestinais, enfermidades do estômago, prisão de ventre, anemia, nefrite, enfermidades renais, diarréia, hemorróidas, paralisia, pneumonia, escrufulose.

Composição Química (100gr):

Calorias
162
Água 60,1 g
Carboidratos 36,8 g
Proteínas 2,39 g
Gorduras 0,2 g
Sais Minerais 0,5 g
Vitamina A 233 UI
Vitamina B1 57,0 mcg
Vitamina B2 80,0 mcg
Vitamina C 1,18 mg
Potássio

401,0 mg

Sódio 34,0 mg
Fósforo 26,0 mg
Cálcio 20,0 mg
Ferro 1,06 mg

Azeitona
Olea europaea


Informações:
Fruto da oliveira, árvore da família das Oleáceas, originária da Ásia Menor. É um excelente alimento energético. Pode ser usada em saladas, acompanhamentos e na decoração de pratos.

Uso Medicinal:
dores musculares, otite, afonia, inflamações da garganta, otalgia, dores reumáticas, gengivite, inflamações da boca, feridas, queimaduras, chagas, abcessos, congestão cerebral, raquitismo, asma, tuberculose, hidropisia renal.

Composição Química (100gr):

Calorias
182
Água 75,0 g
Carboidratos 2,0 g
Proteínas 1,5 g
Gorduras 15,0 g
Sais Minerais 3,3 g
Vitamina A 250 UI
Vitamina B1 10,0 mcg
Vitamina B2 15,0 mcg
Vitamina C 5,9 mg
Potássio

1528,0 mg

Sódio 128,0 mg
Cálcio 100,0 mg
Fósforo 15,0 mg
Silício 6,0 mg
Magnésio 5,0 mg
Cloro 4,0 mg
Ferro 1,0 mg

Avelã
Corylus avellana


Informações:
A avelã vem de uma árvore da família das Betuláceas, que cresce naturalmente em toda a Europa, Ásia Menor e parte da América do Norte. Possui um conteúdo de óleo muito grande, sendo assim muito energética. Pode ser comida ao natural ou com mel, mas é mais indicada para a fabricação de pastas, manteigas e biscoitos.

Composição Química (100 gr):

Calorias
682
Água 7,1 g
Carboidratos 7,2 g
Proteínas 17,4 g
Gorduras 62,6 g
Sais Minerais 1,3 g
Celulose 3,1 g
Vitamina B1 460,0 mcg
Caroteno 0,265 mg
Vitamina C 6,0 mg

Aspargo
Aspargus officinalis


Informações:
O aspargo é uma planta hortense da família das Liliáceas. Existem muitas variedades de aspargos, mas o rizoma perene e as folhas reduzidas, membranosas e esbranquiçadas são características comuns. Devem ser comidos em molhos ou cozidos.

Uso Medicinal:
palpitações, afecções do coração, hidropisia, catarros brônquicos, tuberculose pulmonar, gota, icterícia, enfermidades da bexiga. É calmante do coração, remineralizante, laxante, diurético, oxidante e bom para a bexiga.

Composição Química (100 grs):

Calorias
22,7
Água 93,7 g
Carboidratos 3,3 g
Proteínas 1,8 g
Gorduras 0,2 g
Sais Minerais 1,0 g
Vitamina A 350 UI
Vitamina B1 150,0 mcg
Vitamina B2 170,0 mcg
Vitamina B5 1,42 mg
Vitamina C 31,4 mg
Fósforo 39,0 mg
Silício 30,0 mg
Cálcio 25,0 mg
Potássio 196,0 mg
Sódio 7,0 mg
Magnésio 1,0 mg

Amora
Morus nigra; Morus alba


Informações:
Fruto encontrado em duas cores, preta e branca, e que pode ser usado para fazer deliciosos sucos engarrafados, doces, compotas, geléias, bolos recheados, etc.

Uso Medicinal:
diarréia e disenteria, tosse, febre, febres palúdicas, afecções das vias urinárias, afecções da garganta, prisão de ventre, feridas, dores dos ossos. É depurativo do sangue, vermífugo, calmante, diurético, purgante, adstringente.

Composição Química (100grs):

Calorias
61
Água 85 g
Carboidratos 12,6 g
Proteínas 1,2 g
Gorduras 0,6 g
Sais Minerais 0,6 g
Vitamina A 200 UI
Vitamina B1 30,0 mcg
Vitamina B2 50,0 mcg
Vitamina B5 0,43 mg
Vitamina C 22,1 mg
Fósforo 48,0 mg
Ferro 1,57 mg
Cálcio 36,0 mg
Potássio 169,0 mg
Sódio 7,0 mg

Amendoim
Arachis hypogaea


Informações:
O amendoim é um legume altamente nutritivo. Devido ao seu alto teor de gorduras, é um alimento muito calórico. É rico também em fósforo, cálcio e ferro. O amendoim é usado de várias formas. Pode ser transformado em óleo e em farinha. É muito usado também no preparo de docinhos.

Uso Medicinal:
pelagra, afecções do ouvido, manchas no rosto, gretadura nos lábios, hemorróidas, debilidades, tuberculose, icterícia. Indicado para quem exerce atividades mentais.

Composição Química (100gr):

Calorias
587,0
Água 12,4 g
Carboidratos 14,0 g
Proteínas 23,7 g
Gorduras 47,8 g
Sais Minerais 2,1 g

Amêndoa
Prunus amygdalus


Informações:
Fruto originário da Ásia, provavelmente da China. O fruto é encerrado num caroço que é recoberto por uma pele coriácea e muito pelosa. É riquíssima em gorduras e proteínas. Quando moídas, podem ser adicionadas às saladas, sopas e purês.

Uso Medicinal:
hemorróidas, úlceras, inchações, dores reumáticas, dores de ouvido, frieiras, manchas no rosto, afecções gastrointestinais, gastrites, eczemas, bronquite, tosse, asma, irritações cutâneas, inflamação das vias urinárias.

Composição Química (100gr):

Calorias
640
Água 4,5 g
Carboidratos 19,6 g
Proteínas 18,6 g
Gorduras 54,1 g
Sais Minerais 3,2 g
Vitamina A 580 UI
Vitamina B1 150,0 mcg
Vitamina B2 500,0 mcg
Vitamina B5 1,8 mg
Vitamina C

3,6 mg

Fósforo 457,0 mg
Ferro 4,4 mg
Cálcio 254,0 mg
Potássio -
Sódio 23,0 mg
Magnésio 18,0 mg
Cloro 37,0 mg

Ameixa
Prunus domestica


Informações:
É produzida por uma árvore da família das Rosáceas, originária da Pérsia e da Ásia Menor. Apresenta um número razoável de variedades. Geralmente é esférico e de cor violeta escura, com o caroço pontiagudo. É um alimento que pode ser apreciado ao natural quando for fresca, e demolhada quando seca. Além disso pode ser usada em compotas, sopas, purês, ou em misturas com passas e figos secos.

Uso Medicinal:
afecções das vias respiratórias, desintoxicante do aparelho digestivo, debilidade cerebral, afecções das vias urinárias, hipocondria, hemorróidas. É depurativa do sangue, diurética, desobstruente do fígado, laxativa.

Composição Química (100gr):

Calorias
54
Água 85 g
Carboidratos 13,0 g
Proteínas 0,4 g
Gorduras 0,2 g
Sais Minerais 0,5 g
Vitamina A 2000 UI
Vitamina B1 120,0 mcg
Vitamina B2 150,0 mcg
Vitamina B5 0,37 mg
Vitamina C 6,8 mg
Fósforo 32,0 mg
Ferro 0,7 mg
Cálcio 20,0 mg
Potássio 203,0 mg
Sódio 19,0 mg
Magnésio 6,0 mg
Silício 2,3 mg
Almeirão
Cichorium intybus


Informações:
O almeirão é uma folha muito amarga. É uma variedade da chicória (vide chicória para ter mais informações)

Alimentos e Todos seus Nutrientes

Alho-Porro
Allium porrum


Informações:
É um pequeno bulbo de reprodução um tanto escassa. Dispõe de um grande número de raízes fibrosas e brancas, sem ramificações na terra. O alho-porro pode ser usado como condimento em sopas e molhos, ou cru em saladas.

Uso Medicinal:
deficiências de vitamina C, doenças renais, obesidade, problemas com o metabolismo, catarros bronquiais, doenças do fígado, doenças do estômago, doenças do intestino. É depurativo, diurético, estimulante das glândulas.

Tenha sonhos!

Você precisa ter sonhos, para que possa se levantar, todas as vezes que cair.
Acreditar que, a toda hora, acontecerão coisas boas, e mudar o rumo da sua vida.
Você precisa ter sonhos grandes e pequenos. Os pequenos são as felicidades mais rápidas, os grandes são os que dão força para suportar o fracasso dos sonhos pequenos.

Você tem que regar os teus sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta para que cresça...
Precisa dizer sempre a você mesmo: "Vou conseguir! - vou superar! - vou chegar no meu sonho!"

Fazendo isso, você estará cultivando sua luz, a luz das esperanças, que nunca deve se apagar, pois ela é a imagem que você passa pras outras pessoas.
É através dessa luz que todos vão lhe admirar, acreditar em você e te seguir.

Mire -se na lua, pois se você não puder atingi-la, com certeza irá conhecer grandes estrelas... Ou quem sabe, poder ser uma delas!
(Vilma Galvão)

COMO EVITAR A FORMAÇÃO DE CÉLULAS CANCEROSAS ?

Este é um artigo muito sério e contém as pesquisas mais recentes do
Hospital John Hopkins de Nova York, o centro mais avançado de pesquisa
sobre câncer.

Por favor compartilhem com todos os seus amigos e parentes porque em se
tratando de câncer, a prevenção é o melhor remédio e como poderão
constatar, as recomendações são muito simples e fáceis de seguir.

Como permanecer saudável.

Recentes informações do Hospital John Hopkins sobre o câncer.

1.Toda pessoa tem células de câncer no corpo.
Estas células cancerosas não aparecem nos testes padrões, até que elas se
multipliquem em alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de
câncer que não há mais nenhuma célula de câncer nos seus corpos, após o
tratamento, isto quer dizer que os testes não podem mais identificar as
células cancerosas, porque elas não atingiram o tamanho detectável.

2. Células cancerosas podem ocorrer de 6 a mais de 10 vezes na vida de uma
pessoa.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa é vigoroso, as células
cancerosas serão destruídas e impedidas de multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isto significa que ela tem múltiplas
deficiências nutricionais. Estas deficiências são devidas ao fator
genético, ambiental, da alimentação e do estilo de vida.

5. Superar as deficiências nutricionais múltiplas significa mudança de
dieta e a inclusão de suplementos, que irá fortalecer o sistema
imunológico.

6. Quimioterapia impede o crescimento acelerado das células de câncer e
também
destrói as células saudáveis na medula óssea, na área gastro-intestinal
etc. e pode
causar dano aos órgãos, como fígado, rins, coração, pulmões etc..

7. A radiação, enquanto vai destruindo as células de câncer, também
produz
queimaduras, cicatrizes e danificam as células saudáveis, tecidos e
órgãos.

8. O tratamento inicial com quimioterapia e radiação muitas das vezes
poderá reduzir o tamanho do tumor. Entretanto, o uso prolongado da
quimioterapia e da radiação não resulta em mais destruição do tumor.

9. Quando o corpo está muito sobrecarregado com o efeito da quimioterapia
e da radiação,
o sistema imunológico ou está comprometido ou destruído; por conseguinte
a pessoa pode sucumbir a vários tipos de infecções e complicações.

10. Quimioterapia e radiação podem causar células cancerosas e mutação,
tornando-as resistentes e de difícil destruição. Cirurgia também pode
produzir células cancerosas e espalhar para outras áreas do corpo.

11. Um modo efetivo para combater o câncer é fazer as células cancerosas
passarem fome,
não as alimentando, pois elas necessitam de alimento para se
multiplicarem.

ELAS SE ALIMENTAM DE:

a) AÇÚCAR - O açúcar é um alimentador do câncer. Tirando o açúcar,
elimina-se a fonte de suprimento da sua alimentação mais importante.

b) SAL - O sal de mesa tem uma substância química para torná-lo branco.
Esta substância ingerida em excesso causa graves danos ao sistema
gastro-intestinal.

c) LEITE - O leite faz o corpo produzir muco, especialmente na área
gastro-intestinal.
O câncer se alimenta do muco. Eliminando o leite e substituindo-o por
"leite" de soja não adoçado, as células cancerosas morrem de fome.

12. Células cancerosas prosperam em um ambiente ácido. Uma dieta com base
em carne
é ácida; assim é melhor comer peixe e uma pequena quantidade de frango, do
que ingerir
carne de boi ou de porco. Carne de gado (criado para corte, para consumo
em larga escala) contém antibióticos, hormônios de crescimento e
parasitas, que são prejudiciais,
principalmente às pessoas com câncer já estabelecido.

13. Uma dieta feita com 80% de legumes frescos, sucos, grãos inteiros,
sementes, nozes e um pouco de frutas ajudam a pôr o corpo em um ambiente
alcalino. Aproximadamente, 20% delas podem ser ingeridas cozidas,
incluindo os feijões:
a) Sucos de vegetais frescos provêem enzimas que são facilmente
absorvidas e alcançam até níveis celulares dentro de 15 minutos, para
nutrir e aumentar o crescimento das células saudáveis. Para obter enzimas
vivas, para formar células saudáveis, tente ingerir sucos de vegetal
frescos (a maioria dos legumes, inclusive brotos de feijão) e comer
alguns
legumes crus, duas ou três vezes por dia. As enzimas são destruídas a
temperaturas de 104 graus Fahrenheit = (40 graus centígrados).
b) Evite café, chá e chocolate, que têm alto nível de cafeína. O chá
verde é a melhor alternativa.
c) É melhor beber água limpa e natural, deionizada, filtrada, para
evitar as toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. A água
destilada é ácida; evite-a.

14. Proteína de carne é difícil de digerir e requer muitas enzimas
digestivas. Carne não digerida, que permanece nos intestinos, putrefa e
causa a formação de mais tóxicos.

15. Células cancerosas têm (suas) paredes cobertas de proteína dura.
Privando-as, ou alimentando-as com pouca carne, elas se livram de mais
enzimas (tóxicas) e do ataque às paredes de proteína das células
cancerosas, e permite que as células protetoras do corpo destruam as
células cancerosas.

16. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico:
O IP6, Flor-essence, (flor de essência - uma mistura de ervas para fazer
chá, que se acredita, tem propriedades para curar o câncer)
antioxidantes,
vitaminas, minerais, etc., para permitir que as próprias células
protetoras do corpo destruam as células cancerosas.
Outros suplementos, como vitamina E, são conhecidos por causar apoptose,
(autodestruição da célula; uma espécie de sistema programado para
matá-las) - o método normal do corpo se livrar das células estragadas,
indesejáveis ou desnecessárias.

17. Câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito
pró-ativo e positivo ajudará o guerreiro do câncer a ser um sobrevivente.
Raiva, inclemência e amargura põem o corpo em estresse, num ambiente
acetoso.

Aprenda a ter um espírito clemente e amoroso.
Aprenda a relaxar e desfrutar vida.

18. As células cancerosas não podem prosperar num ambiente oxigenado.
Exercitando diariamente e profundamente a respiração, ajuda adquirir mais
oxigênio até o nível celular. A terapia de oxigênio é outra maneira usada

para destruir as células cancerosas.

RECENTES INFORMAÇÕES
DO JOHN HOPKINS HOSPITAL.

1. Não coloque nenhum recipiente plástico em microondas.

2. Não coloque suas garrafas de plástico, com água, em congelador.
3. Não ponha nenhuma embalagem de plástico em microondas.
Substâncias químicas de dioxina causa câncer, especialmente câncer de
mama.

Dioxinas são altamente venenosas às células dos nossos corpos.
Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, Gerente de Programa de Bem-estar
junto ao Hospital de Castle, estava em um programa de televisão para
explicar esta periculosidade. Ele falou sobre as dioxinas e de como elas
são ruins para nós. Ele disse que nós não deveríamos estar aquecendo
nossa
comida em microondas usando recipientes de plástico.
Isto se aplica especialmente para alimentos gordurosos. Disse que a
combinação da gordura e alta temperatura liberam dioxinas na comida e
finalmente nas células do corpo.
Ao invés, ele recomenda usar vasos de vidro, como Pirex ou recipientes
cerâmicos para aquecer a comida. Você obtém os mesmos resultados, só que
sem a dioxina.
Alimentos de TV Dinners (alimentos já prontos, congelados, sopas prontas
empacotadas, etc.) deveriam ser removidos dos recipientes e aquecidos em
outra coisa. O papel não se recomenda, pois você não sabe a sua
composição. É mais seguro usar vidro temperado.
Ele também nos lembrou que, há um tempo atrás, alguns restaurantes de
fast
food deixaram de usar embalagens de recipientes feitos com espumas
sintéticas.
Uma das razões é o problema da dioxina.
Também mostrou que aquela envoltura de plástico, como o Saran, (material
de plástico impermeável) é muito perigosa quando colocado por cima dos
alimentos, para ser cozidos no forno de microondas. Como a comida recebe
altas temperaturas, ('nuke') faz as toxinas venenosas derreterem a
embalagem do plástico e gotejar para dentro da comida. Cubra o alimento
com pirex ou cerâmica.