terça-feira, 11 de setembro de 2007

Regras de Etiqueta

Suponhamos que você vai receber visitas em sua casa. Mesmo que você não seja dada a formalidades, chegará um dia em que circunstâncias alheias à sua vontade irão obrigá-la a programar um jantar de cerimônia. É melhor, então, saber agora o que fazer e como fazê-lo, para que a eventualidade não a encontre completamente desprevenida.

Para que tudo corra bem, desde a véspera comece a tomar algumas providências. Escolha o menu. Faça, então, uma lista dos ingredientes que serão utilizados, a fim de que, à última hora, nada lhe falte. O mesmo critério deverá ser observado quanto aos vinhos e outras bebidas que serão servidas durante a refeição. Sobremesas geladas podem ser preparadas de véspera, diminuindo o seu trabalho no dia da reunião.

A arrumação da mesa vem a seguir. Para cada ocasião a arrumação da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

O que colocar então como centro de mesa? Suas cores devem harmonizar-se com a toalha, com a porcelana e com o próprio ambiente da sala. Velas e flores são ideais para um centro de jantar. Flores e frutas alegram as mesas de almoço, enquanto que um arranjo mais leve cabe muito bem numa mesa de chá.

ALMOÇO INFORMAL

Almoços não precisam de muita etiqueta. Um almoço deve ser uma refeição alegre e bem servida, mas com pouca formalidade.

Na arrumação da mesa tudo se permite: toalhas estampadas ou xadrez, cores únicas bem vivas, serviços americanos em linho cru, rafia, madeira e até mesmo plástico, se forem originais e de boa qualidade.

A fantasia se estende à louça. É a hora ideal para usar serviços pintados à mão, pratos de barro vidrado e as tão úteis louças plásticas, em cores vivas e padrões diferentes.

Talheres de linhas modernas ficam melhor em mesas assim concebidas. Os copos podem ser grossos, em cores vivas.

Os centros de mesa podem ser frutas e flores das mais variadas.

A colocação dos pratos, copos e talheres é a comum, determinada pelo que se vai servir. O prato para pão poderá ser usado para a salada, também.

Nada de velas, a menos que seja inverno e o aposento esteja escuro, o que não é comum. Os talheres de sobremesa virão com o prato servido ou por servir. Café à mesa ou fora dela, é indiferente.

Os almoços formais não são comuns. Umas poucas senhoras ainda usam convidar apenas mulheres para almoços formais, costume que vem desaparecendo. Para servi-los, as regras que regem um jantar formal são as mais indicadas.

Sem comentários: