terça-feira, 4 de setembro de 2007

Paulo e Jair eram amigos. Um dia, estavam conversando, quando Jair começou a reclamar da incompreensão das pessoas, das agressões verbais, dos desentendimentos. Isto o revoltava e ele dizia invejar a serenidade e o equilíbrio de Paulo.
- Qual é o segredo, Paulo? – pergunta Jair.

E Paulo responde:
- Não existe segredo, mas somente paixão pela vida e esforços contínuos para aprender.

Jair não entende:
- Aprender o que, Paulo?

E Paulo explica calmamente:
- Aprender a aceitar as pessoas, mesmo que elas nos desapontem, quando não aceitam os ideais que escolhemos ou quando nos agridem e nos ferem com palavras e atitudes impensadas.

E Jair confessa:
- Mas é muito difícil aceitar pessoas assim.

Paulo concorda, mas tenta fazer o amigo entender:
- É verdade, é difícil aceitar as pessoas como elas são e não como gostaríamos que fossem. Mas qual é o nosso direito de mudar as pessoas?

Jair continua confuso e pergunta:
- E como você consegue?

Paulo, então, diz:
- Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, mas não apenas com os ouvidos, mas também com os olhos, com o coração, com a alma, com todos os sentidos. Muitas vezes as pessoas não falam com palavras, mas com atitudes, por isso, preste atenção em quem fala com os ombros caídos, os olhos e as mãos irrequietas...

LIÇÃO DE VIDA:


Mesmo que seja difícil, vamos procurar aceitar as pessoas como elas são. Se tentarmos, mudá-las, poderemos fazer não só elas, mas nós mesmos, infelizes. Vamos tentar construir a paz, com boa vontade, compreensão e com muito amor no coração.

Sem comentários: