terça-feira, 6 de maio de 2008

Celulite



Para livrar-se dela, é preciso redobrar os cuidados

Celulite é uma praga que se instala no corpo das mulheres sem pedir licença. Esta deveria ser a definição no dicionário sobre a tal ameaça às mulheres, que deparam-se com aqueles abomináveis furinhos na região das coxas.
Se você é do time das que torcem para o inverno chegar, só para não ter que colocar saias curtas e shortinho, então já está mais que na hora de virar o jogo. Reunindo uma série de receitas, existem grandes chances de desalojar essa inquilina indesejada.

Esse pesadelo afeta quase que exclusivamente mulheres (90% da população feminina) e geralmente inicia-se na adolescência. Isso é explicado devido às diferenças no corpo dos homens e das mulheres. Entre elas:

- Mulheres possuem cinco vezes mais células de gordura, que têm maior tamanho nas regiões dos quadris, músculos e nádegas;
- O formato da camada de gordura é diferente em homens e mulheres. Nos homens as células de gordura estão organizadas diagonalmente em pequenas unidades que, além de acumularem menos gordura, não resultam em celulite



Aí, elas se formam de uma maneira assustadora; As células de gordura alargam, devido ao acúmulo de gordura. Com isso, há uma maior dificuldade na circulação, causando acúmulo de líquido. Então, as temíveis células de gordura juntam-se e ficam ligadas por fibras de colagéno, diminuindo mais ainda a circulação. É quando as fibras de colágeno endurecem, contraem-se, e puxam a pele para baixo.

Só pra você ter uma idéia de quantos fatores podem influenciar no aparecimento da celulite, aí vai:

• Genética: a hereditariedade é importante, pois a pessoa pode herdar características que predispõem ao desenvolvimento da celulite. Porém, não quer dizer que esse desenvolvimento é obrigatório. A adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a prática de atividade física, em conjunto com outras medidas preventivas, podem alterar a apresentação.
• Hormônios: os hormônios femininos determinam como será a distribuição de gordura pelo corpo, favorecendo sua deposição na cintura e no quadril. Esses hormônios também ajudam na formação do inchaço na celulite. O papel dos hormônios é muito forte, tanto que o aparecimento da celulite começa na adolescência, época em que esses hormônios começam a
,aumentar.
• Alimentação: uma alimentação rica em calorias, ou os maus hábitos alimentares aumentam a deposição de gordura, favorecendo o aparecimento da celulite. Ingerir pouco líquido e abusar do sal também são fatores agravantes.
• Sedentarismo: o sedentarismo não permite que as calorias ingeridas sejam gastas com atividade física, assim essas calorias em excesso são guardadas no tecido gorduroso.



Cuidados preventivos, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, são essenciais. É importante que se atue nos fatores causadores, evitando o surgimento de novas lesões. Além disso, a perda de peso atenua a aparência das lesões já existentes. Outro aspecto importante é que quanto mais precocemente forem iniciados os tratamentos, melhores serão os resultados. Lembrar que não existem milagres e, em casos mais avançados, a melhora é parcial e não total.


Dicas preciosas

- Frituras e alimentos gordurosos fazem mal à saúde. Toda vez que for cair em tentação, imagine aquele monte de gordura alimentando e multiplicando a sua celulite

- Não vive sem doce? Dê preferência às barrinhas de cereais;

- Coma muitas fibras, pois elas ajudam a diminuir a absorção da gordura;

- Evite colocar muito sal na comida. O sal faz o organismo reter líquidos;

- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas que só fornecem calorias e nenhum nutriente.

- Abuse dos legumes, que são ricos em potássio e das verduras que esbanjam magnésio. Invista também nas sementes com selênio, frutas diuréticas e aposte em dietas antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele

- Para fazer uma faxina nas células e eliminar toxinas: água. Muita água.

- Evite pães e massas no jantar

- Substitua o leite por iogurte; o pão por aveia, o jantar por uma sopa de legumes e o frango por atum. Estes alimentos têm substâncias poderosas contra a celulite.

- O arroz integral contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

- A aveia é rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

- As folhas verde-escuras melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

- A maçã neutraliza as toxinas presentes no organismo.

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais

- Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos o

- Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal;

- Evite a ingestão de bebidas alcóolicas,

- Faça várias refeições ao dia em pequenas porções.

- Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes.

- Deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.

Sem comentários: