quinta-feira, 15 de maio de 2008

Vitamina D



Ela é eficaz no tratamento da diabetes , doenças neurológicas e câncer

Depois que a ciência comprovou que uma leve exposição diária ao sol é uma excelente fonte de vitamina D, os estudos começaram a apontar a importância da substância na prevenção de várias doenças, como o câncer, diabetes, e doenças neurológicas e cardiovasculares.

De acordo com estes estudos, a ingestão desta substância pode até bloquear a progressão do câncer de mama quando em estágio inicial.

Segundo a Escola de Medicina da Universidade Drew, nos EUA, os baixos índices de vitamina D estão diretamente associados a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Os benefícios da vitamina não param por aí: ela também é eficaz na saúde dos dentes, da pele, na prevenção da síndrome metabólica e das dores musculares.

Recentemente, uma pesquisa concluida pela Universidade Federal de São Paulo descobriu que a dieta dos brasileiros, no geral, é muito pobre quando o assunto é vitamina D. As principais fontes desta vitamina são os alimentos lácteos, azeite de oliva, cereais e frutas secas, gemas de ovos e óleos de fígado de peixe. "O tradicional arroz e feijão supre a quantidade de macronutrientes necessários ao organismo, mas outros nutrientes ficam a desejar", revela Marcelo Pinheiro, o reumatologista que coordenou o estudo na Unifesp.

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Como outras vitaminas, deve ser consumida em quantidades adequadas, evitando faltas e excessos.

Sem comentários: