quinta-feira, 8 de maio de 2008

Envelhecimento Saudável


Quais fatores são determinantes para garantí-lo em sua vida

O conceito de envelhecimento saudável, baseado em abordagens não-médicas na promoção de saúde e bem estar, é fundamental para o aumento da expectativa e da qualidade de vida.

Ele envolve a promoção de comportamentos individuais e estilos de vida que limitem o declínio funcional, especialmente aquele causado por condições crônicas, com a finalidade de auxiliar os idosos a manterem sua independência e saúde.
O desenvolvimento de um programa de envelhecimento saudável é complementar ao objetivos de saúde de qualquer população. Mas, enquanto vários países fizeram importantes progressos nos seus programas de saúde pública, ainda não existe um programa de envelhecimento saudável com bases não-médicas completamente estabelecido.

Entre as diversas culturas, vários fatores importantes em comum para o envelhecimento saudável podem ser encontrados – tais como boa saúde, lucidez, atividade social e atividades diárias relevantes – mas suas contribuições relativas podem variar.

Vários grupos de estudo, internacionalmente, se dedicam a pesquisar quais são os componentes mais importantes para um envelhecimento saudável. De acordo com a Rede Global para a Pesquisa do Envelhecimento (GARNet) existem 5 áreas determinantes para um envelhecimento saudável: saúde/estado funcional, lucidez mental, vida social, atividades diárias e situação financeira.



Saúde/estado funcional: Boa parte dos problemas de saúde normalmente associados ao envelhecimento são, na verdade, resultado de escolhas e estilos de vida que causam doenças e limitações funcionais, tais como o fumo, alimentação inadequada e sedentarismo. Portanto, o envelhecimento saudável começa com a escolha consciente de estilos de vida que promovam a saúde física, em todos os períodos da vida.

Lucidez mental: A lucidez e agilidade mental são cruciais para um envelhecimento saudável, especialmente nas áreas necessárias para a realização das atividades do dia-a-dia. Existem duas áreas principais que influenciam o desempenho mental no processo de envelhecimento: a mecânica cognitiva, que depende de fatores genéticos; e a prática cognitiva, que é aprendida/adquirida. Idosos que mantêm sua capacidade de conduzir suas atividades diárias parecem utilizar um conjunto de conhecimentos adquiridos e técnicas de autogerenciamento que compensam as perdas cognitivas causadas por fatores biológicos/genéticos. Isto preserva a autoestima e a percepção de controle do idoso sobre sua própria vida, e pode ser influenciado por uma característica mental chamada resiliência (capacidade de lidar com situações adversas).

Vida social: Há muito tempo se sabe que uma sólida rede de amigos e familiares é um fator importante para a boa saúde do idoso. O isolamento social e familiar é um importante fator no declínio da saúde e qualidade de vida do idoso. Além disso, a rede de amigos e familiares pode diminuir ou compensar alguns dos efeitos do processo de envelhecimento, provendo o idoso com cuidados e estímulos para o autocuidado.

Atividade diária: O conceito de identidade no envelhecimento é influenciado pelos papéis assumidos pelo idoso na sociedade. As mudanças contínuas no desenvolvimento pessoal durante a vida adulta podem ser fatores importantes para a determinação de um envelhecimento saudável. Por exemplo, a aposentadoria remove um referencial de identidade muito importante do idoso, podendo afetar seu bem-estar. De maneira semelhante, uma aposentadoria cheia de ócio, sem atividades significativas para a manutenção da identidade e saúde, pode minar a saúde do idoso. Se definirmos “atividade produtiva” como qualquer atividade, remunerada ou não, que dê origem a bens ou serviços com valor econômico, podemos ver que o idoso não precisa deixar de contribuir para a sociedade quando se aposenta. Três fatores são importantes para a manutenção da atividade produtiva no idoso: saúde/capacidade funcional, vida social e características de personalidade. Esta área considera tanto as atividades produtivas quanto o lazer do idoso, entre outros usos do tempo.



Situação financeira: O idoso necessita de recursos financeiros para garantir sua moradia, sustento e acesso a serviços (médicos e outros). A aposentadoria ideal deveria garantir segurança financeira ao idoso, mas esse dificilmente é o caso, especialmente no caso dos mais idosos, que já exauriram todas as reservas que acumularam durante a vida. É fácil de perceber que, se a situação financeira do idoso não permitir a satisfação de suas necessidades básicas, sua saúde pessoal estará em risco. Portanto, existe uma relação clara entre a segurança material (que envolve mais do que apenas a renda) e o envelhecimento saudável.

O estudo da interação dessas 5 áreas é crucial para o entendimento do que é “envelhecimento saudável” além da perspectiva médica e para o estabelecimento de iniciativas para prevenção de doenças e promoção de saúde. Estas iniciativas são indispensáveis para a contenção e reversão do impacto das doenças crônicas e limitações físicas no envelhecimento, e para nos conduzir a um mundo onde o envelhecimento seja bem recebido e o envelhecimento saudável seja acessível a todos.

Sem comentários: