sábado, 24 de maio de 2008

Oportunidade

Aprenda a identificá-las e mude sua maneira de ver as coisas

“Oportunidade é como um cavalo branco que passa uma vez na vida e outra na morte” é um dos equívocos mentais que armazenamos por pura herança, sem questionar sua veracidade. Mas, como bem diz Elmer Letterman, a oportunidade mais a preparação resulta no que chamamos de ‘sorte’. E eu diria, preparação para detectar oportunidades não são todos que têm e nem o tempo todo. Somos chamados a todo momento para vôos bem maiores que os que estamos praticando, pena que percebemos muito pouco os “sinais” ou os chamados e em inúmeras vezes quando o percebemos não acreditamos na capacidade para tal desafio ou percebemos que nos falta preparo.

Veja a história de Walt Disney: ele observava que a maior reclamação nos parques de diversão era que em todo brinquedo tinha que se enfrentar uma fila. Então, pensou: por que não um parque de diversões que cobre ingresso único? O fim, todos sabemos. Sempre me perguntei: será que só ele falava ou ouvia tais reclamações? Certamente não.

Mas, ele percebeu aí uma oportunidade. E lutou para concretizar sua idéia. Talvez outros tivessem tido o mesmo lampejo de imaginação, mas só ele agiu. Ter idéias é fácil, implementá-las, no entanto, é para poucos. Porque poucos são os que se dispõe a agir, ultrapassar obstáculos e perseverar diante da tendência ao desânimo. Há uma lei cósmica no empreendedorismo que diz que toda vez que alguém tem uma idéia fabulosa, em alguma parte do planeta, no mínimo mais uma pessoa está tendo esses mesmos pensamentos. Mas, um deles sairá na frente...

Outra história que nos ensina a detectar oportunidades é a de um judeu naturalizado americano que em meados do século XIX emigrou para o oeste da Califórnia levando lonas para construção de barracas e tendas aos mineradores durante a febre do ouro. Mas, assim como ele, outros já haviam tido essa idéia. Só que foram mais ágeis. E Levi Strauss ficou com um monte de lona encalhada sem saber o que fazer com ela. Como estava buscando oportunidades (e não esperando por elas...) Levi não desistiu e, em conversa com um trabalhador das minas, detectou que um grande problema enfrentado por eles era que suas calças: rasgavam facilmente, o que os obrigava a gastar muito dinheiro com essa peça do vestuário. Levi, então, encomendou de um alfaiate uma calça de lona, bem resistente como necessitava o trabalhador com quem havia conversado. Recebeu por esse serviço US$ 6 em ouro. O primeiro minerador a usá-la ficou encantado com a resistência do tecido e saiu se dizendo o único do oeste com uma calça tão forte para o trabalho. Muitos então fizeram pedidos daquelas calças para trabalhar. Mas, pouco tempo depois, outra dificuldade foi detectada: as calças rasgavam facilmente por causa do peso das ferramentas na mineração. Levi Strauss, então, em parceria com outro judeu, inventou algumas calças de lona que tinham três bolsos na frente que se prendiam com tiras e cantos de metal – o que aumentou em muito sua resistência. Seu invento foi aceito imediatamente, não só pelos mineiros, como também pelos agricultores, ferroviários e os vaqueiros. E isso foi o início da popularização da calça jeans como a conhecemos hoje. O jeans só se tornaria mais macio muito tempo depois, quando começou a ser lavado com pedras antes de ser posto à venda. Por isso ‘stone washed’, lembra-se?

As oportunidades podem ser e geralmente são muito sutis e só com muito exercício e vontade de ver tudo sempre de mais de uma forma é que se pode enxergá-las. Um local de trabalho nunca é visto da mesma forma por duas pessoas diferentes e pode ser visto de forma diferente todos os dias pela mesma pessoa, mesmo que fisicamente nenhuma mudança tenha ocorrido. As pessoas estarão vestidas de forma diferente, com feições, conteúdos, assuntos e aspirações que não são as mesmas do dia anterior. Neste sentido, sempre haverá a cada dia uma oportunidade para conhecer melhor as pessoas, o trabalho, as necessidades dos seus clientes, do mercado e, principalmente, as suas.

Que tal? O que lhe parece ser a oportunidade? Uma jogada de sorte ou uma característica de comportamento empreendedor?

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