quarta-feira, 21 de maio de 2008

Vitamine-se

Para equilibrar o organismo e acelerar a queima de gordura, as vitaminas são boas aliadas. Conheça suas funções e use-as a seu favor.

Lembra aquele ditado popular que diz "você é o que você come"? A idéia até que tem um fundo de verdade... Pessoas que seguem uma dieta balanceada sentem mais energia e, na teoria, estão fora dos grupos de riscos de várias doenças. Isso acontece porque a quantidade e a qualidade dos nutrientes presentes nas refeições têm relação direta com o bom funcionamento do corpo.

Para compor esse quadro ideal, além de carboidratos, proteínas e gorduras, as vitaminas são essenciais. Responsáveis por reger o metabolismo, oferecem saúde e bem-estar.

Mas o que são elas?
Esses micronutrientes são elementos orgânicos que trabalham para regular o metabolismo. Eles atuam diretamente nas reações químicas das células e influenciam o estado geral do corpo. Entre vários papéis importantes, combatem os radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo e relacionadas ao surgimento de várias doenças, entre elas o câncer. As vitaminas, vale lembrar, provêm dos alimentos de origem animal e vegetal. Há vários tipos, divididos em duas categorias: lipossolúveis e hidrossolúveis. O primeiro caso se refere às vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras, que podem ser armazenadas por um certo período de tempo no corpo humano. Já a B e a C, dissolvidas em água, não são retidas em boa quantidade, daí a necessidade de ingerir regularmente alimentos ricos nesses nutrientes.

Como garantir o suprimento?
Má alimentação, estresse, poluição e falta de cuidados com o próprio corpo influenciam diretamente no fornecimento e na absorção desses componentes. Por isso, é necessário atenção. O ideal é aproveitar a vitamina direto de sua fonte natural, isto é, dos alimentos. Elas estão presentes em frutas, verduras e legumes, mas carnes e grãos também são ótimos fornecedores. Há quem diga que apenas uma dieta balanceada não consegue suprir a quantidade suficiente para uma vida saudável. Neste caso, podem entrar em ação os compostos vendidos em farmácias.

Em relação ao uso dessas fórmulas, no entanto, há controvérsias entre os profissionais. Para a nutricionista Marília Fernandes, de São Paulo (SP), é necessário precaução. "Devemos pensar nelas como medicamentos. Em cargas muito elevadas, podem até se tornar tóxicas." Já para a medicina ortomolecular, que aposta em altas doses para funções terapêuticas, a idéia de sobrecarga não é preocupante.


Segundo o médico Eduardo Gomes de Azevedo, de São Paulo (SP), adepto da especialidade, é desejável suplementar a alimentação com compostos vitamínicos. "Com a vida corrida de hoje, o ideal é incluir diariamente um suplemento com a quantidade mínima para abastecer o metabolismo", defende. De qualquer maneira, é importante frisar que esses compostos têm função complementar. "Não se pode trocar alimentação por medicamentos. O prazer e o benefício que a comida oferece são insubstituíveis", pondera Marília Fernandes.

Engorda ou não?
É bom que se diga: as vitaminas têm valor insignificante em termos de caloria. Dessa maneira, o mito de que aumentam o peso não se justifica, muito pelo contrário: sua carência, sim, pode comprometer o emagrecimento. Sem elas, a queima calórica é prejudicada, adiando o sonho de alguns quilinhos a menos. Além disso, a ausência de nutrientes durante a dieta pode desencadear a chamada fome oculta, um impulso incontrolável de comer elementos de que o organismo sente falta. Por isso, o ideal é seguir uma dieta balanceada e, se necessário, complementá-la com suplementos. Confira, na página seguinte, um quadro explicativo com todas as vitaminas.

Indicações para cada caso
Durante a gravidez, depois de uma cirurgia ou quando alguma situação de estresse está a caminho, dá para prevenir possíveis carências de vitaminas ou atenuar os efeitos dessa falta - que, claro, fazem mal à saúde. Dica importante: para incrementar sua dieta com os nutrientes necessários, antes de eleger um composto vitamínico opte primeiro pela fonte natural, isto é, o alimento específico para o seu caso. Se achar que não é suficiente, consulte o médico em vez de o balconista da farmácia.

Regime: durante programas restritos para a perda de peso, vários micronutrientes podem ficar de fora da alimentação. Por isso, inclua frutas com casca e verduras cruas. Com a prescrição de um médico, muitas vezes vale a pena suplementar a dieta com compostos que contenham todas as vitaminas.

TPM: as vitaminas B6 e B12 são indicadas no tratamento dos sintomas da tensão prémenstrual, aliviando enjôos, irritabilidade, variação de humor, inchaço e até cólicas.

Estresse: a vitamina C, por atuar nas reações químicas, aumenta o pique para as atividades. A B1 também tem papel fundamental para se ter energia.

Gravidez: as gestantes necessitam de reposição de ácido fólico para prevenir qualquer problema no sistema nervoso do nenê.

Cicatrização: a C é essencial para a produção do colágeno que, por sua vez, auxilia nos processos de integridade da pele. Já a vitamina A previne o envelhecimento.

Sem comentários: