sexta-feira, 16 de maio de 2008

Depressão


Quais os sintomas importantes para seu diagnóstico

Afinal de contas, o que é depressão? Como podemos saber se o cansaço, apatia, desesperança que sentimos é depressão ou apenas um pouco de tristeza, que logo vai passar (assim que consigamos um emprego; que possamos ter um relacionamento familiar mais harmonioso; que consigamos superar uma dificuldade no relacionamento afetivo, dentre outros).

Podemos perceber, portanto, que identificar corretamente a depressão e oferecer ao indivíduo um tratamento adequado, é imprescindível para o seu bem estar e para que conquiste uma melhor qualidade de vida.

Vejamos, então, alguns aspectos que devem ser observados diante de uma pessoa que julga estar sofrendo de depressão.

Diagnosticando a depressão:

Mencionaremos a seguir, alguns dos sintomas mais importantes para o diagnóstico da depressão:

Humor triste: O paciente deprimido mostra-se melancólico e perde a capacidade de sentir prazer na maioria das suas atividades; qualquer tarefa torna-se tediosa. A pessoa com depressão não parece sentir-se próximo das outras pessoas; o convívio torna-se penoso, sendo difícil suportar, inclusive, a proximidade física com os demais.


Perda da energia: cansaço persistente e (aparentemente) imotivado; o indivíduo demonstra dificuldades para se concentrar ( o que compromete a memória, o raciocínio e a capacidade de decidir).

Alterações do apetite e do sono : pode ocorrer uma diminuição ou aumento significativo do apetite, acarretando perda ou ganho excessivo de peso. Em relação ao sono, a pessoa pode queixar-se de insônia persistente ou sono excessivo. Nos episódios de insônia, pode ocorrer a dificuldade para adormecer ou um sono interrompido. Há pessoas que adormecem, porém acordam no meio da noite e não conseguem dormir mais; é comum que alguns depressivos acordem antes do horário necessário e não consigam dormir mais.

Baixa auto-estima e sentimentos de culpa: os indivíduos depressivos mostram-se pessimistas em relação ao futuro e as suas chances de melhora; sentem-se incapazes, fracassados e impotentes. Há uma tendência de reviver situações de fracasso, podendo chegar ao ponto da pessoa não se suportar mais; acreditam que o sofrimento atual tem como finalidade puni-los pelos erros do passado.

Dificuldades sociais: o indivíduo depressivo mostra-se irritado, angustiado; manifesta a necessidade de isolamento, afastando-se dos amigos e familiares.

Distorção da realidade: a percepção do indivíduo depressivo mostra-se alterada; há uma tendência de observar apenas os aspectos negativos de uma determinada situação; amplia-se a dimensão das dificuldades e problemas do dia a dia; a pessoa pode revelar que perdeu o prazer de viver.
Diante de todos estes sintomas, é importante avaliar os recursos necessários para que o indivíduo solicite ajuda e envolva-se seriamente no tratamento; tal condição mostra-se difícil quando os sintomas já atingiram uma intensidade maior. Sendo assim, cabe ao profissional que atende uma pessoa com depressão, procurar informá-la sobre os sintomas que está apresentando, esclarecendo as dúvidas que possam surgir e ouvindo atentamente o relato das suas experiências dolorosas. Têm-se mostrado útil identificar aspectos (reais) e positivos na vida da pessoa (vínculos familiares, competência profissional, dentre outros) que possam incentivá-la a modificar alguns aspectos da sua percepção a respeito de si mesma e do ambiente. Desse modo, podemos estabelecer um vínculo de confiança que será muito importante para a adesão ao tratamento.

Sem comentários: