O que você pode fazer para evitá-las
Os fatores que elevam o risco para doenças do coração são a idade acima de 65 anos, a hereditariedade (casos na família), ser homem, ser fumante, ter pressão arterial elevada (hipertensão), ter nível sanguíneo de colesterol elevado (hipercolesterolemia), ser sedentário (não praticar atividade física regular), ser diabético e estar acima do peso corporal saudável.
Além destes fatores, vários estudos descrevem que pessoas estressadas e ansiosas também podem desenvolver, mais freqüentemente, doenças do coração.
Alguns dos fatores descritos acima podem ser modificados, entre eles está a hipertensão. Na maioria dos casos, a hipertensão não apresenta sintomas, e por isso é muito importante sua verificação freqüente.
O tabagismo (uso de cigarros) também é um fator que pode ser controlado. Evite fumar, como fumante suas chances de ter doenças de coração, além de várias outras, é muito maior.
A hipercolesterolemia (excesso de colesterol) como a hipertensão, não apresenta nenhum sinal, mas também é muito perigosa para a saúde do coração. O excesso de colesterol é depositado na parede das artérias, provocando a formação de placas gordurosas. Com o tempo, essas placas obstruem os vasos sanguíneos e impedem a circulação do sangue.
Pessoas sedentárias, que não fazem nenhuma atividade física, correm mais risco de enfrentar problemas de pressão e colesterol altos. Além disso, os exercícios melhoram o condicionamento físico, a resistência, o humor e a qualidade de vida em geral.
Diabetes não controlada também favorece o acúmulo de gorduras que se depositam com mais facilidade nas paredes das artérias, os vasos ficam entupidos e o risco de ataque cardíaco aumenta.
Entre os fatores modificáveis e controláveis, está nosso peso corporal. Está comprovado que pessoas acima do peso saudável desenvolvem com mais freqüência, vários dos fatores descritos anteriormente (hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes), que sem dúvida levaram à doenças do coração.
Máquina de Fazer Pão
-
Visite o site Máquina de Fazer Pão para acompanhar tudo relacionado com
este assunto.
Há 4 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário