terça-feira, 13 de maio de 2008

Ética


No ambiente profissional, os fins justificam os meios?

Todos nós sabemos que o seres humanos estão em constantes mutações, há muitas tentações na sociedade em geral, como também sabemos que as empresas são organismos vivos; na verdade, não existem empresas e, sim, pessoas com objetivos, dando vida a uma idéia, a um projeto, até a uma máquina e ou equipamento. Na atualidade, por questões de sobrevivência, percebemos uma grande demanda das empresas com relação à busca da competitividade e há quem diga que no mundo dos negócios a busca pela sobrevivência, pela ética fica praticamente renegada. Será?
Trata-se de tema polêmico e pessoal. Quem nunca colou na prova, ou até mesmo no ambiente de trabalho, quem nunca esteve envolvido em situações duvidosas? É fato que as ações antiéticas trazem resultados em curto prazo, porém, em longo, serão negativos. Muitas vezes, agimos de acordo com a nossa conveniência, pois sempre queremos ganhar. A lei de Gerson impera, o Jeitinho Brasileiro está bem escrito nos livros do Sociólogo Da Matta, muito bem categorizado, assim como a busca incessante do sucesso a qualquer preço e a curto prazo.

É fácil dizer, mas são as ações é que mostram os princípios éticos. No mutável mundo de hoje, só temos uma saída para sobrevivermos e cumprirmos o nosso papel,,temos de OUSAR ETICAMENTE, contribuir de maneira societária, e não somente agirmos como rolo compressor, reprodutor, por vezes, desumana, ou até mesmo “surrupiando idéias”, desconsiderando o criador, desestimulando a criatividade do outro e a sua própria potencialidade. Ressaltamos a importância da criatividade levada a sério para o bem da sociedade e não somente para ações particulares e ganhos puramente pessoais.

A criatividade deverá ser vista como busca da valorização humana, da sociedade e não somente a busca de resultados, melhoria dos procedimentos, produtos, serviços e soluções de problemas, até mesmo para alegrar pessoas ou dar nova roupagem para velhos problemas. Essa conduta é percebida por todos, contudo, mais tarde, não temos de cobrar. A empresa está na contramão.

Maxwell, autor do livro Ética é o melhor Negócio sugere:

1-assuma a responsabilidade por seus atos;
2-desenvolva a disciplina pessoal;
3-conheça suas fraquezas;
4-alinhe suas prioridades e seus valores;
5-admita logo seus erros e peça desculpas;
6-tome cuidado dobrado com as finanças,
7-coloque a família antes do trabalho;
8-valorize as pessoas.

Pensando na proposta acima descrita e muito nos acontecimentos atuais, reflito e acabo por concluir que não importa o que as pessoas fazem conosco. O que realmente importa é o que estamos fazendo com nós mesmos e o que permitimos que os outros nos façam.
É aí que entra a sua enorme responsabilidade em virar esse jogo.

Tendo como referencial o oitavo item, pontuamos uma ação de vanguarda para o profissionais em geral: Foco em resultado e no processo.
As profissionais em geral, especificamente os lideres estão inseridos no projeto maior, visando a atingir seus resultados e agora recebe mais uma responsabilidade, deverá atentar no como atingir, como estão o cliente consumidor, as pessoas em geral, suas necessidades, processos de tratamento e integridade com o cliente e as condições físicas e psicológicas de trabalho.

Portanto, os meios indicam valores, princípios, além dos resultados atingidos.

Sem comentários: