segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Distúrbios do Sono

Insônia

Provavelmente não existe ninguém não tenha sofrido alguma vez de insônia. E todos conhecem a conseqüência dela: Cansaço Diminuição de reflexos, concentração, memória Irritabilidade Perda de energia Envelhecimento precoce.

A insônia pode ser dividida em

Inicial (dificuldade para adormecer)

Intermediária (despertares, micro despertares, superficializações do sono)

Terminal (despertar antes da hora), que é um dos sintomas típicos de depressão.

Causas mais freqüentes

Causas não médicas:

Barulho

Claridade

Colchão e travesseiro ruins

Parceiros agitados, que ronca, que tenha Pernas Intranqüilas ou Movimentos Periódicos de Membros

Calor (a temperatura ideal para o sono é de 22 a 24º, homens preferem próximo dos 22, mulheres mais para 24 a 26º)

Posição inadequada (de costas ou de barriga para cima). A posição ideal para dormir é de lado, com um travesseiro eu seja da altura do ombro, para que a coluna cervical permaneça horizontal.

Causas comportamentais:

Trabalho em turnos

Momento de vida estressante

Preocupações

Dormir muito durante o dia

Horários irregulares para ir dormir

Fumar no quarto

Cafeína e demais estimulantes consumidos muito tarde.

Causas médicas:

Depressão

Ansiedade

Doenças do sistema respiratório, por ex. Apnéia do Sono e Asma

Stress Crônico

Artrite e outras doenças que provocam dor

Doenças cardíacas

Restlesslegs (Pernas Intranqüilas)

Movimentos Periódicos dos Membros

Fibromialgia

Efeitos colaterais de medicamentos

Gastrite, esofagite e hérnia de Refluxo

Obesidade (tanto por uma possível Apnéia do Sono quanto por compressão dos pulmões pelo abdômen)

Apnéia Obstrutiva do Sono

Parkinson

Alzheimer e Demências de um modo geral.

Tratamento: (havendo as causas não médicas acima, logicamente, deve-se começar por elas)

1) Medicação:

Hipnóticos (medicamentos para dormir) e Ansiolíticos. Pessoal, hipnótico não é cigarro, que você começa a fumar e nunca mais pára. Quando bem administrado, bem dosado e bem indicado o paciente não fica dependente e só melhora sua qualidade de vida. Para desenvolver dependência e/ou tolerância a pessoa precisa realmente abusar.

Antidepressivos (alguns deles), que conforme vocês já leram, não provoca dependência.

Neurolépticos (alguns deles) que também não provocam dependência, mas costumam provocar boca seca e às vezes aumento de apetite, de modo que são boas alternativas apenas para uso esporádico.

2) A famosa Higiene do sono, que consiste em tentar eliminar o máximo possível dos 3 grupos de causas descritas acima.

Apnéia Obstrutiva do Sono ou Síndrome de Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono (AOS ou SAHOS)

É um quadro grave no qual o sono superficializa até centenas de vezes por noite sem que a pessoa perceba. Geralmente a parceira nota que o paciente ronca e tem pausas na respiração, seguidas de grandes puxadas de ar.

A AOS prejudica todo o organismo e é responsável por um aumento de mortalidade muito maior que outras pessoas da mesma faixa etária.

É mais freqüente em homens mas também pode ocorrer em mulheres.

A causa é quase sempre obstrução das vias aéreas por excesso de peso, diâmetro muito grande do pescoço e flacidez das estruturas da garganta

Sintomas:

Cansaço, irritabilidade

Queda de libido

Depressão

Sonolência Excessiva Diurna em situações inadequadas

Diminuição de concentração e de rendimento profissional

Hipóxia (má oxigenação) de todo o organismo

Pressão alta

Insuficiência cardíaca

Tratamento.

A AOS tem que ser tratada. Além da piora nítida da qualidade de vida, ela aumenta a probabilidade da pessoa sofrer Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "derrame"). A população com Apnéia Obstrutiva do Sono tem mortalidade muito maior do que a população não apneica da mesma faixa etária.

O tratamento costuma trazer resultados espetaculares e muda completamente o prognóstico. Uma pessoa tratada tem a mesma sobrevida que as demais pessoas da mesma faixa etária.

Medicamentos para dormir (hipnóticos) não são indicados porque deprimem o Centro Respiratório, agravando a hipóxia.

Os tratamentos disponíveis são: perda de peso, almofadas que obriguem a pessoa a dormir de lado, aparelhos dentários e CEPAP ou Bipap

Cepap ou Bipap são aparelhos composto de um motor silencioso e uma máscara que força a entrada de ar nos pulmões. Talvez seus filhos achem que você se transforma num astronauta à noite, mas sua qualidade de vida será muito melhor.

Narcolepsia

É um distúrbio crônico caracterizado por ataques súbitos, inevitáveis e inadequados de sono.

É uma condição genética na qual a orexina (ou hipocretina, um neurotransmissor estimulante) não é produzida em quantidade suficiente pelas células de um pequeno núcleo do hipotálamo.

Existe maior incidência em algumas famílias. Isso não quer dizer que todos os narcolépticos terão filhos narcolépticos.

Sintomas:

Sonolência Excessiva Diurna (que não é uma doença, é a manifestação de algum problema) mesmo tendo dormido bem na noite anterior. O paciente simplesmente adormece, não importa se conversando, trabalhando, dirigindo, etc. Os ataques são repentinos e repetidos durante o dia. A SED ocorre em praticamente todos os casos de Narcolepsia.

Cataplexia (em 60 a 90% dos casos). Significa uma perda súbita de força muscular. Pode afetar pequenos grupos de músculos (joelhos, faciais, pescoço, fala) até o corpo todo, provocando queda. São geralmente desencadeados por situações emocionais, por exemplo risada, surpresa, euforia, tristeza, constrangimento, orgasmo. Geralmente o paciente tem consciência que do que está acontecendo, embora não consiga falar nem se movimentar. A Cataplexia pode surgir dos 15 aos 30 anos e costuma provocar pelo menos um ataque por dia.

Alucinações hipnagógicas (ao adormecer) e hipnopômpicas (ao despertar) são muito vívidas e semelhantes a sonhos. Podem ser muito assustadoras porque a pessoa sabe que está acordada mas está tendo essas vidências como se estivesse dormindo.

Paralisia do sono. É uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada de alucinações. Dura de segundos a minutos.

OBS.: a paralisia do sono e as alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas podem acontecer sem Narcolepsia. O tratamento costuma ser simples, e rápido.

Tratamento da Narcolepsia:

Melhorar a higiene do sono

Adaptar ambiente profissional, doméstico etc. de modo que em caso de queda não ocorram ferimentos

Estimulantes

(A paralisia do sono e as alucinações descritas acima são tratadas com alguns antidepressivos)

Paralisia do Sono

A Paralisia do sono é uma incapacidade total de se mover e falar pouco antes de adormecer e mais freqüentemente ao despertar. A pessoa só consegue mexer os olhos. É aterradora porque pode vir acompanhada de alucinações. Dura de segundos a minutos. Na maioria dos casos ela não faz parte da Narcolepsia. Pode ocorrer em situações de vida estressante. Passa sozinha mas costuma ter melhora imediata com doses bem baixas de antidepressivos tricíclicos por um curto período.

Sem comentários: