terça-feira, 27 de novembro de 2007

Medo da segunda feira

Porque as pessoas temem tanto este dia!

O domingo está acabando, a segunda feira está anunciada com um peso daqueles trazendo á tona os problemas a semana que teimam em tirar você do eixo. Existem especialistas que já estudam o caso: a síndrome de segunda feira.
Mas, pensando friamente, será que ela existe mesmo? Ou será uma invenção da nossa cabeça? De acordo com psicólogos, muita gente acorda na segunda predisposta a deparar-se com o pior, já que tem em mente que haverá a semana inteira pela frente, até chegar o próximo final de semana...
Depois de encarar o sábado e o domingo intensamente, relaxando corpo e mente, a segunda feira vem para nos levar de encontro às responsabilidades. Escola, trabalho, rotinas de casa, seja qual for a maratona, ela parece ainda mais ferrenha na segunda.

Hoje já existem grupos espalhados pelo Brasil que tentam fazer da segunda feira, um dia melhor. Estes grupos costumam levar para este dia da semana, atividades que não fazem em nenhum outro dia, como reuniões de amigos, partidas de futebol ao final do expediente de trabalho, churrascos, jantares entre amigas... "isso nos dá disposição pra enfrentar o resto da semana", relata Adriana Costa, que criou com mais 5 amigas o que batizaram de a "Confraria da Segunda feira". Na data, se reúnem e contam umas às outras experiências do final de semana e ainda fazem planos para o resto dela. Uma das participantes, Eliana Gomes, acredita que é melhor que terapia "A gente se diverte, eu relaxo, e acordo todas as segundas feliz porque teremos o nosso encontro"
Alguns psicólogos afirmam que procurar fazer algo que descontraia na segunda feira pode ser uma ótima saída. Em contrapartida há alguns terapeutas holísticos afirmam que o estímulo deve ser interno, e não externo "A pessoa deve buscar dentro de si uma razão para encarar a segunda feira de frente. Procurar estímulos externos pode funcionar como uma válvula de escape", adverte Ana de Castro, especialista em terapia floral.
Seja qual for a tática que você vai adotar, a dica é tentar se motivar para que a sua semana comece de uma maneira positiva, e você consiga levar essa energia positiva e bem estar para todos, no resto da semana...

Sem comentários: