quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Chás e comidas afrodisíacas(os)

Se precisar de um estimulante, saiba a qual deles recorrer.

Não é de hoje que flores e plantas estão relacionados a poderes mágicos e utilizados como afrodisíacos. As conhecidas "poções do amor" sempre agiram com razões desconhecidas e estimulavam a fantasia de povos de todos os cantos do mundo.
Essa história começou na Grécia Antiga, com o culto de Afrodite - a deusa do amor. Nos tais rituais os presentes ingeriam poções para aumentar o vigor e prazer sexual.

Algumas ervas são famosas por seus poderes afrodisíacos. São elas:

Catuaba:
Erva brasileira, estimulante e tônico na falta de potência sexual, sono agitado e memória fraca. Fortalece as pessoas esgotadas e fracas.

Ativa a circulação, estimula a libido e garante a ereção. Como fazer o chá: pegue 3 cascas e ferva em meio litro de água por dez minutos em fogo baixo.

Ginseng
Planta originária da Coréia e Manchúria. É afrodisíaco e tônico. Como fazer o chá: depois de fervida a água, coloque a erva seca e deixe no fogo por três minutos.

Marapuama
Árvore brasileira, natural da Amazônia. Age como energético natural e no combate à impotência sexual e reumatismo. Como fazer chá: separe um pedaço da madeira e deixe ferver em um litro de água por 10 minutos. Lembre-se, sempre em fogo baixo.

Guaraná
Conhecido como afrodisíaco natural, age como estimulante da circulação sanguínea de todos os órgãos do corpo. É energético natural, tonifica os músculos, os rins e o coração. Como usar: tome uma colher de chá dissolvida em um copo médio de água, de preferência em jejum. Se preferir, adoce a água ou misture a sucos



Dizem que algumas pessoas conquistam pelo estômago... e parece que, em certos casos, isso pode ser verdade! Quem nunca provou uma comida afrodisíaca, a dois, e não sentiu despertar um desejo, ou percebeu o clima esquentar?

São chamados de afrodisíacos aqueles pratos que têm o poder de fazerem aflorar nossos sentidos, e mudar, de alguma maneira, a química do nosso organismo.
Entre os alimentos que são utilizados com essa finalidade estão o Chocolate, aspargos, alho, mel, champagne, ostras, gengibre e mais uma série de outros.. isso porque eles são estimulantes, aceleram a circulação e aumentam a intensidade das sensações.
E não é de hoje que se utilizam estas técnicas: as civilizações indígenas da Amazônia utilizam o guaraná como "revigorante" há muito tempo.. e diz a lenda que Casanova, um dos maiores conquistadores de todos os tempos, comia cerca de 50 ostras todos os dias, já que elas contém zinco que, segundo consta, aumenta a produção de testosterona.
Em São Paulo já existem restaurantes que utilizam-se de ingredientes afrodisíacos, e prometem jantares calientes entre casais. Quem provou acredita que eles podem ter efeito bombástico, aliados à um ambiente perfumado e visualmente agradável.

Quer tentar? Então veja um roteiro de receitas que podem apimentar seu romance:

Depois de preparar o ambiente com uma trilha sonora adequada e velas aromáricas, começe pelos aperitivos: um amendoim bem torradinho pode reforçar as energias, enquanto um drinque quebra o gelo e desperta os sentidos. Um licor de Amarula é uma boa pedida, e umas torradinhas com patê de siri ao curry dão o toque final.

O prato principal, feito a base de Ostras, pode estar sendo preparado.
Uma segunda opção é o Frango com gengibre.
De sobremesa, pode apostar em morango, chocolate e nozes...

ALGUMAS RECEITAS


Patê de siri ao curry (microndas).


Ingredientes:
1 colher, de sopa, de manteiga ou margarina
2 colheres, de chá, de curry
1 cebola, picada
1 talo de salsão, picado
1/2 pimentão vermelho, picado
225 g de ricota
1 colher, de sopa, de leite
1 colher, de chá, de suco de limão
1 lata de carne de siri cozido (225 g)
2 colheres, de sopa, de salsa picada

Modo de Preparo:
Numa tigela refratária média, coloque a manteiga, o curry, a cebola, o salsão e pimentão.

Cozinhe em potência ALTA (100%) por 2 1/2 minutos, mexendo 2 vezes. Acrescente a ricota.

Cozinhe em potência ALTA (100%) por 1 minuto. Mexa para misturar bem.

Adicione o leite, suco de limão, carne de siri e salsa.

Sirva com legumes crus, cortados em palitos
(cenoura, salsão, pimentão, pepino...)


Amarula

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de brigadeiro pronto
2 latas de conhaque.

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes.
Servir gelado.


Ostras na moranga

Ingredientes:
1 moranga média
24 ostras médias ao bafo sem casca
400g de queijo catupiry
50g de queijo ralado
1 cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 tomate bem picado sem semente
sal a gosto

Molho Especial
6 tomates bem maduro cortados em 4 partes e sem sementes
1 pimentão vermelho picado
1 cebola picada
1 colher (chá) de alho moido
1 colher (sopa) de manteiga
100g de massa de tomate
sal a gosto

Modo de Preparo:
Molho Especial:
Coloque os seis tomates e o pimentão em 500ml de água fervente, cozinhe até que a pele do tomate se solte. Separadamente, derreta a manteiga numa frigideira e acrescente a cebola, em seguida o alho para que seja dourado. Misture com o tomate e o pimentão cozidos, bata no liquidicador, coe com uma peneira e acrescente a massa de tomate.
Tempere com sal a gosto

Montagem do prato:
Cozinhe a moranga numa panela grande e com água suficiente para cobrí-la após a ebulição. Para saber o ponto exato de cozimento, utilize um espeto de churasco para atravessar na moranga sem que ofereça resistência. Depois, coloque a panela com a moranga sob água fria e corrente até que seja resfriada. Corte a parte superior da moranga e leve ao forno (tampa) com diâmetro de 10cm, retire todas as sementes e fibras . Acomode aproximadamente 150g de queijo catupiry no fundo da moranga e leve ao forno microondas por cinco minutos, na potência média (ou forno convencional por 10 minutos ). Reserve. Doure a cebola na manteiga, acrescente o tomate bem picado e em seguida as ostras, refogado-as por 3 minutos aproximadamente . Tempere com sal a gosto. Acrescente 50g de catupiry e mexa até derrête-lo.
Junte o molho especial e coloque tudo dentro da moranga. Cubra com o restante do catupiry e povilhe com queijo ralado. Leve ao forno até dourar. Sirva acompanhado de arroz.

Rendimento:
2 ou 3 pessoas


Frango com gengibre

Ingredientes:
1 peito de frango
sumo de 1 limão
sal e pimenta do reino branca
2 colheres (sopa) de gengibre ralado grosso
3 colheres (sopa) de óleo para fritar

Modo de Preparo:
Separe os filés do peito de frango e regue com o suco de um limão. Após 5 minutos, escorra bem e tempere com sal (o suficiente) e pimenta a gosto (opcional).
Aqueça uma panela antiaderente, coloque o óleo e a seguir os filés para dourar, em chama alta. Quando estiverem ?selados? dos dois lados, coloque um pouquinho de água e tampe a panela para que a carne cozinhe bem com o vapor. Quando recomeçar a fritar, acrescente uma colher de óleo e jogue o gengibre para refogar levemente. Em seguida coloque mais uma pitadinha de água e tampe a panela até frigir novamente. Está pronto!

Sirvo geralmente com arroz branco e legumes cozidos, ou com arroz à jardineira, ou apenas com arroz branco e purê de batatas acompanhado de uma boa salada de alface e tomates (para dar o equilíbrio das cores).
Recomendo não servir com nada muito forte visto ser um prato de sabor delicado.


Sobremesa de morango com nozes

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 lata de leite
1 gema
2 colheres razas de amido de milho

Modo de Preparo:
Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até virar um pudim. Despeje em um refratário e deixe esfriar. Depois de frio o pudim, coloque uma camada de morangos cortados ao meio e por cima dos morangos, nozes picados grosseiramente. Por último, bata as duas claras em neve, nelas, misture delicadamente 1 lata de creme de leite sem soro e 2 colheres de açúcar. Despeje sobre as nozes e leve para gelar.

Morango com chocolate

Ingredientes:
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 colher ( sopa ) de margarina
01 barra de chocolate ao leite ( 200g)
02 caixinhas de morangos

Modo de Preparo:
Lave os morangos, retire os talinhos, mas sem ferí-los. Seque-os e forre o fundo de uma travessa com os morangos inteiros.
Leve ao fogo o leite condensado com a margarina, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Retire e coloque sobre os morangos.
Derreta o chocolate em banho Maria e acrescente o creme de leite. Cubra os morangos. Leve para gelar por 4 horas e se delicie com essa sobremesa dos deuses.


Amendoim com chocolate

Ingredientes:
1/2 kg de amendoim cru
1 xícara(chá) de água
2 xícaras(chá) de açúcar
1 colher(sopa) de fermento em pó
3 colheres de chocolate em pó


Modo de Preparo:
Coloque tudo em uma panela , misture e leve ao fogo. Vá mexendo sempre até que a calda seque e o amendoim fique soltinho com uma camadinha crocante de chocolate em volta.

Sem comentários: