terça-feira, 27 de novembro de 2007

Fique sabendo, porque é difícil largar o vício do cigarro?

Imagine quantas pessoas se propõem, em algum momento, a parar de fumar. Agora, imagine quantas pessoas conseguem alcançar seu objetivo. Parar de fumar não é fácil!

Muitos fatores contribuem para que o objetivo de parar de fumar não seja alcançado por um considerável número de pessoas, veja alguns exemplos:

O nosso cérebro tem receptores para a nicotina e quanto mais nicotina na corrente sanguínea, mais receptores são produzidos, aumentando a necessidade de consumo desta substância.



Quimicamente ficamos dependentes e isto dificulta o parar de fumar. Fumar produz um alívio temporário para os estados de ansiedade, ou seja, ajuda o fumante a “relaxar”.

O cigarro pode funcionar como válvula de escape para as frustrações e pressões do cotidiano.
Fumar ajuda a controlar o peso, porque, muitas vezes, os fumantes substituem refeições por cigarro.
Fumar combina com café, bebidas e companhia de outros fumantes.

Algumas pessoas sentem prazer em fumar e outras se mantêm ocupadas com o cigarro.

Isto torna mais difícil o parar de fumar.

Todos esses fatores, assim como muitos outros, podem contribuir para a continuidade do ato de fumar, mas também sabemos que a ação da mídia e as novas leis de restrição em diversos ambientes contribuíram para uma diminuição do vício.
O ato de fumar é uma forma de controle das ansiedades que vivemos no mundo atual, mas de fato esse controle é só aparente e momentâneo.

O importante é lembrar que todos estes falsos benefícios do cigarro podem ser alcançados de outras maneiras, tais como: prática de esportes, convívio com outras pessoas, tratamento das ansiedades, ou seja, ações em prol do desenvolvimento de aspectos mais voltados à qualidade de vida.

Sem comentários: