quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Panelas de ferro...

Saiba porque cozinhar nelas pode fazer bem a saúde:

Você sabia que a forma, e velocidade que o calor é distribuído dependem do material que constitui a panela? Além disso, algumas ainda trazem benefícios ‘extras’, como é o caso das panelas de ferro.

É, aquelas panelas que muitos já abandonaram, podem ser a solução para muitos problemas de saúde. Isso, porque nessas panelas ocorre a liberação do mineral para a comida, por isso são muito utilizadas para o preparo de alimentos para pessoas com deficiência de ferro.

Para quem não sabe, o ferro é um nutriente indispensável ao homem, os sinais e sintomas da sua deficiência são logo notados: fadiga, cefaléia, palpitações, entre outros. Se esta deficiência não for corrigida rapidamente pode trazer seqüelas duradouras.



Os utensílios culinários de ferro podem ser considerados como uma solução alternativa para a prevenção e tratamento da anemia, segundo os vários estudos publicados sobre migração deste mineral dos utensílios para os alimentos. De acordo com estudos publicados em revistas internacionais de medicina, tanto o teor de água como o tempo de cocção dos alimentos exercem uma influência direta no acréscimo de ferro ao alimento.

Mas saiba que a panela pode ser nova ou velha que vai liberar a mesma quantidade de ferro. São pelo menos 3,5mg de ferro, por dia, que migram para a comida. Uma quantia considerável ao se levar em conta que o grupo feminino em idade fértil necessita de 18mg diários do mineral.



Alguns vêem outra vantagem na panela de ferro: além de não se deformar com o calor, ela conserva melhor a temperatura dos alimentos e representa uma boa economia de gás.

Referência bibliográfica:
Revista de Nutrição Food utensilies and nutritional aplications
Livro 400g Técnicas de Cozinha

Sem comentários: