terça-feira, 27 de novembro de 2007

Chás

Quente ou gelado, chá de hortelã traz inúmeros benefícios.

Esteja na Inglaterra às cinco da tarde, ou na casa da vovó às dez da noite, toda hora é hora de tomar um chá. Os sabores variam de acordo com a personalidade e necessidade de cada um, mas um dos maiores clássicos, que está sempre em alta, independente de qualquer fator, é o chazinho de hortelã.

Ele exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, traz propriedades antisépticas, ligeiramente anestésicas e expectorantes; além de ser um calmante poderoso, bom para cólicas e resfriados e combater cólicas e gases. Além disso com sabor intenso e refrescante, o chá de hortelã pode ser servido quente ou gelado. É composto por vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Sua origem está na lenda da ninfa Menta, que amava o Deus Plutão. Este amor despertou o ciúme de Perséfone, que também amava Plutão. Cega de ciúme e traída, Perséfone transformou Menta na planta hortelã. Deste então a hortelã ganhou adeptos em todas as partes do mundo.

Existem também algumas curiosidades místicas em torno da erva. Ela é citada como a erva da amizade, do amor e da hospitalidade. Seu perfume favoreceria a compreensão, decisão, ordem integridade e consciência ecológica.

Sem comentários: