quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Estresse

Como ele pode desencadear doenças no organismo.

Estresse é um doença que nasce no cérebro e pode destruir o corpo inteiro. Tudo depende da maneira que a gente vê o mundo, como a gente leva a vida. Pensar demais, se preocupar demais, tudo isso gera estresse
Segundo o Centro Psicológico de Controle do Estresse, um terço dos moradores do Estado de São Paulo sofrem de estresse.

Estresse é a perda da capacidade do organismo de readquirir o equilíbrio. Cortisol é um hormônio que alimenta as células e nos deixa mais atentos. O problema é quando ele fica muito tempo na corrente sangüínea. Ele ataca os glóbulos brancos, que são as defesas naturais do nosso corpo. Resultado: começam a aparecer as doenças.

Um dos grandes fatores geradores de estresse é a prórpia mente. Quem cultiva pensamentos positivos, é muito menos estressado e tem uma contagem muito maior de glóbulos brancos. Uma pessoa que tem uma baixo-estima, pensamentos recorrentes, ela acaba tendo manifestações de doenças muito mais constantes.

Medicina Chinesa
O Doutor Jou Eel Jia esteve no programa e é um mestre no tratamento contra o estresse. Ele pratica a medicina chinesa através de ervas e acupuntura.

Na consulta, ele analisa o pulso do paciente, o comportamento, a postura, a cor da pele.

Ele acredita que a mente fabrica grande parte das nossas doenças. As pessoas se preocupam demais, consomem demais, criam muitas expectativas. O que seriam apenas situações de estresse normais acabam virando um estresse exagerado. Isso leva à exaustão e à doença.

Muitas vezes não adianta cuidar apenas dos sintomas, precisa buscar uma maneira de alterar o que está causando àquela doença. Por exemplo, o motivo de uma gastrite pode ser uma amargura que a pessoa não consegue colocar para fora.

Ele disse que as pessoas devem aquietar a mente, nutrir pensamentos positivos, buscar soluções para os problemas possíveis de resolver e não sofrer pelos que não tiverem solução. A serenidade está dentro de cada um.

Dicas para mandar estresse embora:
- Relaxe. Páre alguns minutos por dia e faça meditação.
- Pratique a atividade física que você gosta.
- Faça acupuntura, ela equilibra os canais de energia do corpo.
- Tenha pensamentos positivos.
- Quando tiver um problema, procure a solução. Se não tiver solução, não adianta sofrer.
- Procure o equilíbrio interior, só depende de você.
- Aquiete a sua mente, discipline a sua vida.

Sem comentários: