quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Transtorno bipolar

Mudanças extremas no estado de ânimo e comportamento são sintomas frequentes

No Transtorno Bipolar, antigamente chamado de psicose maníaco-depressiva, a pessoa experimenta mudanças extremas no estado de ânimo, nas cognições e no comportamento. Este transtorno caracteriza-se por episódios de depressão e mania, recorrentes e incapacitantes.

É a intensidade e severidade dos sintomas presentes no transtorno que o diferencia das tão comuns “mudanças de humor” pelas quais passamos quase todos os dias.

Alguns sintomas comuns na fase de depressão são:
- diminuição acentuada do interesse ou do prazer
- alterações de peso e apetite
- insônia ou hipersônia (sono execessivo)
- sentir-se sem valor ou culpa excessiva

Alguns sintomas comuns na fase maníaca são:
- sensação de bem-estar e energia
- envolvimento excessivo em atividades que implicam risco
- diminuição da necessidade de dormir
- auto-estima ou grandiosidade excessivas
O diagnóstico de transtorno bipolar é feito por especialistas (psiquiatras) e no tratamento são usados estabilizadores de humor, antidepressivos e neurolépticos. Além do tratamento com medicamentos, recomenda-se que o indivíduo seja atendido em psicoterapia, pois pesquisas indicam que a associação dos métodos é mais eficaz no seu controle.

Geralmente, o transtorno bipolar dura a vida toda e traz grandes prejuízos para os vínculos familiares e para a estabilidade econômica dos indivíduos. Uma vez que não existem meios para evitar que o transtorno se desenvolva, quanto antes ele for identificado, maiores são as chances de minimizar estes prejuízos.

Poder contar com o apoio das pessoas ao redor é muito importante para o indivíduo. Embora o transtorno tenha aspectos comuns em todos os casos, cada pessoa experencia a doença de maneira diferente, por isso, pacientes e familiares, juntos, devem se informar sobre o transtorno, seu tratamento e identificar as dificuldades associadas à doença e unir esforços para controlá-la.

Sem comentários: