segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Desenvolvendo a auto-estima

Auto-estima significa gostar de si mesmo sem restrições. Conhecer as próprias qualidades e defeitos, acreditar e confiar em si e achar-se merecedor das coisas boas.

Gosto da definição do autor Nathaniel Brander: “Auto-estima é a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor da felicidade”. Ele acrescenta ainda que a auto-estima é o cerne do julgamento que fazemos sobre nós mesmos. Nenhum outro juízo é mais importante do que a auto avaliação.
As dimensões de sentir-se competente, ter auto-suficiência e sentir-se merecedor ou ter auto-respeito estão muito relacionados com a auto-estima.

Ser competente é a confiança na nossa capacidade de pensar, nos processos pelos quais refletimos, escolhemos e decidimos.

A auto-estima depende da vontade sincera de querer se amar.
Auto-respeito e ser merecedor são ter certeza de nossos valores, uma atitude afirmativa diante de nosso direito de viver e ser feliz. É ter o sentimento de que a alegria é um direito natural por termos sido criados e existirmos no mundo.

A auto-estima é um processo do qual sentimentos e atitudes fazem parte e começa a ser construída no primeiro instante do ser, e vai desenvolvendo-se no decorrer da vida. É um processo ativo e contínuo que se atualiza dia após dia, por intermédio de nossas experiências. Quem a tem pensa em si como elemento útil à comunidade e não como o centro dela, e vê os obstáculos da vida como possibilidades de desenvolvimento e maturidade.

A boa auto-estima é um elo de paz, harmonia e união, primeiro consigo mesmo e depois em sua comunidade, nos seus relacionamentos. Realiza tudo com amor, bondade e prazer. Promove o seu auto crescimento e dos outros.

Bem desenvolvida constitui-se no sistema imunológico da consciência, ou seja, previne-a de problemas psicológicos.

É flutuante e não permanente. Têm altos e baixos. Mas a pessoa com boa auto-estima quando experimenta rápidos momentos de baixa estima os encara com humor e consciência.

A auto-estima depende da vontade sincera de querer se amar. Da vontade de dizer “não” para agir de acordo com o que está sentindo. Permitir que seja feita a sua vontade e não a dos outros só para agradá-los.

Amar o próximo é bom, mas a si mesmo é melhor.

O adulto consciente pode identificar as fontes de influência na sua auto-estima e ressignificá-las ou deletá-las. Isso requer constante observação dos pensamentos e atitudes do dia-a-dia e reconhecer o que está errado para corrigir. Tudo em que acreditamos torna-se verdade para nós.

A obesidade abate a auto-estima, mas quem a tem pode ter um corpo magro bonito e saudável e jamais ficar obeso.

Sem comentários: