segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Autismo

O autismo é uma desordem global do desenvolvimento neurológico.

Índice

1 Histórico
2 Características do autismo
3 Tratamentos do Autismo
4 Ver também
5 Ligações externas


Histórico
Foi descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo Kanner, trabalhando no Johns Hopkins Hospital, em seu artigo Autistic disturbance of affective contact, na revista "Nervous Child", vol. 2, p. 217-250. No mesmo ano, o também austríaco Hans Asperger descreveu, em sua tese de doutorado, a psicopatia autista da infância. Embora ambos fossem austríacos, devido à II Guerra Mundial, não se conheciam.

A palavra "autismo" foi cunhada por Eugene Bleuler, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia, que definiu como sendo uma "fuga da realidade". Kanner e Asperger usaram a palavra para dar nome aos sintomas que observavam em seus pacientes.

O trabalho de Asperger só veio a se tornar conhecido nos anos 1970, quando a médica inglesa Lorna Wing traduziu seu trabalho para o inglês. Foi a partir daí que um tipo de autismo de alto desempenho passou a ser denominado síndrome de Asperger.

Nos anos 1950 e 1960, o psicólogo Bruno Bettelheim afirmou que a causa do autismo seria a indiferença da mãe, que denominou de "mãe-geladeira'". Nos anos 1970 essa teoria foi posta por terra e passou-se a pesquisar as causas do autismo. Hoje, acredita-se que o autismo esteja ligado a causas genéticas associadas a causas ambientais. Dentre possíveis causas ambientais, a contaminação por mercúrio tem sido apontada por militantes da causa do autismo como forte candidata, assim como problemas na gestação.

Apesar do grande número de pesquisas e investigações clínicas realizadas em diferentes áreas e abordagens de trabalho, não se pode dizer que o autismo é um transtorno claramente definido. Há correntes teóricas que apontam as alterações comportamentais nos primeiros anos de vida como relevantes para definir o transtorno. Entretanto, grupos de especialistas, principalmente os que trabalham com uma abordagem psicanalítica, discordam desta concepção, por considerar impossível definir-se o que uma criança será para o resto de sua vida, a partir de dificuldades apresentadas no desenvolvimento psicoafetivo nos primeiros anos de vida de um indivíduo. Isto, entretanto, não desconsidera o fato de que, há de se cuidar destas crianças o quanto antes, inserindo-as num tratamento que leve em consideração sua subjetividade, seus afetos e sentimentos, e não apenas o aspecto comportamental. Uma equipe, pioneira no trabalho com estas crianças 'ditas autistas' no cenário nacional, o CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem) - Recife/PE/Brasil, interroga acerca do diagnóstico e sua repercussão na vida destas crianças e seus familiares. Têm uma experiência clínica vasta, com mais de 1.000 crianças já tendo passado por tratamento nesta instituição, muitas delas tendo seu quadro de transtorno completamente revertido e outras tantas, puderam construir futuros mais agradáveis para suas vidas. Donald Winnicott , importante pediatra e psicanalista inglês, contribui com suas formulações a partir da prática clínica, para interrogar se o autismo de fato existe enquanto quadro nosográfico.

Por outro lado, quanto a isso, é preciso considerar a psicanálise e as teorias de Freud no contexto científico moderno.

Características do autismo
Dificuldade na interação social:
Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
Dificuldade em fazer amigos;
Apresenta dificuldade em compartilhar suas emoções;
Dificuldade em demonstrar reciprocidade social ou emocional.
Prejuízos na comunicação:
Atraso ou falta de linguagem verbal;
Para aqueles onde a fala é presente, verifica-se uma grande dificuldade em iniciar ou manter uma conversa;
Uso estereotipado e repetitivo da linguagem;
Falta ou dificuldade em brincadeiras de "faz de conta".
Há alguns anos, as alterações de linguagem apresentadas por autistas foram consideradas apenas uma característica do transtorno, porém, atualmente as questões de linguagem são consideradas como um dos principais problemas do Autismo.

Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados;
assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse);
maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho, por exemplo).

Tratamentos do Autismo
Até o momento, os pesquisadores ainda não identificaram claramente os fatores causais do autismo. No entanto, terapeutas e pais de pessoas com autismo têm experimentado diversas formas de ajudar as pessoas com autismo. Muitas abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas – cada uma com diferentes filosofias e metodologias. Uma destas metodologias é o Programa Son-Rise.

O que é o Programa Son-Rise®? O Programa Son-Rise é uma abordagem de tratamento para o autismo centrada na criança, lúdica e de valorização do relacionamento humano. Foi desenvolvido no início da década de 1970 por um casal de pais que buscava se aproximar do filho diagnosticado com autismo de grau severo. Através do amor, dedicação e sincera apreciação por este filho, eles criaram uma nova compreensão do autismo e um poderoso método para inspirar cada criança com autismo a aprender e crescer. O filho Raun recuperou-se totalmente do autismo e hoje é o CEO do The Autism Treatment Center of America™, localizado em Massachusetts, nos EUA.

O Programa Son-Rise é centrado na criança. Isto significa que o tratamento parte do desenvolvimento inicial de uma profunda compreensão e apreciação da criança, de como ela se comporta, interage e se comunica, assim como de seus interesses. O Programa Son-Rise descreve isto como o “ir até o mundo da criança”, uma filosofia drasticamente diferente da maioria das outras abordagens. Muitas outras abordagens partem da premissa de que “há algo de errado com esta criança”, e têm como objetivo “consertar esta criança”. De outra forma, o Programa Son-Rise trabalha com a premissa de que “esta criança é maravilhosa e única”, e se pergunta “como eu posso compreender e me relacionar melhor com esta criança?” Por reconhecer que o autismo envolve um desafio na área da interatividade social, o Program Son-Rise investe na criação de significativas e inspiradoras interações com crianças e adultos com autismo. O desenvolvimento das habilidades de relacionamento social é essencial para a transformação dos comportamentos e dos padrões de aprendizado de crianças (ou adultos) com autismo. Devido ao diferente desenvolvimento cerebral, as pessoas com autismo apresentam desde cedo dificuldades para interagir com outras pessoas. Elas evitam então as interações sociais, deixando de se beneficiar do aprendizado que crianças neurotípicas adquirem através da interação com outras pessoas (por exemplo, habilidades de linguagem e de conversação, o brincar, a imaginação, a criatividade, as sutilezas do relacionamento humano). É por este motivo que o Programa Son-Rise investe na criação de um estilo de interação (e um ambiente físico e social especiais) que facilita com que as crianças com autismo sintam-se motivadas para interagir socialmente.

O Programa Son-Rise é lúdico. Isto significa que dá-se ênfase à criação de divertidas e motivadoras atividades nas quais a criança esteja empolgada para participar. A ênfase está na diversão. Ao seguir os interesses da criança e compreender os princípios básicos do brincar, torna-se fácil a criação de atividades motivadoras e inspiradoras para esta criança. O mesmo aplica-se para o trabalho com um adulto. As atividades são adaptadas para serem motivadoras e apropriadas ao estágio de desenvolvimento específico do indivíduo, qualquer que seja sua idade. Uma vez que a criança esteja motivada para interagir com um adulto, este adulto facilitador poderá então criar interações que ajudarão a criança a aprender todas as habilidades do desenvolvimento que ela pode não ter tido a oportunidade de aprender (ex: contato visual “olho no olho”, fala, conversação, brincadeira criativa, etc.). O Programa Son-Rise instrui os pais na criação destas efetivas interações com suas crianças de forma que eles não precisem depender da assistência de profissionais para ajudarem sua criança, podendo ajudar a criança durante todas as interações diárias com ela.

Crença fundamental dentro do Programa Son-Rise é a da plasticidade do cérebro. Ou seja, que o cérebro é capaz de se modificar em termos de estrutura e funcionalidade em resposta às mudanças do ambiente e aos estímulos sensoriais. Quando o Programa Son-Rise teve início na década de 70, a plasticidade cerebral não era reconhecida pela maioria dos médicos e neurocientistas. A crença generalizada daquele período era a de que o cérebro de uma criança tinha plasticidade apenas nos primeiros anos de vida, e que após 3 ou 4 anos de idade o crescimento neurológico era interrompido e o cérebro tornava-se uma estrutura rígida. Durante os últimos 10 anos, uma grande quantidade de pesquisas têm descartado a idéia da rigidez cerebral e apontado para a presença da plasticidade cerebral durante toda a vida do indivíduo. Por exemplo, utilizando moderna tecnologia de imagens cerebrais, pesquisadores do Semel Institute of Neuroscience and Human Behavior da universidade americana UCLA, em conjunto com pesquisadores da Mount Sinai School of Medicine, recentemente publicaram um estudo no General Arquives of Psychiatry. Eles ensinaram crianças dentro do Espectro do Autismo a prestar maior atenção a alguns estímulos sociais (como a expressão facial e de voz) e constataram que as regiões cerebrais que haviam previamente apresentado baixa atividade em resposta àqueles estímulos, passaram a apresentar níveis normais de atividade após o treinamento. Isto significa que os cérebros destas crianças transformaram-se em resposta à mudança dos estímulos do ambiente (veja um vídeo demonstrando como crianças se transformaram ao utilizarem o Programa Son-Rise). Para maiores informações relativas ao Programa Son-Rise, por favor visite o site traduzido para o português da Inspired by Autism : Inspirados pelo Autismo

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