sábado, 24 de novembro de 2007

TPM

Afinal, porque nessa época aumenta a vontade de comer chocolate?

Estatísticas apontam que ela atinge aproximadamente 75% das mulheres e os sintomas variam de pessoa para pessoa. Afinal, porque as mulheres sofrem tanto neste período?

Enquanto algumas ficam simplesmente de "cara amarrada", outras se queixam de dores em todas as partes do corpo, mas a maioria sente uma leve depressão, acompanhada de uma vontade louca de comer chocolate. Isso é normal?

De acordo com a Dra Gisele Augusta Dalpino, nutricionista especializada em nutrição funcional, nesta fase os alimentos devem ser escolhidos a dedo: "Na TPM ocorrem deficiências nutricionais, geralmente de complexo B e magnésio". De acordo com Gisele, o stress que ocorre durante este período pré menstrual aumenta a demanda de glicose para o cérebro, e isso explica a compulsão por doces que atinge as mulheres neste período.
"Além disso, o chocolate é fonte de magnésio e por isso as pessoas sentem vontade deste alimento nesta situação".

Mas é possível substituir a boa e velha barra de chocolates por alimentos mais saudáveis: cereais integrais, tofu, castanha de caju, castanha do Pará, aveia em flocos, semente de girassol, hortaliças verdes, carnes e leite podem ser ingeridos sem culpa.
A banana com aveia também é indicada para diminuir a vontade de comer doces.

Alguns alimentos também devem ser evitados: entre eles estão os carboidratos simples, pães, bolachas, doces em geral e açúcar.

Uma curiosidade é que cada mulher tem um tipo de sintoma nessa fase pré menstrual Existem 4 tipos de TPM, embora algumas pessoas possam apresentar mais de um tipo.

Tipo A: a mulher apresenta ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. Ela se dá pelo aumento de estrogênio e diminuição de progesterona.

Tipo C: aumenta o apetite por doces, fadiga, cefaléia e palpitações. Pode gerar hipoglicemia. Aumento de resistência a insulina e pode gerar hipoglicemia.

Tipo D: depressão choros insônia e confusão. Diminui o estrogênio e aumenta a progesterona.

Tipo H: retenção de líquidos, aumento de peso, distensão abdominal, dor na mama e inchaço. Aumenta a aldosterona e diminui dopamina.

Sem comentários: