segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Grãos integrais - Como incluir na alimentação diária?

Atualmente as pessoas estão se preocupando mais com sua saúde, optando por consumir alimentos mais saudáveis

Os alimentos ricos em fibras pertencem a um dos grupos alimentares que está sendo muito destacado entre os pesquisadores como alimentos fundamentais para o organismo. Os grãos integrais além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, possuem propriedades funcionais que ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas as doenças coronarianas. A American Heart Association (AHA) recomenda o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, confirmando a importância das fibras alimentares, antioxidantes e outras substâncias presentes nesses alimentos que atuam na prevenção e controle das doenças cardiovasculares.

É claro que aliado ao consumo desses alimentos, é fundamental a manutenção de um peso adequado, prática de atividade física regular e consumo moderado de gordura, evitando assim a ingestão excessiva também de calorias.

As fibras presentes nos grãos integrais são principalmente fibras insolúveis, que atuam aumentando o bolo fecal e regulando o trânsito intestinal. Estudos sugerem que com o consumo de fibras, o tempo de presença de bactérias patogênicas no cólon é menor, diminuindo assim o risco de câncer intestinal.

“Há inúmeras maneiras deliciosas de iniciar o
consumo desses alimentos”
Aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim, estão entre os mais conhecidos e mais encontrados grãos integrais. Mas se estes grãos fazem tão bem para a saúde, por que não incluir em nossa alimentação?


Conheça agora mesmo um pouco mais sobre cada grão e saiba por qual optar em cada preparação:

Aveia

Quantidade Calorias Benefícios Aplicação
1 colher de sopa (12g) 46 kcal Possui uma substância chamada beta-glucana, que contribui para diminuição do colesterol sanguíneo. Bolos, biscoitos, cookies, vitaminas, papa de frutas, mingau, doces.

Farelo de Trigo

Quantidade Calorias Benefícios Aplicação
1 colher de sopa (8g) 17 kcal Aumenta o bolo fecal, evitando a constipação intestinal. Iogurte, vitamina, milk shake, frapês, salada de frutas.

Semente de linhaça

Quantidade Calorias Benefícios Aplicação
1 colher de sopa (10g) 48 kcal Possui ácidos graxos e ômega 3, prevenindo doenças do coração. Iogurte, papa de frutas, bolos, pães, biscoitos.

Germe de trigo

Quantidade Calorias Benefícios Aplicação
1 colher de sopa (10g) 37 kcal Tem alto valor nutricional, pois fornece muitas vitaminas. Iogurte, vitaminas, bolos, pães e papa de frutas.

Gergelim

Quantidade Calorias Benefícios Aplicação
1 colher de sopa (12g) 69 kcal Rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Pães, bolos, biscoitos, doces árabes, patês.

Há inúmeras maneiras deliciosas de iniciar o consumo desses alimentos. Acrescente-os já no seu dia-a-dia e tenha uma boa saúde

Sem comentários: