terça-feira, 6 de novembro de 2007

Fazer várias refeições durante o dia é bom para sua saúde?

Fracionar as refeições, ou seja,
fazer de cinco a seis refeições durante o dia com uma quantidade menor de alimentos é um hábito muito saudável e colabora com o emagrecimento



Ao contrário do que muita gente pensa comer a cada três ou quatro horas ou fazer de cinco a seis refeições ao dia com uma quantidade pequena de alimentos dá mais saciedade e estimula o metabolismo, o condicionando a trabalhar de forma contínua e adequada. Por isso, este hábito alimentar favorece o emagrecimento. É claro que deve haver também um controle dos alimentos ingeridos, dando preferência aos alimentos light, frutas, hortaliças e restringindo o excesso de gordura e guloseimas.


“Fracionar as refeições ajuda
– e muito –
o emagrecimento”
É importante também sempre estabelecer as refeições que serão
feitas e os horários para cada refeição, evitando assim o hábito de estar
sempre “beliscando” algum alimento.
O recomendado é que sejam feitas as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.


O contrário, se alimentar somente três vezes durante o dia, faz com que o organismo tenha uma digestão mais acentuada, ainda mais se as refeições apresentarem grande quantidade de gordura. Isso porque uma refeição mais pesada requer um esforço maior do organismo e um maior fluxo sangüíneo para o processo de digestão, sobrecarregando o coração.
E, também, segundo pesquisas, os níveis de colesterol sangüíneo se tornam menores em pessoas que fazem várias refeições ao dia comparado com pessoas que possuem o hábito de fazer apenas poucas refeições.

O menor número de refeições pode favorecer ainda o aparecimento de doenças, como refluxo gastroesofágico e gastrite devido ao longo período sem a ingestão de alimentos. Isso leva o estômago a secretar as substâncias ácidas para a digestão e não encontrando o alimento, ocorre lesão na parede do estômago, causando as gastrites e úlceras.

Para quem já possui refluxo gastroesofágico, o esfíncter que separa o estômago do esôfago não trabalha de maneira correta e, com a ingestão de uma quantidade grande de alimentos, há uma tendência do alimento retornar ao esôfago e provocar irritação na mucosa. Se você possui sintomas como queimação, acidez e dor, além de procurar um médico, é importante mudar o hábito alimentar e fracionar as refeições.

Para pessoas que possuem diabetes, a alimentação ideal também compreende várias refeições ao dia. Uma alimentação adequada e medicamentos haverá um melhor perfil glicêmico.

Sem comentários: