sexta-feira, 6 de junho de 2008

Alho


Mitos e verdades sobre um dos mais versáteis sabores da culinária

Utilizado desde a antiguidade como alimento e medicamento, além de dar sabor aos alimentos, o alho traz benefícios a saúde.

Responsável por prevenir doenças coronárias, infartos, reduzir a coagulação do sangue, pressão sanguínea e combater infecções bacterianas, o alho possui excelente valor nutricional. Nele estão presentes vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.

As experiências comprovam que a alicina é um poderosíssimo antimicrobiano e funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe.

Versátil e indispensável na cozinha, ele é eficaz não só na prevenção de doenças. de acordo com os místicos, ele é eficaz contra o mal olhado e, segundo algumas fábulas, contra vampiros!

Embora seja tão poderoso e requisitado, ele é famoso por deixar o hálito com um aroma peculiar, que não agrada a muitos. Para espantar esse odor, os franceses costumam mastigar raminhos de salsa após ingerir o alho

No entanto, especialistas britânicos alertam: "Para diminuir o risco de desenvolver uma doença cardíaca, o melhor é uma dieta rica em frutas e vegetais e com pouca gordura, especialmente a gordura saturada, e ser fisicamente ativo", disse Judy O’Sullivan, da Fundação Britânica do Coração.

Curiosidades:

O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.

Sem comentários: