quarta-feira, 11 de junho de 2008

Suplementos nutricionais

Suplementos nutricionais: usar ou não?

Os suplementos surgiram para atender as necessidades nutricionais de pessoas que por algum motivo, não conseguiam atingir a recomendação de nutrientes por meio da alimentação.

Em algumas fases da vida, como, por exemplo, durante a gravidez e a amamentação, ocorre aumento da necessidade de alguns nutrientes, condição também observada em pessoas idosas e atletas.

Pessoas que por opção (como vegetarianos) ou por dificuldade na seleção dos alimentos, podem necessitar de atenção especial para atender as recomendações nutricionais diárias.

Em algumas situações pode haver a necessidade de suplementação nutricional para tratar ou prevenir deficiências de nutrientes, porém na maioria das vezes observa-se que as pessoas que tomam suplementos nutricionais são aquelas que possuem uma dieta adequada, ou seja, pela variedade de alimentos que consomem não haveria a necessidade de suplementação nutricional.

Os suplementos nutricionais não devem ser usados como substituto de uma dieta saudável!



Consumir uma variedade de alimentos é a melhor saída para se obter nutrientes. Nos alimentos há diversos nutrientes que interagem e não sobrecarregam órgãos, diferente do uso de suplementos isolados de nutrientes, que em alguns casos podem causar desequilíbrio e toxicidade ao organismo.

· altas doses de Vitamina E (conhecida pelo seu poder anti-envelhecimento) pode interferir na ação da vitamina K e aumentar o efeito de drogas anti-coagulantes, o que pode causar hemorragia,

·altas doses de cálcio inibem a absorção de ferro e, possivelmente, outros elementos traços (minerais), podendo levar a anemia,

· altas doses de Betacaroteno (usado para melhorar a visão, a memória e a pele) pode aumentar em 7% o risco de morte prematura (informação recentemente publicada na Revista Veja).


Veja agora a necessidade de alguns nutrientes e como atingi-las por meio da alimentação:

Uma mulher entre 19 e 30 anos precisa consumir:

·75 mg de vitamina C por dia, para atingir esta quantidade você precisar consumir:
o ¼ de goiaba, ou
o 1 laranja pequena, ou
o 1 fatia de abacaxi.

· 15 mg de vitamina E por dia, para atingir esta quantidade você precisar consumir:

o 4 avelãs, ou
o 1 colher de sobremesa de óleo de gérmen de trigo, ou
o 1 colher de sopa de óleo de milho ou soja

Para aquelas pessoas que optam por suplementos, recomenda-se que utilizem suplementos com baixos níveis de nutrientes os quais não devem ultrapassem as RDA (Doses Diárias Recomendadas), visto que tais pessoas também recebem nutrientes provenientes dos alimentos.

Profª Drª Claudia Soar
Nutricionista – CRN 3ª. Região 17006
Doutora em Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública/USP
Professora e Coordenadora do Curso de Nutrição Universidade Anhembi Morumbi

Sem comentários: