quarta-feira, 4 de junho de 2008

Saiba um pouco mais sobre ácido úrico



O ácido úrico é um componente normal do organismo, um produto
do metabolismo das purinas (proteinas), que depois de utilizadas são degradadas e transformadas em ácido úrico, sendo que uma parte permanece no sangue e outra é eliminada pela urina


O limite de ácido úrico no organismo humano é de 7mg/dl para homens e 6mg/dl para mulheres. Quando há um aumento desses números normalmente é porque há aumento na produção do ácido úrico ou então diminuição da sua liberação na urina.

Hiperuricemia

Através do exame de sangue você pode detectar se os níveis de ácido úrico estão dentro do limite citado acima. Caso esteja acima do recomendado, temos o caso de hiperuricemia. Este é o distúrbio metabólico das purinas, onde ocorre o excesso de ácido úrico no



sangue. Esse excesso é depositado em vários lugares do corpo, principalmente nas articulações, podendo gerar um processo inflamatório e de inchaço nas juntas.

Gota

Ter os níveis elevados de ácido úrico no sangue não significa que o paciente tenha o diagnóstico de gota, é preciso uma avaliação de um médico para detectar se o paciente realmente tem a doença, que tem caráter genético e hereditário, causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações.

“Quando os níveis de purinas estão elevados, recomenda-se diminuir a ingestão de alimentos ricos nesta substância”

Os sintomas são dores fortes nas articulações, com processo inflamatório, inchaço, etc. Ocorre situações em que a pessoa não tolera nem o lençol sobre o local.

Outras complicações podem ocorrer pelo aumento de ácido úrico no sangue, como formação de cálculos renais e insuficiência renal.

Alimentação

Quando os níveis de purinas estão elevados, recomenda-se diminuir a ingestão de alimentos ricos nesta substância a fim de evitar estresse metabólico e auxiliar no processo de tratamento.

Alimentos que devem ser evitados:

Caldo de carne em cubos (industrializado)
Miúdos (coração, rim, fígado)
Frutos do mar
Crustáceos
Carne vermelha
Lentilha e feijão
Carne de porco
Embutidos
Enlatados
Alimentos que provocam fermentação, como brocólis, repolho, couve-flor, etc.

Bebida alcoólica:

A bebida alcoólica pode favorecer a crise da gota. O consumo excessivo pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins.

Sem comentários: