segunda-feira, 2 de junho de 2008

Menopausa

Fase pede atividades físicas para amenizar os sintomas

Alterações de humor, ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade... se você apresenta estes sintomas e tem por volta de 50 anos, prepare-se: você pode estar entrando na menopausa.

Mas ninguém precisa se assustar com isso: existem várias maneiras de amenizar estes sintomas: a prática de atividades físicas, por exemplo, é uma delas. "Cultivar hábitos saudáveis como a atividade física (caminhada, hidroginástica.) são fundamentais para melhorar a qualidade de vida, manter a estética e reduzir o risco cardiovascular", afirma a Dra Rita Janicas, da Universidade Anhembi Morumbi. Isso porque no inicío da menopausa existe um aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio. O estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando a formação de trombos que obstruem os vasos e mantendo os níveis do bom colesterol.

A lista de benefícios que a atividade física traz com esta nova etapa da vida, é extensa e bem atraente: além da sensação de bem-estar, é evidente a melhora do humor e disposição. Sem contar no combate à ansiedade e ao stress, já que aumenta a oxigenação dos tecidos corporais, e proporciona um aumento da flexibilidade muscular e ganho de força.

De acordo com estudiosos da Unicamp, a atividade mais indicada para mulheres que atravessam essa transformação hormonal, tanto no início do ciclo quanto ao final, são os exercícios resistidos, ou seja, a musculação.
Para quem não sabe, a musculação auxilia o fortalecimento muscular e ósseo, evitando possíveis fraturas decorrentes da fragilidade em que se encontra o tecido após a menopausa.

Portanto, procure já uma academia que tenha um programa especializado e voltado para mulheres. O seu corpo agradece.

Sem comentários: