terça-feira, 3 de junho de 2008

Pés


O inverno está chegando e começam a sair dos armários as roupas que oferecem mais proteção, além daqueles calçados fechados que estavam esquecidos desde o inverno passado.

Os pés que já haviam se acostumado às sandálias, ao “glamour” do verão, das piscinas e praias, agora devem passar por uma adaptação para ficarem literalmente “hibernando” dentro de calçados e meias.

Nem sempre o velho sapato do ano anterior será usado, pois é hora de dar uma cara nova a um tempo novo que se aproxima, além da questão da moda que é muito volátil.

Os sapatos mudam, as meias mudam, as roupas mudam, mas e os pés? Eles também mudam, pois o tempo vai trazendo suas marcas e vai imprimindo-as à pele e às estruturas internas.

Os consultórios de Podologia nessa época do ano recebem uma demanda um pouco diferente daquela que procura os serviços do podólogo no verão.

Agora são os calos que começam a incomodar, pois os calçados e as meias comprimem os pés e as protuberâncias ósseas, além das alterações pré-existentes e isso tudo resulta em: calos, calosidades, unhas encravadas, micoses de unha e hematomas sub-ungueais.

Esse é o momento de procurar o podólogo.
Consultas mensais em consultórios de Podologia, para orientação, prevenção e tratamento dessas afecções dos pés são fundamentais para o bem estar das pessoas que, sem esses cuidados, sofreriam com os seus pés.

Resumindo:
1.Na hora de comprar os calçados para o inverno pense no conforto e no bem estar dos seus pés;
2.O uso de meias é muito importante, mas dê preferência para as meias de algodão;
3.Meias de lã podem ser usadas, mas não faça disso um costume diário;
4.Procure um podólogo sempre que necessário, porém recomendamos consultas mensais com um profissional graduado em Podologia, pois ele tem os conhecimentos científicos para entender e cuidar dos seus pés, dentro de um contexto integral, pois costumamos dizer que os pés não chegam sozinhos, porque eles vêm acompanhados do corpo e da mente. É preciso, então, um profissional qualificado e com uma postura ética do mais alto nível.
5.Então, com essas recomendações, seja feliz com os seus pés, também nesse inverno.

Sem comentários: